• Plano de Comunicaᅢ댃o 2010 - Portuguᅢᆰs

last modified October 21, 2009 by Rita

  • Plano de Comunicação 2010-11 [em construção]

     

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DO FSM



Proposta para 2010 

Esboço 01, Julho 2009
Esboço 02, Setembro 2009



Histórico


A Comissão de Comunicação é uma das 6 comissões criadas em 2003 pelo Conselho Internacional do FSM. Iniciou suas atividades com os "4 projetos compartilhados" em Porto Alegre, 2005, e Nairbi 2007, e com mais 6 projetos estruturados em Belém 2009. Também foi responsável por apoiar a comunicação e informação para o Dia de Ação Global em 2008.


A Comissão de Comunicação tem um plano de trabalho baseado em 8 Grupos de Trabalho, revisto nos encontro do Conselho Internacional em Berlim (2007), Abuja (2008) e Rabat (2009), reunindo midia (tanto independente quanto a grande imprensa), intercomunicação (entre participantes), comunicação interna, memória, identidade visual e outras "linguagens"(tanto em termos de tradução quanto diferentes sentidos da comunicação, incluindo expressões artísticas)


O plano da Comissão tem sido atualizado e apresentado e aprovado a cada encontro do CI, e seu mandato confirmado a caa vez. Os grupos de trabalho são abertos a observadores e voluntários envolvidos em atividades de comunicação que desejem contribuir para o processo FSM. Existem algumas referências (Propostas de diretrizes, como tomar decisões online, planos de comunicação, relatós de encontros, etc) no espaçao da Comunicação no Openfsm:
http://openfsm.net/projects/communication-commission/project-home


A Comissão opera em coordenação com a equipe do Escritório de São Paulo e tem procurado estimular a dedicação de integrantes das organizações do CI às diversas atividades da comunicação (buscando contribuições e traduções em diferentes partes do mundo)  


Em setembro de 2009, o espaço da Com. Com. no Openfsm.net teunia mais de 80 participantes (dos quais de 15 a 20 contribuem mais regularmente) e várias listas de email para os grupos de trabalho.



Contexto



Há quase 10 anos novas  práticas compartilhadas de comunicação contra-hegemônicas são desenvolvidas no FSM. A experiência acumulada nestes anos permitiram definir melhor o escopo e as possibilidades concretas de atividades de comunicação e informação que foram se tornando práticas-chave para o avanço do processo FSM. A próxima edição reune uma variedade de eventos e datas, que se sucedem durante 2010 e culminam no WSF 2011, em Dakar. O FSM vai saindo do formato de evento anual, promovido por comites das organizações regionais (com exceção do Dia de Ação Global) para uma diversidade de eventos organizados localmente e de datas (mobilizações) promovidas por redes temáticas e assembleias dentro das dinâmicas do FSM.


O desfio agora é estimular a inter-comunicação entre os comitês e participantes, fazer as ligações para que essas datas e eventos sejam percebidas como parte de um processo comum, e fazer este processo visível para os meios de comunicação e a opinião pública em geral. A forma adotada para 2009-2011 (inclusindo momentos/dias dedicados a temas comumns, a exemplo do tema "outras saidas para a crise são possíveis") nos leva a explorar  novos caminhos na comunicação que ajudem a inclusão massiva de novos atores no processo.

Os envolvimentos das organizações membros do CI no processo de comunicação é a principal condição para o sucesso destas propostas, assim como a participação ativa e a sinergia com o comitê organizador do WSF 2011, em Dakar. 




Plano de Trabalho


De acordo com a estratégia geral e objetivos estabelecidos no Encontro do CI em Rabat, em Maio de 2009 (ver apêndice abaixo), a Comissão de Comunicação esboçou uma agenda geral, a ser confirmada pela produção do Grupo de Trabalho do CI para 2010.

1. Comissão de Seminário Estratégico
Encontro de dois dias para discutir em profundidade as questões da estratégia de comunicação para o processo do FSM a médio e longo prazo, trabalhando em rede e promovendo um plano detalhado de trabalho para 2010 e 2011, partindo da experiência do Dia de Ação Global e de Belém. Este encontro poderia envolver integrantes da Comissão de Metodologia, bem como o GT 2010. A data será definida ainda (depende também de recursos), possivelmente para Janeiro de 2010.



