• dibco1 2020 discusionfsm input33 pt

last modified October 13, 2020 by facilitfsm

DIBCO1 initiative FSM/WSFDibco-seul-mini.png   EN - ES - FR - PT 

O Fórum Social Mundial completará 20 anos em 2021! Um grupo de facilitadores está examinando a possibilidade de organizar um novo fórum na Cidade do México. É claro que tudo dependerá do desenvolvimento da coronacrisis.

Todos nós sabemos que o mundo mudou muito desde 2001 e o primeiro FSM em Porto Alegre. Naquela época, os fundadores do fórum conseguiram escrever uma 'Carta de Princípios' para fixar as regras do jogo e evitar que o fórum se tornasse um espaço de conflitos em vez de um espaço de convivência e convergência. Longe de nos ajudar, as regras do 'espaço aberto' foram @ 1 recentemente interpretadas dogmaticamente e o fórum não foi capaz em nenhum momento crucial da história atual, @ 2 exceto em uma única circunstância e como exceção, se expressar como um sujeito político global.

Houve várias iniciativas no passado para @ 3 sair deste impasse e falar com uma voz política em nome do Fórum. Pense na enorme manifestação de 15 de fevereiro de 2003 contra a guerra no Iraque, iniciada no Fórum. Vários participantes 'históricos' do FSM assinaram o 'Manifesto de Porto Alegre' @ 4 - uma tentativa de quebrar o consenso paralisante - e agora assinaram outro apelo para que o @ 5 mude de 'espaço aberto' para 'um espaço de ação' , não para fazer um programa político global @ 6, mas para interagir com o mundo exterior. Frei Betto, Atilio Borón, Bernard Cassen, Adolfo Perez Esquivel, Federico Mayor, Riccardo Petrella, Ignacio Ramonet, Emir Sader, Boaventura Santos, Roberto Savio e Aminata Traoré assinaram esta primeira mensagem.http://openfsm.net/projects/dibco1/dibco1-2020-discusionfsm-input26-pt

Esta iniciativa não visa impor uma posição política a um coletivo que sempre foi e será muito diverso. No entanto, em um momento o mundo está em perigo de colapso ecológico e em uma grave crise com um fascismo emergente, capitalismo financeiro dominante, racismo e patriarcado, em um momento em que jovens, mulheres e outros oprimidos estão mais uma vez nas ruas para exigir justiça e políticas ecológicas sustentáveis, o Fórum não pode estar ausente. @ 7 É um dever moral e político parar a autorreflexão e falar com o mundo e nele agir.

É por isso que os signatários desta mensagem querem mudar o FSM para mudar para o mundo. @ 8 Achamos urgente democratizar o Fórum, suas estruturas e sua governança. A lógica e a história impõem uma mudança que deve ser fruto de uma discussão aberta e participativa. É fundamental introduzir uma governança que nos permita passar de um espaço aberto a um espaço de ação. @ 9 Propomos, portanto, que o Conselho Internacional integre as novas forças sociais que se mobilizam em todo o mundo, @ 10 que procuremos constituir um órgão mais representativo que possa consultar a nossa Carta de Princípios de forma a adaptá-la às novos tempos do século XXI, @ 11 que damos lugar aos fóruns regionais e temáticos, @ 12 que organizamos dias internacionais de ação,@ 13 que podemos discutir o caminho a seguir para fazer do FSM um sujeito político global. Este não será um caminho fácil e exigirá a abertura e a boa vontade de todos nós para criarmos um corpo eficiente e capaz de falar ao mundo. Existem muitas possibilidades para fortalecer a governança e democratizar o FSM. @ 15 Esperamos muito que apareçam para que possam ser discutidos democraticamente. 

Gostaríamos de convidá-lo a participar desta reflexão coletiva. É uma tarefa urgente que pode contribuir para moldar o 'outro mundo' que tanto desejamos e necessitamos.

@ 16 Se concordar, assine este apelo.

Esta é a carta dos movimentos brasileiros UM DIÁLOGO NECESSÁRIO  http://openfsm.net/projects/dibco1/dibco1-2020-discusionfsm-input28-pt   (documento aberto para adesão) 

Boaventura 23 de agosto de 2020 na lista de armas de destruição em massa