• event2014 forum energia brasilia

Wiki modificadas recientemente August 28, 2014 por facilitfsm


 

Prezados participantes do FST Energia

Viemos através deste, agradecer à todos e à todas que ajudaram na realização desse projeto, como objetivo central o encontro de causas e lutas voltadas para a temática de ENERGIA, de forma autônoma e independente, onde a sociedade civil protagonizou o processo como um todo e no qual estiveram em torno de 500 pessoas.

 Foi mais de um ano de organização, coordenados por um grupo de entidades que auxiliou a idealização e execução do FST Energia. Desde então, todo o processo foi pensado e montado de forma a garantir a máxima autonomia das entidades e movimentos sociais envolvidos na produção de novas fontes energéticas, na descentralização da produção de energia e na voz dos afetados por grandes projetos.

A realização do FST Energia contou com recursos vindos de organizações internacionais e nacionais com os quais foi possível garantir condições necessárias para o acontecimento do encontro e apoiar a participação de grupos afetados pelos grandes projetos energéticos. Sem esses recursos, dificilmente a sociedade civil poderia ter criado um espaço amplo e livre para a abordagem do tema da energia.

O evento contou também com o apoio da Universidade de Brasília, através do Decanato de Extensão,  com o apoio da Secretaria de Governo do Distrito Federal, com a direção do parque da cidade que cederam espaços e apoiaram na infraestrutura do evento.

 Por fim, e não menos importante, o FST Energia contou com o envolvimento  das entidades e movimentos sociais que participaram, e, que, foram os protagonistas principais de um processo que visou a apresentação de novas perspectivas, além da possibilidade de forjar novos projetos e parcerias entre entidades e movimentos afins. A Campanha Energia para Vida que foi lançada durante o FST energia expressa muito dos anseios discutidos e protagoniza uma nova etapa para a qual todos são convidados ao engajamento assinando a petição que é enviada a todos os candidatos à Presidência da República: http://www.umagotanooceano.org/peticao/energia.para.a.vida.html

À todos e à todas que possibilitaram fazer do Fórum Social Temático Energia um espaço possível, nosso agradecimento.

Abraços

 

Em reunião convocada pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, realizada no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), aos 9 de dezembro, as entidades da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil presentes decidiram que a realização do Fórum Social Temático acontecerá em Brasília no ano de 2014 e terá o seguinte tema: “Energia – Para quê? Para quem? Como?” Ficou acordado também que a data de sua realização será nos dias 7 a 10 de agosto de 2014.

A primeira reunião do Conselho deste Fórum será realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2014, em Brasília. Para esta reunião são convidadas as organizações e entidades que estão envolvidas com a problemática da energia e que têm propostas e experiências de utilização de energias renováveis.

Nesta reunião será constituído um Comitê Facilitador para articular e dinamizar o Fórum Social Temático. Do Fórum deverão participar indivíduos e entidades de todas as partes do mundo, que irão contribuir no debate e na socialização de experiências exitosas na sustentabilidade da vida no e do Planeta Terra.

Esta temática é de fundamental importância e urgência na atualidade, sobretudo diante dos fracassos das Conferências oficias sobre o clima, das políticas energéticas insustentáveis e na contramão da história, como o caso da energia nuclear, e dos desastres socioambientais. O Fórum Temático segue a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial, com uma dinâmica participativa que procura ultrapassar os limites da democracia formal. Interessados podem fazer suas contribuições.
Mais informações, a partir de fevereiro: www.fmclimaticas.org.br

Clecir - Secretária do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social
Fone: 61-34478722/ 82022564
skype:fclimaticas
End: SGAN 905, Bloco B, Sala 03
CEP: 70790-050 - Brasília - DF

 

__________________________________________

Vem aí o Fórum Social Temático: “Energia - Para quê? Para quem? Como?”

 

Em reunião convocada pelo Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, realizada no CCM, em Brasília, DF, aos 9 de dezembro de 2013, as entidades da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil presentes decidiram que a realização do Fórum Social Temático acontecerá em Brasília no ano de 2014 e terá o seguinte tema: “Energia – Para quê? Para quem? Como?”

Ficou acordado também que a data de sua realização será nos dias 7 a 10 de agosto de 2014.

A primeira reunião do Conselho deste Fórum será realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2014, em Brasília – DF. Para esta reunião são convidadas as organizações e entidades que estão envolvidas com a problemática da energia e que têm propostas e experiências de utilização de energias renováveis.

       Nesta reunião será constituído um Comitê Facilitador para articular e dinamizar o Fórum Social Temático.