2. Comunicação compartilhada e midia alternativa 

As seguintes tarefas são sínteses das propostas:


> Facilitar a comunicação compartilhada entre os eventos 2010, construindo WSF 2011

Interagir com os Comites Organizativos dos eventos para estimular a formação de núcleos de comunicação compartilhada e sua integração com os projetos existentes para promover trocas e colaborações na cobertura do WSF (antes e durante cada evento), promovendo a cobertura copyleft das midias alternativas através da Ciranda e envolvendo outras redes; usando a celebração dos 10 anos do WSF como ocasião para refletir e construir a experiencia da comunicação compartilhada

Interact with the Organizing Committee of events to stimulate the formation of nuclei of shared communication and their integration with the existing projects that promote exchange and collaboration in covering the WSF (before and during each event); promote the copyleft coverage by indipendent/alternative media through Ciranda and involvement of other networks; use the celebration of 10 years of the WSF as occasion to reflect and build on the experience fo shared communication.

> Forum de Radios
Uma campanha em seis linguas para promover os Fóruns e suas cobertors para radios das Americas, Europa, Africa, Asia and Australia. Facilitar programas coordenados, spots, em diferentes linguas (Portugues, Espanhol, Frances, Alemão, Inglês, Arabe, Swahili). Envolvimento especial da comunidade de radios mundial.


> Fórum de Tv and video– wsftv.net


Consturi uma comunidade de vídeo online que seja capaz de cobrir cada forum  rumo a Dakar em 2011 conforme definido em Dakar; abrir para cada forum um canal específico no site de vídeo, relacionado e linkacom com outros sites do FSM. Desenvolver o arquivo de Memória de Video do wsftv (que existe desde o Dia de Ação Global em 2008) com mapeamento, catalogação e inserção de todos os materiais de video passados, consolidando um banco de dados de vídeo.



3. Imprensa e facilitação do trabalho da midia (mainstream) internacional 
Prosseguindo a experiência do GDA e WSF09, a Comissão buscará um trabalho coordenado e descentralizado com a imprensa internacional e através de uma rede de jornalistas que cobrem o forum ha muito tempo.


> Aumentar a visibilidade do WSF na opinião pública mundial com uma identidade coerente e facilitar a coordenação de pools de imprensa entre esses eventos, com os comitês organizadores locais e as redes do Conselho Internacional.
> Facilitar a cobertura do processo  WSF2010 e 2011 pela grande imprensa (publica e comercial), com um centro de mídia virtual contendo notícias atualizadas e materiais de suporte em 6 idiomas

> Ativar relaçoes consistentes com jornalistas e meios em nível internacional, promovendo uma rede de jornalistas ligados ao FSM (possivelmente incluindo co-organização de um evento)

Buscar contribuições editoriais de conhecidos jornalistas/ativistas
> Sinergia com o escritório doFSM em São Paulo e todos os grupos de imprensa formados para os eventos locais
> Produzir presse clippings de imprensa e de organizações

> Facilitar a distribuição de conteúdos por satélite / Eurovision



4. [Online] Participação e comunicação interna


Muitas das 30 organizações presentes em Rabat (bem como os mais de 30 observadores) que responderam a um questionário da Comcom, quando perguntadas/os sobre qual a área de comunicação para a qual gostariam de contribuir, manifestaram como principal interesse as seguintes áreas de comunicação: informações sobre o processo do FSM, dintercomunicação remota (ou participação à distância), sites e estratégia na internet.

> Trabalhar em estreita colaboração com o grupo de 2010 que está definindo os elementos comuns que devem ser divulgados amplamente e de forma consistente. O objetivo é dar uma identidade coletiva para 2010 e mobilizar os participantes em potencial (tanto organizações quanto indivíduos)

> Reformular o site  institucional (forumsocialmundial.org.br) juntamente com o Escritório de São Paulo, e torná-lo um portal mais voltado a conectar o universo do FSM "(eventos, participação e processo, inscrições, doações online, memória, multimídia [vídeo , rádio, outros meios de comunicação], media center ...]

> Melhorar o boletim e vinculá-lo ao banco de dados dos participantes do FSM (a ser criado após a experiência do Fórum Social E.U. com CiviCRM)

> Promover o Fórum Social Expandido (Sfex) em todos os eventos onde for possível. A iniciativa de Belém Expandida, que consistia em 30 "atividades remotas e conectadas" auto-organizadas localmente e envolvendo centenas de pessoas, através de chats de vídeo entre os grupos, permitiu acumular uma experiência prática inovadora . Ela tornou possível a formulação do conceito de "evento expandido", que ao invés de uma modalidade puramente técnica é toda uma organização e mobilização com uma abordagem participativa que permite quebrar a barreira do custo de viagens e inclui muitos novos participantes na dinâmica de um evento do FSM.

