• cifsm2021 articulacion insumo26

Wiki modificadas recientemente September 20, 2020 por facilitfsm



ES - EN  - FR

Aqui sigue  en amarillo  la sugerencia de modificaciones en el texto de relatoria de la reunion del 12 de septiembre propuesto por Rita

 

 

SÍNTESE DA REUNIÃO DE %0 DIALOGO  ORGANIZACIONES INVITADAS E ORGANIZACIONES MEMBROS DO CI– 12/09/2020


  • A reunião %0 de organizaciones do CI com uma grupo restrito de movimentos e organizações internacionais ocorreu de forma virtual no dia 12 de setembro de 2020, com duração de 3h. Teve uma presença expressiva de 36 representantes de organizações e movimentos oriundos de todos os continentes. ( 17 organizaciones membros do  CI y 19 organizacoes e movimentos invitadas (16 faziam parte de uma lista de organizacoes invitadas  e 3  imprevistas)

  • En general hemos tenido una participación diversificada de las regiones y todos comprenden la importancia y la necesidad, la oportunidad de este diálogo, reconociendo el rol y las posibilidades del FSM para contribuir efectivamente a la articulación de luchas resistencia y transformaciones 
  • Algumas organizacoes pederon  informacao sobre as próximas etapas de dialogo @21 NAPM)
  • A pandemia nos desafia a todas e todos por colocar xeque em o sistema capitalista e evidenciar as desigualdades tão escancaradas. A pandemia não é uma luta em si, não é a causa de tudo, mas uma nova crise que abrange todas as outras, uma crise do modelo, com uma situação do mundo caótica, cuja gravidade é decorrência de todas as outras dimensões da crise %1 contra as quais tem articulacoes no FSM há 20 anos. O momento exige posicionamentos e ações consequentes.
  •  

  • %A entre as organizacoes que se expresaron varias se refirieron explicitamente a un FSM espacio ( espaço aberto de encontros que e o marco atual de consenso ) mencionado explicitamente @17 @19 @26 @27 @28 @39) e varias se refirieron a um FSM actor o sujito global @23 @24 e implicitamente @13 @20 @26@ 27 @31 @40. Essas dois visoes generam enfoque e mode de falar diferente do foro, e por isso nesta relatoria feita por membros do CI que conhecemos este debate "FSM espaço - FSM ator", e mas alem da nossa opiniao personal, tratamos manter as visibiliidade de formulaciones de foro espacio-proceso e mencionar visoes alternativas

1) Solidariedade global e internacionalismo

  • Todos entendem a importância, a necessidade e a oportunidade deste diálogo, reconhecendo o papel e possibilidades do FSM de contribuir de fato para a articulação das lutas sociais e das resistências e para transformações.
  • A solidariedade entre as lutas foi recorrente nas falas e resulta da necessidade que todos/as sentem de não atuar sozinhos/as, com mais articulação, alianças, coordenação, ações conjuntas, - palavras bastante empregadas no debate, entre outras de sentido semelhante. Em temas citados como  Justiça global e ambiental, mulheres, racismo e reparações, trabalho e exploração, extrativismo, migrações, guerras e apartheids, controle financeiro,  dívida, colonialismo, pandemia, entre outros.
  • Algumas falas apontaram que %2 a participaço no FSM deve estimular o debate sobre um novo internacionalismo. Pode ajudar no surgimento de um novo contrato social, que seja inclusivo, pautado pelos direitos humanos e ambientais e que privilegia a proteção social.@33ntui  6 @42 fsmagh
  • Esse “diálogo social mundial” deve prosseguir e integrar novos movimentos, inclusive das juventudes. %3 No espaço do FSM precisa se reconhecer a existência de novas lutas, movimentos, e também o seu papel , %4 o suas funccoes, em meio às diferentes lutas. Varias propostas apontam para a necessidade de um novo FSM, %5 ou uma nova dinâmica no marco do FSM actual. (@20   cetri  @17 caritas)
  • Foi sugerido ainda a realização de um mapeamento das lutas no mundo, que enfrentam as pandemias do COVID-19 e do capitalismo   @18 united
2) Incidência política

