• Memory&Documentation WG

  • Project/strategy - some questions

    from hildecs on Jun 29, 2009 08:25 PM
    Olá pessoal

    Obrigada Pierre pela criação da lista! Vou ecrever em inglês, espero que tudo mundo entenderem (se não, diga e eu vou tentar traducir...)

    We need to start thinking about the project or strategy of the memory and documentation working group. In the chat on Wednesday 24th it was suggested that every working group has a draft project proposal ready by 4th July, which is next Saturday!

    This is just a quick message for now with a few things to consider, to get a discussion going.

    Outreach: how to involve new organisations and particpants? Who has already expressed an interest in memory/documention? Who has been involved previously? Who could we invite?

    What kinds of memory/documentation is within the remit of this working group? There are many different things that can be considered 'documentation', including:
    1. Memory of Forum events (reports on activities etc.)
    2. Outcomes/results of Forum events (for example, declarations of Assemblies or results gathered by 'outcomes projects')
    3. Coverage produced by shared media projects (Forum TV, Forum radio, Ciranda)
    4. Organisational documents (for example, reports from IC meetings, strategy and discussion papers)
    ...and others?

    What kind of documentation/memory is needed for 2010/2011? How can this be integrated with previous work? 'WSF documentation' exists in many different places, there are lots of different websites - should part of our project be to organise this information, for example by linking to different sites through some kind of portal?

    I'm sorry these are just questions rather than proposals for now. Let me know what you think.

    abraços,
    Hilde

    Thread Outline:
  • Re: Project/strategy - some questions

    from Ciranda on Jul 01, 2009 07:55 PM
    Hi Hilde, excelent questions for all the Working Groups (all of them could
    contribute with memory and documentation efforts)

    I think you could include Oral History Records, as one of the topics bellow,.
    And  Sergio could introduce the initial proposal presented today in our weekly
    chat

    Olá Hilde, são questões excelentes para todos os Grupos de Trabalho (todos
    poderiam contribuir com os esforços de memória e documentaçao)
    Voce pode acrescentar o item Registros de História Oral como um dos tópicos
    abaixo. E Sergio poderia enviar para cá a proposta inicial apresentada hoje em
    nosso chat semanal

    bjks
    Rita

    On Jun 29, 2009 10:25 PM, Hilde C Stephansen wrote:
> [...]
    > through some kind of portal?
    > I'm sorry these are just questions rather than proposals for now. Let me

    • Re: Re: Project/strategy - some questions

      from SergioMiletto on Jul 02, 2009 12:34 AM
      Car@s,
      Segue a proposta um pouco mais desenvolvida para avaliação e aguardo
      sugestões:

      Queridos e queridas amigas do GT de Documentação e Memória

      Alguns/as de nós estão amadurecendo com o Museu da Pessoa (organização
      que conta a história de processos e instituições através da história
      de vida de pessoas ) uma proposta voltada a celebrarmos os 10 anos de
      FSM iniciando uma campanha de captação de histórias pessoais que
      constituirão o acervo do FSM e também do Museu. Nosso foco inicial
      serão pessoas anônimas, ou pouco conhecidas, que expressem a
      diversidade do FSM, nada impedindo que a metodologia seja utilizada tb
      para registro das histórias de personalidades, depois de iniciada a
      campanha.

      Esta campanha pode ser permanente e basicamente é feita de:
      depoimentos espontâneos inseridos em um banco de dados, em qualquer
      formato digital
      entrevistas utilizando metodologia própria do Museu, porém adaptada
      para o processo FSM

      Esses testemunhos podem render livros, exposições, conteúdos para os
      sites e coberturas dos projetos compartilhados de texto, foto, audio e
      vídeo, além da possibilidade de multiplicação do uso da metodologia
      por outras entidades interessadas em contribuir com o projeto de
      memória.