> Trabalhar um conjunto de ferramentas online para facilitar a participação de organizações e indivíduos (consolidar OpenFSM tornando seu uso mais amig

avel e compartilhar um multi-site do evento com formas em comum de inscrição, aglutinação e sistema de pagamento on-line, a partir da experiência do

Fórum Social Europeu).
 


5. Documentação e Memória 

Uma das partes mais frágeis do processo FSM é a capacidade de recolher, organizar e mostrar as propostas e resultados que emergem das suas dinâmicas, bem como usar tanto seus conteúdos quanto documentação sobre a qual trabalhar.



> Estimular a criação de grupos de memória e documentação em cada evento do calendário  2010-11, intercambiando com eles experiências acumuladas em alguns eventos passados, encorajando pessoas e grupos a produzir sua documentação e compartilhá-la

> Os grupos de Memória podem ser auxiliados através de "formulários"comuns para documentar atividades e resultados, e tornar seus eventos visíveis em bancos de dados online.

Estas atividades ( e outras conectadas com elas, como o Projeto de História Oral e o projeto de Memória Audiovisual de Belém 2009 e de Porto Alegre 2010) deveria ser compartilhado com a Comissão de Metodolgia do Conselho Internacional.

> Contatar e dialogar com organizações que expressaram interesse em contribuir para a Documentação e Memória no Encontro de Rabat em Montreal



6. Infrastrutua e Tecnologia

 

As experiências anteriores com o desenvolvimento dos sites do WSF provocou formação de uma equipe técnica de web e um grupo de suporte em software com o propósito de trabalhar em conjunto com a comunidade de desenvolvedores pelo mundo em busca das melhores soluções técnicas dentro do contexto político do FSM e para promover o uso do software livre.


As tarefas incluem: organizar servidores e hospedagem, transmissão de dados, software e banco de dados para as diferentes necessidades da comunicação, assim como assegurar que a infraestrutura para a comunicação seja priorizada e garantida nos próximos eventos do WSF.



7. Identidade visual e outras "linguagens"
Conforme discutido no GT FSM2010, e para uma coerencia geral  entre as páginas e ferramentas online promovidas pelo WSF,são necessários alguns elementos de identidade visual comum para fazer a imediatamente visível a conexão entre os vários eventos de 2010


> Promoção "marteriais"comuns para o FSM 2010 (design gráfico, logo, banners, identidade visual geral), em formatos digitais abertos para serem compartilhados, adotados e promovidos pelos eventos e pela comunicação viral. 


> Promoção de possibilidades culturais, artísticas e dialógicas da comunicação: outras "linguagens"da comunicação" (dimensões culturais, além de imprensa e internet) que emerjam das dinâmicas do FSM, ligando os vários eventos. .



8. Campanhas e doações online
Desenvolver uma campanha global pela sustentabilidade do WSF (baseada na apropriação do FSM pelos participantes e organizações do processo  FSM e promover um sistema de doações online e todos os wsf websites conectados com o banco de dados dos participantes. 


Toda a documentação dos projetos, na íntegra ou em progresso, pode ser encontrada no espaço da Comissão de Comunicação e dos grupos de trabalho no opefsm :

http://openfsm.net/projects/communication-commission/project-home



____________

Apêndice



1. Promover a chamada à participação no processo de 2009-2010, incluindo os/as que não podem vir para os grandes eventos

2. Tornar visíveis as propostas saídas das Assembléias de Belém e seus desdobramentos

3. Criar a identidade visual (logotipo, slogan ..) para o processo de 2009-2010


4. Abrir a ampliação do processo de comunicação de modo a contemplar - além dos eventos em curso no WSF - a participação de muitos atores da sociedade civil e individuos (Fórum Social Expandido)


5. Identificar, nos comitês organizadores dos fóruns, até o final de 2010, uma pessoa responsável pela comunicação agindo de forma coordenada com a Comunicação da Comissão de IC

6. Organizar de forma funcional e multilingue os sites que serão utilizados em processo de 2009-2011 para informações e participação

7. Promover as práticas de comunicação compartilhada, com base na experiência acumulada do fórum

8. Reforçar a capacidade operacional da Comissão através de contribuiições de integrantes das organizações do CI

9. Atualização e contato com a lista de participantes, jornalistas e meios de comunicação dos  fóruns mundiais e regionais anteriores

10. Desenvolver conjuntamente os aspectos de comunicação dos eventos do FSM 2011 entre a Comissão Organizadora e Comunicação da Comissão do CI

11.Promover  uma campanha mundial para a auto-sustentabilidade do FSM (em termos de tempo dedicado ao processo e recursos econômicos)


A comissão está formulando um documento com diretrizes a ser enviado enviado ao IC.