• brasilefsm act284 plenaria consulta forum social mundial na bahia

last modified March 26, 2017 by admin

partout-et-a-montreal-EN.jpg fsm2016.org      WSF calendar FSM      openfsm logo OpenFSM.net  (Home)         

 >  INVITACION CI FSM  > ETAPAS PARA PARTICIPACION PLENA  VOLVERSE VOLUNTARIO

extension-5-cercles.jpg

GENERAL >Dynamique Extension FSM 2016 WSF |

 CRONOLOGIA > ACTIVIDADES FUERA DE MONTREAL  GEOGRAFIA > ACTIVIDADES  POR PAISES 

FACEBOOK | @Brasil & FSM,  | @


 

  logo-activextension16.jpg

 

PLENARIA DE CONSULTA  FORUM MUNDIAL NA BAHIA ?  

Sao paulo 25 de março  act 284

 

 

Consulta Nacional: “Um Fórum Mundial na Bahia” | 25 de março, em São Paulo

http://observatoriosc.org.br/noticia/consulta-nacional-um-forum-mundial-na-bahia-25-de-marco-em-sao-paulo/ 
20 de março de 2017

O Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial convida os movimentos sociais e organizações da sociedade civil para debaterem e avaliarem as condições políticas para a construção de um Fórum de caráter mundial em Salvador no ano que vem. A plenária está marcada para dia 25 de março, próximo sábado, em São Paulo.

O Fórum Social Mundial (FSM), uma iniciativa da sociedade civil, é um encontro democrático que procura incentivar os debates e o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais, as organizações baseadas em comunidades (OBCs), as organizações não governamentais (ONGs) e outras organizações da sociedade civil (OSCs) que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital.

Mais do que um evento, o FSM constitui-se como um processo de mobilização e articulação da sociedade civil planetária, que se desdobra em dinâmicas de articulação dos movimentos sociais no âmbito local, nacional e regional. O local e o global estão entrelaçados.

O FSM se organiza propondo um encontro mundial a cada dois anos (a partir de 2007), sendo que nos anos de intervalo, Fóruns Temáticos descentralizados e autônomos são fortemente encorajados, a fim de dar seguimento às articulações e reflexões críticas nos diferentes países e regiões.

Em toda a América Latina, em todo o mundo, as forças conservadoras estão crescendo e ameaçam as institucionalidades democráticas. O Brasil, por sua vez, está enfrentando um forte retrocesso no seu processo democrático, um projeto de desmonte do Estado e das políticas sociais está em curso, imposto por um governo que não é legitimado pela população. O retrocesso dos direitos humanos e ambientais já é uma realidade. Como consequência, aumentam as tensões sociais no Brasil e no mundo. Grandes mobilizações sociais surgem em todas as partes e tomam novas dimensões e expressões.

Com todos os entraves e desafios, o FSM permanece um espaço único no âmbito global, com o potencial de reunir e fomentar narrativas contra-hegemônicas, disseminá-las e assim oferecer às forças progressistas de todo o planeta uma renovação do pensamento utópico em um momento em que, muitas vezes, a esperança dá lugar à desilusão.

A proposta é que Salvador seja o palco de convergência de um processo e de um evento desta envergadura. Salvador, capital da Bahia, é a maior cidade negra fora da África e está inserida na região Nordeste, que registra, junto com a região Norte, os maiores índices de desigualdade do Brasil e onde a sociedade civil organizada possui uma trajetória histórica de resistência. Organizações e movimentos baianos sempre estiveram muito envolvidos com o processo do FSM.

O Coletivo Baiano do FSM, formado por mais de 30 organizações e movimentos da sociedade civil baiana, busca reunir condições políticas e operacionais para a realização do Fórum em Salvador, em março de 2018. Recebeu o aval do Conselho Internacional do FSM, em janeiro de 2017, durante o Fórum Social das Resistências, que ocorreu em Porto Alegre.

A realização, em Salvador, de um evento de caráter mundial em 2018, e a definição da sua natureza, no entanto, dependem das condições a serem construídas nos próximos dois meses, tanto nas questões de articulação política quanto de ordem estrutural. Nesse sentido, o Coletivo Baiano do FSM convida para a Consulta Nacional “Um Fórum Mundial na Bahia” com os movimentos e organizações da sociedade civil.

A plenária está marcada para dia 25 de março, das 9h às 17h, na Rua General Jardim, 660, em São Paulo.

https://www.timeanddate.com/worldclock/brazil/sao-paulo 

PARTICIPACAO DISTANTE 

>>  video https://www.facebook.com/ObservatoriodaSociedadeCivil/?fref=ts  ver alva "videos"

  brasilefsm act284 documentacao notas e minutos videos

>>  sala de bate papo  skype inclusiva  https://join.skype.com/oh57Vfhphuad

 


 plenaria25marso.jpeg

logo-activextension16.jpg

 (borrador colocaçao na dinamica  de extensao ainda nao confirmada)

SEMINARIO DE CONSULTA  FSM NA BAHIA ?   Salvador 7 de março  act 284

 

Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial- FSM-Sede da Vida Brasil, Rua da Mouraria, nº 74 Nazaré- Salvador/Ba/ CEP.: 40040.090

Contatos: (71) 3322-0711 – fsmcoletivobahia em gmail.com

CONVITE DO COLETIVO BAIANO DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL (FSM)
DIA 7 DE MARÇO DAS 8H30 ÀS 12H30
SEMINÁRIO DE CONSULTA ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E
MOVIMENTOS SOCIAIS BAIANOS PARA TRATAR DA VIABILIDADE DA REALIZAÇÃO
DE UM FÓRUM DE CARÁTER MUNDIAL NA BAHIA

Tendo em vista a possibilidade da realização de um evento de dimensão mundial em março de 2018 em nosso Estado, gostaríamos de convidar as Organizações e Movimentos Sociais para que juntos possamos pactuar as condições políticas e materiais necessárias e a decisão de realizá-lo, com o compromisso de construir um processo de articulação que seja o mais representativo possível da diversidade da sociedade civil organizada da Bahia.

Pela importância das decisões que teremos que tomar para a consecução desta proposição, solicitamos que este convite seja estendido ao maior número de OSC e MS para que as consequências de nossas decisões sejam efetivas e passíveis de serem realizadas.

Ao tempo em que cumprimentamos, contamos com as presenças!

Local: Auditório do SINDAE – Rua General Labatut, 65 – Barris Data: 07 de março de 2017 – terça-feira Hora: 08:30 às 12:30h

Contamos com as presenças!

PROGRAMAÇÃO
08:30h Credenciamento;
09:00h Abertura: contextualização da proposta de realizar um fórum de caráter mundial na Bahia ;
09:30h Momento de articulação e reflexão;
09:40h Debate: Qual a relevância de realizar um evento de caráter mundial na Bahia em 2018? Oportunidades e dificuldades;
10:30h O que fazer e como contribuir? (Continuidade ao debate ) 1
11:30h Avaliação, apresentação da agenda e outros encaminhamentos;
12:30h Encerramento.

 

documento CI  - documento FOSPA  - carta coletivo bahiano - carta UFBA

 

participacao a distancia  :  salao skype a confirmar  

 Banner_SE_FSM-na-Bahia-2018-1.jpg