  • As expectativas apontam para um desafio nunca resolvido da estratégia @6 de desenvolvimento do proceso FSM para a Incidência política, que se aprofunda frente a dois temas também bastante comuns - O avanço da extrema direita no mundo e os ataques às democracias, seriamente ameaçadas.
  • A Incidência política, seja como um passo a ser dado pelo FSM  considerado como ator e com os mecanismos democráticos necessários@23 IPS %7 ,o seja  como resultado de uso proactivo et autorganizado do espaço aberto “ com valor agregado” por parte de seus participantes   (@17 caritas)
  • Também foi lembrada em varias intervencoes a expressão “sujeito político”, seja  como um papel a ser construído pelo FSM (@23 IPS @24 CSA) ,%8 o seja como uma construccao por parte participantes  que son sujetos  ( @34 AFM)  e mediante um red de  articulacoes potentes, de um sujeto politco colectivo que o uso do proceso FSM , como ferramenta debe melhor ajudar a construir (@47 CEAAL)
  • A incidência política é incompatível com a invisibilidade do processo. Mas a solução para que as lutas se tornem visíveis, - a comunicação -  também é política,  tornar visível  envolve a capacidade de fazer alianças, %9  e tambem a capacidade de fomentar a produccao e difusao descentralizada y masiva por parte de participantes no proceso de noticias desde o FSM
  • (@9 IAI @12 BNC @14 euromarches @24 CSA & @17 caritas)

 

3) Apoio às lutas

  • %10 Algums expectativas (@9 IAI) expresaron que O FSM deve ser motor de mobilização, e não apenas lugar ou espaço para o qual os movimentos se mobilizam. Para isso, o FSM deve apresentar ?? falta final de frase Não se trata apenas dos movimentos encontrarem formas de desenvolver e reforçar suas lutas através do FSM: o FSM deve ser um processo que vá mais ao encontro das lutas, no sentido de apoiá-las. É necessário mais visibilidade mutua das iniciativas de resistencia e transformaçao, e  mais ajuda/apoio, solidariedade e cooperação articulacao entre elas . (@17 caritas)
  • Situações específicas pedem articulações globais, como no caso da Palestina. Esse papel deve ser estimulado pelo CI.(quem?)  Nesse sentido %12algumas intervencoes ( @9 IAI)  apontam que o  CI do FSM deve não só divulgar as lutas, mas apoiar lutas determinadas.%13No espaço do FSM A expressão da solidariedade deve ser transformada em ações.

4) Estratégias e ações comuns

  • A articulação deve ir além do %15 que foi conseguido fazer  no FSM fez até então. %16 As participaçoes no FSM devem ajudar a conectar mas também a construir lutas em conjunto, a identificar ações e agendas comuns, estimular campanhas...
  • Devem ser aprofundadas estratégias globais e regionais. Nesse sentido,%17  uma intervençao (@30 CRID) sugero a realização de assembleias regionais com definição de estratégias regionais, a serem avaliadas no CI como base para refexoes sobre estratégias globais. Esse debate sobre estratégias de pode apoiar-se também sobre os fóruns temáticos e regionais.
  • A construção de estratégias %18de articulacoes a construir no FSM passa pela definição de prioridades e de algumas ações, mas preservando a diversidade dos movimentos.(@14 euromarches @41 franz fanon) No contexto emergencial provocado pela pandemia, foi sugerido ainda planejar poucas ações prioritárias (uma ou duas) para execução em um período curto de alguns meses, (por quem?)%19 tambem foi sugerida organizar uma semana de accao global  (talvez como ja foi feito en 2008) .(46@FMAS