      Para este momento, nossa proposta ao GT, ao Grupo de Comunicação, à
      Comissão de Recursos e ao Conselho Internacional é desencadear essa
      campanha prevendo:

      Pesquisa e produção de 10 a 20 entrevistas rumo à Porto Alegre,
      buscando refletir um pouco da diversidade temática, cultural e
      geográfica do processo FSM (segundo semestre de 2009)
      Produção de tutorial e módulo expositivo a ser apresentado em Porto
      Alegre (segundo semestre de 2009)
      Adaptação de um ou mais sites já existentes no FSM para participação
      interativa de depoentes e publicação de materiais editados (segundo
      semestre de 2009)
      Lançamento da campanha em Porto Alegre com exibição de trechos das
      entrevistas (janeiro de 2010, uma manhã)
      Atividade de formação de captadores de história para atuar no próprio
      evento (janeiro de 2011, uma tarde)
      disponibilização de parte do material para uso pelos demais GTs de
      comunicação do FSM (janeiro de 2011, todos os dias do evento Porto
      Alegre)

      Recursos demandados até Porto Alegre

      1 pessoa para coordenar pesquisa de possíveis entrevistados/as no
      universo do FSM (seis meses)
      1 pessoa para produção/orientação das entrevistas (seis meses)
      1 pessoa para edição dos conteúdos de texto (4 meses)
      1 pessoa para edição dos conteúdos de vídeo (4 meses)
      tradução dos conteúdos e legendas
      organização de tutorial em 4 linguas
      recursos audio-visuais empregados para captação, edição

      Continuidade, em 2010

      Animação da campanha por internet (equipe de trabalho, 2 pessoas)
      Disponibilização de módulo orientador para entidades interessadas em
      promover ou financiar a captação de depoimentos relacionada a
      diferentes temas ou regiões
      Captação ou formação de captadores de história nos eventos do
      calendário FSM 2010-2011
      Possibilidade de exposição e/ou livro dos 10 anos do FSM em 2011

      Recursos demandados no calendário FSM, começando por Porto Alegre

      Cabine + ilha de captação/edição de vídeos nos eventos
      Transporte e estadia de equipe de exposição e formação de captadores
      em Porto Alegre (10 pessoas/ 4 idiomas )
      Transporte e estadia de equipe de exposição e formação de captadores
      por evento (3 pessoas/3 idiomas)
      transporte e estadia de equipe de exposição e formação de captadores
      em Senegal (10 pessoas, 4 idiomas)

      Entidades proponentes:
      Cives, Instituto Paulo Freire, Ciranda, Museu da Pessoa

      Participantes do GT de Memória da Comissão de Comunicação

      Sergio Miletto
      Rita Freire
      Thais Chita

      Sergio Miletto
      smiletto@...
      55 11 4145 1874

      Em 01/07/2009, às 16:55, Ciranda escreveu:

> [...]
      > for questions.

      • Re: Re: Project/strategy - some questions

        from bettina on Jul 02, 2009 10:25 PM
        can we have a translated version? i do not understand fully this mail!
        sorry!

        2009/7/2 Sergio Miletto <smiletto@...>

> [...]

        • Re: Re: Project/strategy - some questions

          from rita@... on Jul 03, 2009 03:35 AM
          Oi Betina, I strongly agree that we need some basic translations. But
          ... How to solve this problem?

            Eu concordo totalmente que nós precisamos de algumas traduçoes
          básicas. Mas ...
          Como resolver este problema?

          []s
          Rita

          Citando bettina gozzano <bg.64.it@...>:

          > can we have a translated version? i do not understand fully this mail!
          > sorry!