Do Fórum deverão participar indivíduos e entidades de todas as partes do mundo, que irão contribuir no debate e na socialização de experiências exitosas na sustentabilidade da vida no e do Planeta Terra.

Esta temática é de fundamental importância e urgência na atualidade, sobretudo diante dos fracassos das Conferências oficias sobre o clima, das políticas energéticas insustentáveis e na contramão da história, como o caso da energia nuclear, e dos desastres socioambientais.

 O Fórum Temático segue a Carta de Princípios do Fórum Social Mundial, com uma dinâmica participativa que procura ultrapassar os limites da democracia formal.

Agendem a data e preparem suas contribuições!

Mais informações, a partir de fevereiro: www.fmclimaticas.org.br

__________________________________________________________________

FRENTE POR UMA NOVA POLÍTICA ENERGÉTICA PARA O BRASIL

 

ASSUNTO: Convite para reunião que constituirá o Conselho do Fórum Social Temático: “energia – para quê? para quem? como?”

Os representantes das entidades da Frente que estiveram reunidos no dia 9 de dezembro em Brasília com o objetivo principal de encaminhar a realização do Fórum Social Temático sobre energia, já aprovado em reuniões anteriores, estão enviando esta carta a todas as entidades da Frente com os seguintes encaminhamentos:

1.      Como resultado do diálogo sobre a denominação deste fórum, ele tem a seguinte Título: “Fórum Social Temático: Para quê? Para quem? Como?” (FST-Energia)

2.      Analisadas as diversas possibilidades de local e data, levantadas a partir de contatos realizados, chegou-se à seguinte decisão: o Fórum Social Temático sobre energia será realizado em Brasília, de preferência na UNB, nos dias 7 a 10 de agosto de 2014.

3.      Para sua organização, torna-se necessária a organização das seguintes mediações:

a) um Conselho do FST-Energia – constituído pelas entidades corresponsáveis pelo evento;

b) um Comitê Facilitador – constituído por pessoas de algumas das entidades do Conselho, com a função de viabilizar as decisões tomadas;

c) diversas Comissões, a depender da necessidade para garantir algumas das dimensões do evento.

4. Foi definida que a primeira reunião do Conselho será realizada em Brasília nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2014 (em local a ser definido pela secretaria do Fórum MCJS).

5.      Tarefas Imediatas:

a)      Pe. Nelito e Ivo assumiram elaboram uma primeira Notícia sobre o FST-Energia, estimulando as pessoas a reservarem a data do evento e a iniciarem sua preparação para participar dele.

b)      Chico , Maini e Ivo assumiram a elaboração de  proposta de Documento de Apresentação e de Convite para o FST-Energia, que será estudada e aprovada por consenso pelo Conselho em sua primeira reunião.

Esta carta, enviada pela Secretaria do Fórum MCJS em nome das entidades participantes, tem como objetivo convidar a sua entidade para participar da reunião do Conselho do FST-Energia, que iniciará às 14:00 do dia 12 e se estenderá até as 17:00 do dia 13 de fevereiro de 2014.

A pauta desta reunião será a tomada de decisões em relação a todo o processo preparatório e à realização do FST-Energia. Caberá a ele aprovar o Documento de Apresentação e Convite para o evento, indicando local, data, critérios de inscrição, programação etc. Será no Conselho também que será constituído o Comitê Facilitador e as Comissões necessárias. Como responsável por tudo que ser refere ao FST-Energia, será necessário definir a periodicidade e as datas das suas reuniões até agosto.

O desejável é que cada Entidade que constitui a Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil participe do Conselho através de um de seus membros, evitando que outros tomem decisões sem sua participação.

Como todo o Fórum Social Temático, na perspectiva do Fórum Social Mundial, deve ser autogestionário, lembramos que cada entidade deve assumir os custos da viagem de seu representante – por isso, providenciem a compra de passagens imediatamente. Como parte da prioridade desta temática em sua missão e programação, o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social assumirá os custos com a alimentação para todos os participantes, e de hospedagem para os que virão de longe e não tiverem amigos ou familiares com quem se alojar, ou condição de pagar diária de hotel.

Para fazer reserva de espaço adequado para a reunião e prever a hospedagem para os que necessitarem, é absolutamente necessário que cada entidade comunique o nome de seu representante à Secretaria do Fórum MCJS até o dia 10 de janeiro de 2014.

Certos de que contaremos com a participação de todas as entidades da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, subscrevemo-nos, desejando a todas e todos um Feliz Natal e um 2014 repleto de energia!

 Brasília, 13 de dezembro de 2013.

 

Clecir M. Trombetta

Ivo Poletto