5) CI

  • As fragilidades do Conselho Internacional precisam ser enfrentadas. É preciso avaliar suas limitações no processo de revitalização do processo, sua metodologia pesada de reuniões,  @IPS23 suas dificuldades %20 em acolher debates claros sobre suas tarefas (17@ cartias) e tomar e encaminhar decisões em relacoes a essas. (@35 arena)
  • %21 Uma intervencao enfoco sobre a responsabilidade e posibilidade do CI de definir e impementar em fsm 2021 novos formatos de participaçao  no espaço aberto orientado a encuentros online, a visibilizacao de inincativas de accoes, e a participar-comunicando desde o FSM para tornar o FSM uma ferramenta mais util par seus participantes activos  (@17 caritas)
  • Frente às limitações para mobilizar forças dinâmicas em várias regiões. foi sugerida a regionalização %22 das inicaitivas auto organizadas de  facilitações e das articulações, e até das estratégias de intervenção. @30 CRID @36 FMA
  • Sobre questões de quem posicionamento, as opiniões não são unânimes. Por exemplo, as posições políticas cabem ao CI ou a seus membros? ( quem falou do CI nisso?)o a um FSM indefinido @23IPS @31 centreo mexico) ( %23 lembrando que a  practica de “posicionamentos a nome de membros CI e o consenso / consentimento actual)  
  • As tarefas práticas do CI deveriam incluir mapeamentos - movimentos ativos, lutas e alternativas sendo construídas(@7 GTA @18 arena) %24e poderiam incluir la creacion de sitio web del CI (@35 arena)
  • A composição do CI também voltou a ser questionada.(@21 NAPM @23 IPS -@33 NTUI @35 ARENA   O CI deveria ser cada vez mais o reflexo da diversidade e envolver regras para a representação de gênero.

 

SÍNTESE DA REUNIÃO DO CI COM MOVIMENTOS SOCIAIS – 12/09/2020

  • A reunião do CI com uma grupo restrito de movimentos e organizações internacionais ocorreu de forma virtual no dia 12 de setembro de 2020, com duração de 3h. Teve uma presença expressiva de X representantes de organizações e movimentos oriundos de todos os continentes.
  • A pandemia nos desafia a todas e todos por colocar xeque em o sistema capitalista e evidenciar as desigualdades tão escancaradas. A pandemia não é uma luta em si, não é a causa de tudo, mas uma nova crise que abrange todas as outras, uma crise do modelo, com uma situação do mundo caótica, cuja gravidade é decorrência de todas as outras dimensões da crise contra as quais %1 o FSM se articula há 20 anos. O momento exige posicionamentos e ações consequentes.


1) Solidariedade global e internacionalismo

  • Todos entendem a importância, a necessidade e a oportunidade deste diálogo, reconhecendo o papel e possibilidades do FSM de contribuir de fato para a articulação das lutas sociais e das resistências e para transformações.
  • A solidariedade entre as lutas foi recorrente nas falas e resulta da necessidade que todos/as sentem de não atuar sozinhos/as, com mais articulação, alianças, coordenação, ações conjuntas, - palavras bastante empregadas no debate, entre outras de sentido semelhante. Em temas citados como  Justiça global e ambiental, mulheres, racismo e reparações, trabalho e exploração, extrativismo, migrações, guerras e apartheids, controle financeiro,  dívida, colonialismo, pandemia, entre outros.
  • Algumas falas apontaram que %2 o FSM deve estimular o debate sobre um novo internacionalismo. Pode ajudar no surgimento de um novo contrato social, que seja inclusivo, pautado pelos direitos humanos e ambientais e que privilegia a proteção social.
  • Esse “diálogo social mundial” deve prosseguir e integrar novos movimentos, inclusive das juventudes. %3 O FSM precisa reconhecer a existência de novas lutas, movimentos, e também %4 o seu papel em meio às diferentes lutas. As propostas apontam para a necessidade de um novo FSM ou %5  uma nova dinâmica.
  • Foi sugerido ainda a realização de um mapeamento das lutas no mundo, que enfrentam as pandemias do COVID-19 e do capitalismo.