          > --
          > Archive:
          > http://openfsm.net/projects/communication-commission/lists/memory-documentationwg/archive/2009/07/1246573530171

      • Re: Re: Project/strategy - some questions

        from pacofocuspuller on Jul 02, 2009 10:57 AM
        Queridos,
        no intendo se la parte de video che già esta in wsftv sarà duplcada in um
        outro site?
        Creo che già tenemo un sistema che funziona e trabalha.
        Esta anche outra istitucao no mundo che tiene archivio, como por esempio el
        sindacado italiano CGIL e outra universidad.
        Pertanto apprezzando finalmente uno sforzo generale vi chiedo di pensare
        anche a come interfacciare il museo da pessoa no site wsftv donde esta
        espacio memoria.
        Come bettina escriveo solo focuspuller tiene mas che 250 horas de material.
        Muito material faito con el progetto de la memoria africana cominciato in
        Mali e proseguito a Nairobi.
        Per cortesia cerchiamo anche di tenere una visione internazionale visto che
        stiamo parlando di forum social mundial.......
        Tornando a wsftv.net durante e prima del forum di Belem ho chiesto ai compa
        brasiliani di aiutarci nella traduzione di alcuni tools in portoghese ma
        nessuno ci ha aiutato.
        Ottimiziamo quello che c'è e non corriamo in avanti. il mondo di internet
        permette sviluppi inimagginabili.
        grazie
        antonio pacor
        ps voi ad inserir uma proposta assi

        Progetto per organizzazione archivio WSFTV.NET per i video del World Social
        Forum di Belem, produzione di un documentario collettivo celebrativo del
        forum di Belem e  produzione di una mostra audiovisiva per i 10 anni del
        cammino del Forum Sociale Mondiale.

        Durante il forum sociale mondiale di Belem 2009 , come più volte presentato
        nei vari progetti di comunicazione audiovisiva la parte della memoria video
        ha avuto un ruolo importante.
        Una parte del progetto è stata ovviamente già realizzata con la produzione
        di brevi filmati per la condivisione e distribuzione caricati sul sito
        www.wsftv.net e su un ftp client dedicato e di highlights video inviati via
        satellite da Belem all’ Eurovisione per la distribuzione mondiale alle
        televisioni pubbliche internazionali.
        ORGANIZZAZIONE MEMORIA AUDIOVISIVA FORUM SOCIALE DI BELEM 2009
        Ora  va organizzata la catalogazione delle decine di cassette prodotte a
        Belem per permettere la consultazione sul sito www.wsftv.net nella sezione
        dedicata alla memoria audiovisiva dei forum sociali.
        Il gruppo che ha prodotto i video partecipando al progetto complessivo di
        TVForum ha realizzato circa una 80 di videocassette pari a circa 70 ore di
        materiale .
        Come si può immaginare sono molte le ore che vanno dedicate al caricamento
        sul computer per la pulitura delle interviste e testimonianze, poi bisogna
        studiare in relazione a WSFTV.NET e al progetto di sviluppo del sito di
        migliorare la catalogazione e caricare il materiale sul sito. (Vedi progetto
        www.wsftv.net allegato)
        Questo lavoro verrà realizzato sia in Italia a Milano ( focus puller) e
        Belem ( Cepepo e materiali realizzati da Celia Maracaja e altri se
        esistenti) in Brasile e con la collaborazione in rete di anche altri gruppi
        che hanno partecipato a wsftv ed erano presenti al forum.
        Documentario collettivo su WSF2009 Amazzonia Belem
        Proponiamo la realizzazione di un documentario collettivo sul forum di
        Belem  simultaneamente alla organizzazione e catalogazione dell’archivio .
        La proposta è di far montare e ciascun gruppo che partecipò al progetto di
        Belem diversi brevi filmati, di lunghezza e quantità da discutere, in modo
        da avere un documentario di 60 minuti disponibile per la Celebrazione Porto
        Alegre 2010 da proiettare durante il forum.

