• brasilefsm encontro saopaulo agosto 2014

last modified September 11, 2014 by facilitfsm


 

  logo-prepint.jpg  >> espaço de preparaçao internacional

 

Às organizações e participantes do processo FSM

Solicitamos a todas(os) a reserva dos dias 7 (prep) e 8 (plenária) de novembro para um seminário de mobilização, em São Paulo, rumo ao FSM 2015, na Tunísia.

Detalhes de local e programa - em fase de consultas - serão informados em breve. 

Seguem informações resumidas sobre os recentes encaminhamentos e o objetivo do seminário. Também no anexo.

FSM 2014 no Brasil

No dia 22 de agosto 2014, participantes do Fórum Social Mundial (FSM) no Brasil se reuniram em São Paulo para dar continuidade ao diálogO iniciado com uma reunião em abril, entre organizações brasileiras, e possíveis encaminhamentos tendo em vista a proximidade do FSM 2015, em Tunis.

Participaram : Leonardo e Pantoja (ambos da CUT), Damien (ABONG) , Mariana (Federaçãon Democrática de Mulheres), Rita (Ciranda) , Moema (Ibase), Salete (Flacso), Leonardo(CUT ), Antônio Martins (Outras palavras) , Sheila (Instituto Paulo Freire), Joel (Sindicato dos Engenheiros), Nilza (Geledes) Isabel (Pró-univérsitas – Curitiba), Armando (Sociedade beneficente muçulmana e Frente palestina), Leonardo Graciano (UGT), Na véspera, Chico (CPJP), Mayra (Abong), Zé Corrêa, participaram de uma reunião preparatória.

Contextualização

O FSM 2015 será realizado entre 24 e 28 de março , em Túnis. Nascido no Brasil, em 2001, como espaço de articulação das diferentes forças antissistêmicas, dentro de uma nova cultura política de convivência na diferença, o FSM tem um história de grande engajamento das organizações brasileiras, razão do interesse e mobilização para as suas edições mundiais. Mas atravessa uma fase de reflexão e autocrítica, em que o próprio Conselho Internacional do FSM discute o futuro do processo e suas dinâmicas.

O processo brasileiro não está dissociado das transformações na conjuntura mundial e seu impacto sobre o FSM, que entre outras mudanças passou de um período de intensa conexão com as transformações da América Latina para um maior envolvimento com as grandes mobilizações no Norte da África. Até recentemente, as organizações brasileiras eram facilitadoras do processo internacional, cuidando de seu escritório, hoje transferido ao Magreb Mashrek.

Mesmo com a quantidade de eventos acontecendo no processo internacional do FSM, e com os FSM Temáticos em Porto Alegre, o FSM PanAmazônico em Macapá, o recente FSM Temático da Energia em Brasília, o próximo FSM Biodiversidade em Manaus, e dos processos que dialogam com o FSM, como as articulações rumo à Conferência do Clima (COP), no Peru, e as atividades do Fórum Mundial de Mídia Livre, não existe necessariamente uma articulação entre as iniciativas, ou um processo brasileiro de mobilização, o que foi apontado no encontro.

As dificuldades de articulação no Brasil repercutiram na mobilização para o FSM 2013, realizado na Tunísia e que exigiu uma conciliação de última hora entre esforços independentes para assegurar a participação, o que se busca superar na mobilização para o FSM 2015.

A recente transferência da Secretaria do FSM para o Magreb Mashrek, sem que esta tenha iniciado atividades regulares de facilitação e comunicação, também acarretou dificuldades adicionais para o engajamento brasileiro nas agendas do FSM.

Reuniões em 2014

As últimas reuniões do Conselho Internacional em Casablanca, em dezembro de 2013, e Porto Alegre, em janeiro de 2014, deixaram claro para as organizações brasileiras a necessidade de um um esforço de diálogo da sociedade civil em torno do processo, sendo que a primeira reunião foi convocada e realizada em abril de 2014.

Dela participaram, além de integrantes do CI, organizações do movimento negro, de comunicação, de mulheres e sindicais, das várias regiões do país, de modo geral reconhecendo a importância da continuidade do processo brasileiro e do engajamento no processo internacional. Novos encontros foram propostos na ocasião.

A reunião seguinte foi a de 22 agosto, cujos participantes concordaram que o processo brasileiro do FSM requer a continuidade dos debates e reflexões e que a etapa de mobilização para o FSM 2015 pode ser construída através de um projeto coletivo e critérios de participação a serem debatidos em plenária ampliada.

Os(as) participantes enfatizaram a importância de dar visibilidade, no Brasil, a diferentes lutas e mobilizações que dialogam com a cultura política do FSM, mas que estão distantes ou pouco conectadas com esse processo por diferentes motivos. Foram citadas as lutas contra criminalizações de movimentos sociais e repressão aos protestos, a democratização da comunicação, a solidariedade com lutas internacionais, em especial com o povo palestino. A ampliação da participação foi recomendada. As estratégias do FSM no Brasil devem considerar as vozes das novas gerações que cobram mudanças e nem sempre se articulam com processos objetivos de transformação, que preocupam movimentos mais tradicionais.

As ferramentas de comunicação à distância devem ser valorizadas no processo, e as próximas reuniões devem ser, preferencialmente, transmitidas pela internet.

Encaminhamentos aprovados:

1) A constituição de um Grupo de Trabalho encarregado de organizar as próximas reuniões e o encaminhamento de um projeto coletivo para a participação brasileira no FSM de Tunis.

2) O grupo de trabalho ficou constituido pelas organizações: : Abong, CUT, IPF , Ciranda, Flacso, Geledes, Fedim. A Abong será consultada sobre o encaminhamento jurídico do projeto.

3) O agendamento de uma próxima reunião dos membros do CI no Brasil, antecendendo a participação na reunião do Conselho Internacional que será realizada em Tunis, entre 31 de otubro e 2 de novembro de 2014.

4) A cobrança de melhor funcionamento da secretaria internacional

5) A convocação de um seminário aberto, logo após a reunião do Conselho Internacional, sobre os processos brasileiro e internacional e a mobilização para o FSM 2015.

6) A inclusão no programa do seminário de dois debates considerados cruciais para o movimento social hoje: a democratização da comunicação e o combate à criminalização dos protestos e movimentos sociais.

Agenda:

Reunião em SP, prévia ao Conselho Internacional – Datas opcionais: 16 ou 17 de outubro

Reunião do Conselho Internacional, Túnis– 31 de outubro a 2 de novembro

Seminário em SP, de Mobilização para Tunis 2015 - 7 e 8 de novembro

Fórum Social Mundial 2015, Tunis - 24 a 28 de março


CONFIRME INTERESSE EM PARTICIPAR OU RECEBER INFORMAÇÕES PELO EMAIL:  fsmbrasil2015 em gmail.com