2) Incidência política

  • As expectativas apontam para um desafio nunca resolvido da %6 estratégia do FSM para a Incidência política, que se aprofunda frente a dois temas também bastante comuns - O avanço da extrema direita no mundo e os ataques às democracias, seriamente ameaçadas.
  • A Incidência política, como um passo a ser dado %7 pelo FSM e com os mecanismos democráticos necessários, também foi lembrada pela expressão “sujeito político”, como um papel a ser construído%8 pelo FSM.
  • A incidência política é incompatível com a invisibilidade do processo. Mas a solução para que as lutas se tornem visíveis, - a comunicação -  também é política,  tornar visível  envolve a capacidade de fazer alianças.

3) Apoio às lutas

  • %10 O FSM deve ser motor de mobilização, e não apenas lugar ou espaço para o qual os movimentos se mobilizam. Para isso, o FSM deve apresentar (%11 ??) Não se trata apenas dos movimentos encontrarem formas de desenvolver e reforçar suas lutas através do FSM: o FSM deve ser um processo que vá mais ao encontro das lutas, no sentido de apoiá-las. É necessário mais%11B ajuda/apoio, solidariedade e cooperação.
  • Situações específicas pedem articulações globais, como no caso da Palestina. Esse papel deve ser estimulado pelo CI. Nesse sentido,%12 o CI do FSM deve não só divulgar, mas apoiar lutas determinadas. %13 A expressão da solidariedade deve ser transformada em ações.

4) Estratégias e ações comuns

  • A articulação deve ir além do que %15 o FSM fez até então.%16  O FSM deve ajudar a conectar mas também a construir lutas em conjunto, a identificar ações e agendas comuns, estimular campanhas...
  • Devem ser aprofundadas estratégias globais e regionais. Nesse sentido,%17 foi sugerida a realização de assembleias regionais com definição de estratégias regionais, %17B como base para definição de estratégias globais. Esse debate sobre estratégias pode apoiar-se também sobre os fóruns temáticos e regionais.( Quem diz??) 
  • A construção de estratégias (%18 de que de quem?)  passa pela definição de prioridades e de algumas ações, mas preservando a diversidade dos movimentos. No contexto emergencial provocado pela pandemia, foi sugerido ainda planejar (quem?) poucas ações prioritárias  (uma ou duas) para execução em um período curto de alguns meses.%19 quem

5) CI

  • As fragilidades do Conselho Internacional precisam ser enfrentadas. É preciso avaliar suas limitações no processo de revitalização do processo, sua metodologia pesada de reuniões, suas dificuldades em tomar e encaminhar decisões.sobre que ?%20
  • Frente às limitações para mobilizar forças dinâmicas em várias regiões. foi sugerida a regionalização das facilitações%22 e das articulações, e até das estratégias de intervenção.
  • %21 proposta invisibiliada @17 caritas 
  • Sobre questões de posicionamento, as opiniões não são unânimes. Por exemplo, as posições políticas cabem ao CI ou a seus membros? (quem falou disso?)%23
  • As tarefas práticas do CI deveriam incluir mapeamentos - movimentos ativos, lutas e alternativas sendo construídas. %24 proposta sitiowebinvisibiliada
  • A composição do CI também voltou a ser questionada. O CI deveria ser cada vez mais o reflexo da diversidade e envolver regras para a representação de gênero. 