        Mostra/Installazione  audiovisiva della memoria del forum sociale mondiale
        da realizzare per Porto Alegre 2010. La mostra potrà essere riprodotta per
        la distribuzione.
        Durante l’ultimo incontro del CI a rabat è stata abbozzata un idea al
        Secretario de Cultura della Prefeitura de Canoas, Canoas è una delle città
        vicine a Porto Alegre e che fa parte dell evento di celebrazione dei 10 anni
        del Forum Sociale Mondiale, di organizzare una video installazione con i
        materiali realizzati in questi anni di forum.
        Questo progetto si può fondere perfettamente con l’idea di Ciranda di creare
        un evento sulla pratica della comunicazione condivisa e sui media
        indipendenti e alternativi che in questi 10 anni hanno accompagnato il
        cammino del forum sociale e sono diventati pratica colletiva dei movimenti
        sociali. L’evento ha una rilevanza ancora maggiore se pensiamo al ruolo
        sempre più importante che la Comunicazione dal  Basso come nel caso della
        repressione dei nativi peruviani o in questi giorni della drammatica
        situazione iraniana da dove le uniche notizie arrivano attraverso internet e
        i social network ricopre nel panorama della comunicazione e informazione
        internazionale vedi Iran Perù Honduras.

> [...]

        • Re: Re: Project/strategy - some questions

          from rita@... on Jul 03, 2009 04:06 AM
          Oi Paco, de modo algum alguém deseja duplicar o wsftv, uma das coisas
          mais legais que nossa comunicação criou na rede
          Nem duplicar a Ciranda,
          Nem forum de radios
          sao todos sites diferentes que precisam ser preservados
          queremos reunir tudo que seja comunicação compartilhada em um portal,
          criando ou adaptando o que já temos , para facilitar o acesso e
          inserção de conteúdos
          Sobre a traduçao do site, voltamos ao problema: precisamos de um grupo
          para cuidar das traduçoes.

          De qualquer forma te peço pra nos ajudar a construir o projeto,
          primeiro, dentro dos GT de Midia Alternativa e o de Memória para
          trazermos propostas mais consensuadas para debate na lista, ou
          fazemos, como vc diz, um cassino. Também precisaremos conversar
          bastante com o GT de Infra e Tecnologia pq todo esse debate sobre o
          portal e ferramentas que utilizaremos está aberto ainda.

          bjsss
          Rita

          Citando antonio pacor <apacor@...>:

> [...]
          > i social network ricopre nel panorama della comunicazione e informazione

    from bettina on Jul 01, 2009 10:19 PM
    Hi Hilde, Hi every one,
    thank you for starting the discussion.
    I can speak here as focuspuller group that in these past years have
    collected quite a big amount of video documentation of the wsf around the
    world.
    Many cassets = many hours of testimonies and plenarys are available. Of the
    huge amount of material, in these years, since 2003 at the first European SF
    in Firenze,  the group has been active in coverage and edit material.
    Documentaries of many wsf, and recently for the globalday in 2008,  we have
    also prepared a number of smaller videos that were pubblished on wsftv.
    Since the opening of wsftv a year and a half ago, focus puller has
    contributed with a lot of other material from the recent forum and related
    events and from his archive, pubblishing on wsftv.
    Wsftv is the only website where one is able to share videos, that means
    anybody can upload and/ or download material to be used for social movements
    activities of any kind.
    We heve a lot of unedited material also.
    Memory is  text, audio, video documentation related to wsf and we have tonns
    of video material that is available. To be able to at least catalogue it all
    and pubblish it all,  we need a lot of time (funds!), and in the idea of a
    common database, a common criteria of catalogation should be defined better,
    I think.
    Some ideas were developed by us sometime ago, but not having time/funds to
    carry on it, we were forced to not accomplish what we wanted to do. one
    thing is about finding the less number of subjects as possible where to
    contain every document we have. I had seen a good list in some website....
    I'll look for it again and send it for discussion.
    Concerning video collection of memory, I would say that wsftv  is the
    database tool for everyone. it needs some developing, but a structured idea
    and project for implementation of this database is almoust ready and
    includes a possible answer to some of your Hilde's questions.

    thats all for now,
    I'll collect all we have written about memory in the past and send it asap.
    ciao a tutti
    bettina

    2009/6/29 Hilde C Stephansen <h.stephansen@...>

> [...]
    > through some kind of portal?
    >
    > I'm sorry these are just questions rather than proposals for now. Let me

    from pierre on Jun 29, 2009 10:49 PM
    (traduccion casi automatica  )gracias Hilde por iniciar el dialogo
    aqui viene una traduccion con dos insumos factuales  sobre puntos que
    tocastes

    two inputs in  italics in hilde's text in english below
    Pierre

    Pierre Obrigada pela Criação da lista! Vou ecrever em inglês, espero que
    TUDO entenderem mundo (se Nao, diga e eu vou tentar traducir ...)

