• brasilefsm act338 seminario sobre posibilidade fsm na bahia

Wiki modificadas recientemente September 3, 2017 por facilitfsm

fsm2018.org partout-et-a-montreal-EN.jpg fsm2016.org      WSF calendar FSM      openfsm logo OpenFSM.net  (Home)           

 >  INVITACION CI FSM  > ETAPAS PARA PARTICIPACION PLENA  VOLVERSE VOLUNTARIO

extension-5-cercles.jpg

GENERAL >Dynamique Extension FSM 2016 WSF |

 CRONOLOGIA > ACTIVIDADES FUERA DE MONTREAL  GEOGRAFIA > ACTIVIDADES  POR PAISES 

FACEBOOK | @Brasil & FSM,  | @ extensao


 

 logo-extension-fsm-vert-local.png

 

seminario   FORUM MUNDIAL NA BAHIA ?  

Salvador 26 e 27 de maio act 338

 

ORGANIZA  : COLECTIVO PRO FSM NA BAHIA  

PARTICIPACAO DISTANTE 

>>  video em vivo tudo o temo : se for possivel ! ( como foi em março act284)

>>  salao whatsapp colaborativo (seguir esse link olhando esta pagina desde seu celular) : participantes em salvador nesse salao se organizam para producir captura de som, notas, fotos e pequeno videos por celular sem muito wifi local et manter dialogo com participantes remotos

>>  antesalao skype https://join.skype.com/pejhukvwqfht  un salao de acolhida informacoes para as pessoas que nao usam whatsapp

 

CONTEXTO : Elementos de discussao  conselho internacional janeiro 2017
sobre formato forum social em Salvador março 2018

 

Convite Especial

 

SEMINÁRIO NACIONAL

Um FSM na Bahia é possível?

Movimentos brasileiros em diálogos

 

Dias 26 e 27 de Maio de 2017 – Salvador/BA

 

Prezadas Companheiras e Companheiros,

Como é de conhecimento de todas e todos, vivemos tempos complexos no Brasil, na América Latina e no Mundo.  Os movimentos sociais e populares tem sido chamados às ruas na defesa da democracia, dos direitos humanos, econômicos, sociais e ambientais. Em todos os territórios, as organizações e movimentos sociais não tem se negado a cumprir sua tarefa de resistência e luta. Há centenas de trincheiras de lutas e resistência erguidas em todos os lugares pelas mais diversas causas.

Apesar das mobilizações que ocorrem pelo mundo, segue o crescimento do pensamento conservador, patriarcal, misógino, xenófobo, racista e antidemocrático que se expressam sem pudor com apoio da mídia corporativa gerando um sentimento de ódio e intransigência em todo o Planeta.

Infelizmente, tudo indica que este processo de enfrentamento não é passageiro. Abre-se um novo ciclo que deverá ser longo e de desfecho imprevisível. Os riscos de retrocessos são concretos e iminentes. O cenário de guerra mundial, de supressão das democracias é real e, com certeza, está sendo preparado pelo grande capital internacional em todos os continentes. 

Estes retrocessos têm como causas, além dos interesses das elites mundiais, a incapacidade que os governos democráticos tiveram em apresentar um modelo alternativo de desenvolvimento que mexesse nas estruturas que geram as desigualdades e a exclusão social. As experiências de governos democráticos, em especial, na América Latina, indicaramnovos caminhos de inclusão social de amplas parcelas das populações excluídas, mas não alteraram o modelo de acumulação do grande capital, nem conseguiram ampliar os mecanismos de democracia participativa e direta e, nem sequer tentaram apresentar outro modelo de desenvolvimento, ambientalmente sustentável e socialmente justo.

Muitas iniciativas têm sido criadas de articulação dos movimentos e redes sociais em reação e resistência a este quadro. No entanto, na sua maioria, articulam parcelas de atrizes e atores, não conseguindo ampliar para além do próprio espectro político. Por sua vez, os processos do FSM continuam sendo aqueles que melhor mobilizaram segmentos diversos dos movimentos sociais de todo o mundo com uma metodologia horizontal e radicalmente democrática. Estes processos, podem e devem melhorar, mas ainda é o que melhor produzimos nas últimas duas décadas.

Neste sentido, e pensando que este cenário de resistência irá seguir complexo e cada vez mais desafiador nos próximos períodos é que, no bojo do Fórum Social das Resistências realizado em Porto Alegre em janeiro de 2017, o Conselho Internacional do FSM acolheu a proposta de realização de um Fórum Social de caráter Mundial, no Brasil, na primeira quinzena de março de 2018, em Salvador/BA. Condicionou a realização deste evento, a criação das condições políticas e operacionais para um evento que realmente contribua para a retomada da articulação internacional do movimento altero-mundista.

Após a reunião do CI, foi convocada pelo Coletivo Baiano do FSM uma Plenária de Consulta Estadual com os movimentos sociais da Bahia e uma Plenária de Consulta Nacional com os movimentos sociais brasileiros que, se somando ao Coletivo Baiano, resultou na criação do Comitê Nacional Pró-FSM na Bahia, com a adesão de mais de 200 entidades, movimentos e redes que apoiam a proposta do FSM da Bahia em março 2018.

Como continuidade deste processo, e como há urgência na definição da realização e do caráter do evento, é que este Comitê nacional está convocando para uma 2ª plenária nacional intitulada Seminário nacional / Movimentos brasileiros em diálogo – Um FSM na Bahia é possível?” para os dias 26 e 27 de maio de 2017, em Salvador/BA.O evento acontecerá no centro SDR, próximo ao aeroporto de Salvador (Av. Dorival Caymmi, 15649, Salvador).Quem precisa poderá ficar hospedado no próprio centro SDR, em quartos coletivos.

Este CONVITE ESPECIAL é para convidar o seu movimento e/ou organização social para participar desta Plenária. Para tanto, solicitamos o preenchimento da ficha de inscrição que deve ser enviada até o prazo de 15 de maio de 2017. Segue abaixo o link para a ficha de inscrição. Estamos providenciando a hospedagem para  aquelas representações sociais que realmente necessitem e alimentação nos dias do evento.

Contamos com a mobilização e presença de todas e todos!

Comitê Nacional Pró FSM na Bahia

Seminario-Nacional-FSM-na-Bahia-26-27-05-2017.png