 @44ES verbatim Damien trabajamos juntos como rita y grita va a presentar algunos días 12 puntos lista Rita por favor

 Rita

1/ Primeiro dizer que lá pandemia pontuado las desigualdades están abiertas muchos han puntuado que no és uma lucha en si mismo, no es la causa de todo y no de las crisis que Abarca todas las otras o todas las demás una crisis del modelo gravedad decorrência de todas las crisis que el FSM nació para contestar entonces no sé si el momento que demanda posiciona-se axiomas consecuente

@9 IAI - @11 International progresista 

2/ Muchos hablaron de la solidaridad de las luchas como una característica de los discursos de la necesidad de que todos sienten de no actuar solos

Esto apareces en muchos discursos como la articulación, alianzas, coordinación, acciones conjuntas, sobre temas diversos ,No voy a hablar de todos, pero han sido muy recordado los tema de la justicia global, ambiental ,mujeres, trabajo ,Explotación,extractivismo creer aparte control financiero de es colonialismo y ,racismo estructural, pandemia

3/ En general hemos tenido una participación diversificada de las regiones y todos comprenden la importancia y la necesidad, la oportunidad de este diálogo, reconociendo el rol y las posibilidades del FSM para contribuir efectivamente a la articulación de luchas resistencia y transformaciones 

@14 euromarches - @30 CRID - @36 FMAS  

4/ Pero esto depende de estrategias o de cambios. el debate ha sido muy consecuente en este aspecto, las expectativas apuntan a un desafío no resuelto de la estrategia de incidencia política que se profundiza frente a los temas tratados, y unos son bastante fuertes : El Avance de la derecha en el mundo, los ataques a las democracias, y también situaciones concretas que exigen articulaciones globales, una de ellas muy caliente de la cuestión Palestina

@31 centro para la justicia global fsm  

5/ La incidencia político como un paso adelante a dar por el FSM con mecanismos democráticos necesarios también han sido recordados por uso de una expresión que es “sujeto político como un rol a construir por el FSM y este impacto político es incompatible con la invisibilidad del proceso, pero la solución para que las luchas se hagan visibles también es política

 @13 grupo de activistas - @20 Cetri - @23 IPS 

6/ Traduzco aquí como la cuestión de la comunicación, pero hacerle visible pasa por la capacidad de hacer alianzas, cómo ha sido puntuado por uno de los participantes

 @9 IAI @12 BNC @14 euromarches @24 CSA

7/ Algunas expectativas sobre el papel el rol de FSM es que debe ser un motor una fuerza impulsora, no sólo un lugar para movilizar, no sólo debe difundir, esto eso es para él CI debe apoyar lucha decididas . El FSM debe crear alianzas efectivas contra el racismo 

 y otras luchas. No solo definir agendas comunes pero estar comprometidos en producir y facilitar las alianzas en fin

@9 IAI @40 franz fanon

8/ No significa intercambiar experiencias pero identificar prioridades, no se trata solo que los movimientos encuentren modos de articular y reforzar sus luchas a través del FSM, sino que el FSM debe ir hacia las luchas ,y apoyarlas. Acá está una cosa como sujeto político porque no se va a ningún lugar ninguno, si no es así.

@14 euromarches 

9/ Se necesita más ayuda, apoyo, solidaridad, cooperación, es necesario discutir y profundizar estrategias más globales y regionales . El fsm necesita reconocer la existencia de nuevas lucha ,de Movimientos activos, en todos están en el diálogo

@xxx 

10/ También el papel del foro en medio a las diferentes luchas y movimientos. Ha sido mencionado que dentro del FSM hay propuestas que apuntan a necesidades de un nuevo FSM con una nueva dinámica, y hay también este punto hay discusión sobre Qué significa el reto nueva o la revitalización del fSM especialmente con una antigua discusión sobre el rol político de la sociedad civil el rol político de los partidos. Todo esto el foro tiene que enfrentar para revitalizarse

@20 Cetri 

11/ También es necesario abordar las debilidades del Consejo internacional qué tiene sus limitaciones en el proceso de representatividad. Por ejemplo ha sido mencionado que es incapaz de reunir fuerzas dinámicas en distintas regiones, especialmente fuerzas locales regionales, pero se cuestiona si lo importante es tenerlos en el consejo o que el FSM este en las regiones con las agendas articuladas

@21 NAPM @23 IPS 33@NTUI 

12/ En este punto también Al final se dijo que es muy importante sugerir la regionalización del debate facilitaciones e incluso las articulaciones en estrategias de intervención 