    Tenemos que empezar a pensar en el proyecto o estrategia de la memoria y la
    documentación del grupo de trabajo. En la charla sobre Miércoles 24 se
    sugirió que cada grupo de trabajo tiene un proyecto de propuesta de proyecto
    preparado por el 4 de julio, que es el próximo sábado!

    Esto es sólo un rápido mensaje de ahora con un par de cosas a considerar,
    para tener una discusión.

    Extensión: cómo implicar a las nuevas organizaciones y los participantes?
    Quien ya ha expresado su interés en la memoria / documentación? ¿Quién ha
    participado anteriormente? ¿Quién  podemos invitar?

     *>>> hay mucho interes para la memoria  en el sondeo de rabat se
    manifestaron las siguientes organisaciones  para contribuir en la memoria o
    sea 26 organisacion de 62 declararon interes , con una proporcion
    significativamente mas alta entre las organisaciones miembros del CI  : *

    *5 -MEMORY

    *

    *CI

    *

    17

      *ALLIANZA21 (intl )- NOVA catalunya  - ASC (america latina) - CIRANDA (
    brasil - intl) - CONSEU ( catalunya) - CRID ( FRANCE) - CUT ( brasil) -
    FEMNET ( zanzibar - intl) - GGJ ( USA) - HIC (intl) - IBASE( brasil) - IPF (
    brasil) - MMM - WMW intl - NIGD ( finland and intl) - OCLAE (america latina)
    - PHMvt ( india) - REPEM (america latina) - VIA CAMPESINA ( intl)

    *

    *Obs

    *

    9

      *AMNB ( brasil) - ATTAC TOGO - COMITE PROMOTOR FORO SOCIAL MEXICO - FMAS (
    morocco) - FSMAGH ( maghreb)  - FSMAGH ( maghreb)  - JDPC ( Nigeria) -
    NIGERIA SF ORG COM - RAJ (algerie) -  *

    ¿Qué tipo de memoria y documentación se encuentra dentro del ámbito de este
    grupo de trabajo? Hay muchas cosas que se pueden considerar «documentación»,
    incluyendo:
    1. Memoria  de eventos foros (los informes sobre las actividades etc)
    2. Resultados / resultados de los eventos del Foro (por ejemplo, las
    declaraciones de las Asambleas o los resultados recogidos por  los proyectos
    "resultados")

    *>>> ejemplo de manera de como organisaciones co-organizando actividades en
    un foro pueden declarar resultados y producir una memoria especifica :
    http://esf2008.org/outcomes/list-of-outcomes*

    3. Cobertura de los medios de comunicación producidos por los proyectos
    compartidos (Foro de TV, Foro de la radio, la Ciranda)
    4. Documentos de organización (por ejemplo, los informes de las reuniones
    del CI, la estrategia y los documentos de debate)
    ... y los demás?

    ¿Qué tipo de documentación y la memoria que se necesita para 2010/2011?
    ¿Cómo puede ser integrado con los trabajos anteriores? «FSM documentación"
    existe en muchos lugares diferentes, hay un montón de diferentes sitios web
    - que parte de nuestro proyecto será la organización de esta información,
    por ejemplo, vincular a los diferentes sitios a través de algún tipo de
    portal?

     siento que son mas  preguntas  que propuestas por ahora. Dejenme saber lo
    que piensan.

    Abraços,
    Hilde

> [...]

    > Assemblies or results gathered by 'outcomes projects')
    >
    > *>>> examples of how organizers of activites in an event can produce a
    specific memory of outcomes