• act340 comite facilitacao fospa amapa notas da reuniao 16 de junho macapa

last modified June 22, 2017 by facilitfsm


 Atividade/Roda de Conversa com Coletivo/Fospa/Amapá

Data 16 de junho de 2017  ------local centro diocesano de Macapá.

Obijetivos:

1- Refletir acerca do chamado da floresta-VIII fórum social pan-amazonico-/peru/2017;

2 - Construir um plano organizativo do fospa/ap, para triênio 2017-2019, assim como olhar para o processo político e pedagógico do fospa/Amapá, seus acúmulos, limites, desafios, bem como reavaliar seu planejamento de atividades e pensar o fórum social mundial - resistir é criar, resistir é transformar a partir da realidade local e o contexto nacional/mundial e seus desafios para o campo das lutas populares e sociais.

 

- Cleide dias, relata que esteve na mesa tematica Educação comunitária e participou também no espaço temático dos grandes projetos, queria poder ter participado de outros, mas o tempo era curto,

- Herminia, o fórum foi muito importante na minha vida e sei o quanto e grande a luta do povo da Amazônia, temos um grande desafio pela frente, precisamos nos unir mais e mais...

- Valdecir – muito gratificante a experiência no fospa/2017. Ficaram bem claras as problemáticas dos países da pan-amazonia e a carta de Tarapoto traz no seu bojo toda essa reivindicação. A discussão é muito ampla daí a necessidade de permanecermos unidos neste debate, fortalecendo os comitês locais incluindo mais atores para o fortalecimento desta luta.

-João- eu não participei dos espaços temáticos, pois estava coordenando a radio nave e minha participação enquanto comunicador da Amazônia  e técnico da radio, foi de dar visibilidade as questões do extremo norte da Amazônia, onde visualizamos que não se pensava uma Amazônia negra e que através do programa malungo conseguimos articular com os amapaenses que la estavam e foi possível da voz e vez pela ondas do radio nossa cultura, nossa arte através de nossas musicas, dança, pudemos alcançar muitas pessoas com o que temos de nossa negritude na Amazônia.


  • 17h- contribuições p/ plano organizativo do fospa/ap:

wanderlei - avaliar os processos políticos e todo acumulo vivenciado em Tarapoto e outros grandes eventos implica em pensar em espaços para abordar/sintetizar um olhar amazonico, mas também construir momentos e espaços para a partir do plano trienal termos um planejamento estadual, com foco nos aprendizados, limites, desafios diante de um contexto de trabalho em rede, do acumular forças  para o campo das lutas sociais e dos grandes eventos como, fsm, fospa etc...

Jose lazaro – relata que a juventude das periferias do estado é excluída, neste sentido temos que pensar como alcançá-las, para tentar a superar a violência, que nasce nos bairros mais afastados e propõe que o fospa realize atividades como mediador de conflitos nos bairros.

Loyana – relata sua experiência no seminário socioambiental realizado de 12 a 14 de maio de 2017, este reuniu muitas entidades e saiu com uma carta,  e propõe que reunamos todas as cartas e documentos para juntarmos em uma única síntese com suas bandeiras, eixos, lutas diversos para ser publicisado em vários espaços de dialogo, como por exemplo o fsm, os fospa etc... propõe que o fospa/ap, possa realizar caravanas de formação nos municípios e problematiza ao perguntar qual Amapá queremos compartilhar no fsm. 

Aldineia – propõe um levantamento com listagem das entidades e suas bandeiras, com suas organizações de base, construir os eixos temáticos e tocar as ações de formação a partir das suas bases e bandeiras de luta, mapear os principais problemas e como chegar nas pessoas.

Proposta de rascunho para o  plano organizativo para 2017-2019 

  • 18h – dos encaminhamentos

- Construir um seminário ou encontro estadual de 2 ou 3 dias para construir o plano organizativo do fospa/ap.

- realizar uma noite cultural para compartilhar, vivencias, experiências e celebrar a resistência, e mística  e luta na amazonia. (proposta de data- 01 de julho de 2017.

- Reunião de planejamento da noite cultural – 21/06, as 09h, na cpt. 

 

 

                               PLANO ORGANIZATIVO DO FOSPA/AP

                                   PARA O TRIÊNIO 2017 – 2019


Da nossa diversidade,

 a força e unidade para 

   construir a resistência na Pan-Amazonia.


1- INTRODUÇÃO....................................................................

2- CONJUNTURA....................................................................

3- GRANDES DESAFIOS ESTRATÉGICOS PARA O PRÓXIMO TRIÊNIO...

4- BASE CONTEXTUAL DO FOSPA............................................ 

4.1- No campo formativo-educativo...............

4.2- No campo da comunicação......................

4.3- No campo Gestão compartilhada............

4- No campo da Organicidade.....................

      5- PROGRAMA ESTADUAL DE FORMAÇÃO (2017-2019)..............

          5.1- O que queremos – objetivos..............

         5.2- Como faremos – metodologia............

         5.3- Conteúdos

         5.4- Como vai ocorrer o programa-ações...

         5.5- Calendário PEF para triênio................

6- POLITICAS GERAIS DA AÇÃO DO FORUM SOCIAL PAN-AMAZONICO

        6.1- Política de Comunicação...................

         6.2- Política de Gestão Compartilhada...

7- DIRETRIZES DA ORGANICIDADE DO FOSPA/AP.........................