En este debate no son unánimes las posiciones políticas recaen en el CI o en sus integrantes en capacidad de articulación 

@36 FMAS

13/ Olos cambios en el CI pueden favorecer que sucedan el CI no puede ser cerrado o entre encuentros descontinuados. Son sugerencias para el proceso 

@21 NAPM

14/ Ha sido tratado este desafío del debate como un desafío para la inteligencia recopilada en el FSM, el desafío de coordinar capacidades, prioridades comunes. También han sido puntual las tareas prácticas, metodológicas que incluyen mapeo de los movimientos, lucho,s alternativas involucra reglas para la representación de género en las actividades, respecto a la diversidad Y insistir en el diálogo con más movimientos aúnque no presientes, que tienen luchas globales contra el militarismo, el clima, 

@18 united 

15/Creo que también la metodología ha sido mencionada con posibilidad de trabajar para que se hagan debates regionales, para que se puedan junto construir una estrategia más global. De modo general todos dicen revitalizar o renovar el proceso FSM , que es urgente. Qué le momento, se paga con el fsm que no va adelante sin mirar si mismo y seguir Mirando a estos desafíos que han sido puntuados 

gracias a esto que podemos anotar

@17 caritas 30 CRID 36 FMA

 

@44B ES Categorización de las 37 intervenciones de @7 a @42 por pierre



SIN MENCIONAR AL FSM 

  • @7 GTA hacer visible alternativas - @10 Katalizo FSM inspirador @11 International progresista - @25 GJN



PARTICIPACION EN EL FSM 

  •  @8 Trabajadores de la madera - compromisos a asumir - @15 conselho da paz - @16 Encuentro de economía - hacer su evento por los dias del foro en mexico - @19 WCC - @28 CF FMTL - @29 confluencia feminista sumar - @32 comiet fsmmagh - @34 AFM Participantes son políticos - @37 OWT se amplia el horizonte - @42 Mumbai legacy - magic of solidarity learning in the forum



EXPLICAR EL FORO 

  • Organizando webinars de educación política sobre qué es el foro @22 IAI 
  • Estamos aquí para comprender cómo podemos ayudar en la construcción @40 Greenpeace



ACCION EN EL FSM ( por clarificar)

  • Pidiendo apoyo “al FSM” para una campana @9 IAI 
  • Participar no es solo hablar @12 BDS - 
  • Sobre priorización de algo para acción @14 euromarches
  • Mencionando acción conjunta @18 united 
  • La promesa de un nuevo internacionalismo @33 NTUI
  • Necesitamos semana de acción @36 FMAS
  • FSM paragua de las luchas con un eje contra mercantilización @38 CADTM
  • Organizando asamblea de movimientos sociales renovada y potente @39 VK
  • construyendo sujeto global  @47 CEAAL

 

ENFOCANDO EL CI : COMPOSICIÓN

  • rotación en el CI@21 NAPM  
  • criterios de inclusión @23 IPS -
  • new members @33 NTUI 
  • quien es miembro @35 ARENA 



ENFOCANDO EL CI : TAREAS

  • CI definiendo nuevos formatos de participación auto organizadas - para acceso - enfoque en acciones - y comunicación @17 Caritas -
  • CI discutiendo síntesis estratégicas @30 Crid -
  • Clarificar formas de toma de decisión - hacer sitio web @35 ARENA   
  • Que podemos hacer como miembros @36 FMAS



HACIA un FSM “SUJETO” CON VOZ Y POSICIONES POLÍTICAS? 

  • refiriendo a un FSM “sujeto con voz política” @13 grupo de activistas - @20 Cetri - @23 IPS - @24 CSA - @26 CF FSMSSS - @40 fundación franz fanon colocar racismo a frente de todo
  • más allá del espacio @27 internacional de la madera -- toma posiciones en las 3 crises - @31 centro para la justicia global fsm