• dibco1 2020 discusionfsm input38 pt

last modified October 13, 2020 by facilitfsm

DIBCO1 initiative FSM/WSFDibco-seul-mini.png   EN - ES - FR - PT 


FORUM SOCIAL MUNDIAL

Ações para um outro mundo possível

O FSM tem gerado, nos seus encontros mundiais, regionais e temáticos, inúmeras ações e iniciativas. São resultados dos encontros, articulações e alianças construídas no espaço aberto e autogestionados pelas organizações participantes que são, em última instância, as reais protagonistas das ações. @1 Gerar ações, aliás, foi desde o começo o objetivo maior da carta de princípios e da metodologia inovadora do FSM que criou um espaço livre, diverso e democrático para que as ações tivessem maior potência e alcance quando postas em prática. 

Tem havido da parte de alguns membros do CI e de algumas organizações uma demanda para que o FSM seja mais ativo @2 no impulsionamento das ações. É uma demanda legitima já que são as ações que transformam o mundo. @3 Ações no plural já que a magnitude e a complexidade dos desafios exigem múltiplas e diversas iniciativas: manifestos, mobilizações, manifestações, campanhas, denuncias, intervenções junto a instituições governamentais e internacionais, constituição de mídias e comunicação alternativas, produção de conteúdo em jornalismo investigativo, ações judicias em tribunais locais, nacionais e internacionais, em temas políticos, sociais, econômicos, jurídicos, de gênero, de raça , de direitos humanos, ambientais e culturais são apenas alguns exemplos de ações empreendidas pela sociedade civil. 

Não há uma bala de prata que irá resolver todos os nossos problemas. A diversidade do povo do FSM é a sua riqueza, @4 todas as iniciativas precisam ser respeitadas e valorizadas. O FSM é o espaço ideal para a gestação, convergência e o fortalecimento das ações, atuando e impactando tematicamente, localmente, regionalmente e globalmente.@5 Fortalecendo seu papel de ator político.

Neste sentido podemos renovar e pensar em organizar os próximos fóruns mundiais da seguinte forma:

- *1 dia e ½* para eventos de apresentação por organizações de @6 NOVAS INICIATIVAS DE AÇÃO. A apresentação buscará viabilizar as propostas de novas ações por comprometimento de uma ou algumas organizações participantes do evento a transformar as propostas em ações concretas;

- *1 dia e ½* para eventos de apresentação por organizações de @7 INICIATIVAS E AÇÕES JÁ EM ANDAMENTO. A apresentação buscará prioritariamente a adesão de novas organizações, fortalecendo e expandindo as ações. Estas Iniciativas em andamento poderiam tentar buscar parcerias e alianças;

- *1 dia* para uma apresentação sucinta por um @8 grupo redator das novas iniciativas e ações e daquelas em andamento @9 numa plenária e para a mídia. Será uma apresentação dos resultados e balanço do Fórum. @10 Esta apresentação buscará novamente reforçar a viabilidade de novas ações ao facilitar adesões e comprometimentos, reforçando e expandindo ações em andamento e dando visibilidade às propostas das novas ações e ações em andamento.

@11 Será muito importante a transmissão online das apresentações e @12 visibilidade a todas as ações no site do FSM. @13 Cada ação deverá oferecer uma orientação para adesões e apoios que ajudem a viabilizar novas ações e fortalecer e expandir ações em curso.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: @14 é fundamental investir para constituir um setor de comunicação potente. Isto tem sido uma grande vulnerabilidade nossa há muito tempo. Não nos falta conteúdo. @15 Falta comunicação que alavanque as propostas e as ações. @16 Muitas vezes atribuímos erradamente a responsabilidade de determinadas fragilidades a alguns fatores quando o problema está na comunicação. Isto nos fragiliza e pode conduzir a erros de diagnostico.

@17 Cremos que esta proposta possa reforçar e expandir ações para um outro mundo possível. As próximas edições teriam sempre a marca do FSM @18 com o subtítulo "Ações para Um Outro Mundo Possível". @19 Poderemos orientar os fóruns temáticos e regionais a adotar metodologia semelhante, priorizando o surgimento de novas ações e reforçando as ações existentes.

Esperamos que esta proposta possa contribuir para o debate.


*Oded Grajew*