• pfsm21 input3;3

last modified May 29, 2021 by facilitfsm


sobre plataforma de apoyos 

@3 texto inicial SEIP.fsm -  @3.1texto completado  -   @3.2 texto comentado pierre  -  @3.3 comentarios sinteticos -  @5 notas reuniones - @5.5 3 marcos de trabajo

COMENTARIOS SINTETICOS  SOBRE EL TEXTO @3.1     POR    @1TIBURCIO     @2RITA     @3PIERRE

 

TIBURCIO 

Prezad@s,

Considero que o texto apresentado por François expressa muito bem os fundamentos básicos, os propósitos e o caminho a seguir por este grupo.

Entendo que o CI, após várias abordagens de balanço do FSM Virtual, talvez tenha chegado a duas conclusões principais:

1. Seguimos coletivamente rumo à construção do próximo FSM no México em 2022; e

2. Buscaremos construir de fato um processo do FSM continuo, permanente, crescentemente agregador e mobilizador e com o máximo de relevância política em nível hmundial.

Evidentemente não conseguiremos fazer isso da noite para o dia, é claro.

Mas é necessário e indispensável tentarmos evitar que o processo do FSM continue sendo basicamente uma sucessão de eventos interrompidos de dois em dois anos.

Para construir esse processo contínuo, permanente, a mobilização e a comunicação são essenciais e fundamentais.

Como muit@s de nós afirmam faz tempo, Rita em especial, "comunicar para mobilizar; mobilizar para comunicar".

Então, apoio que o trabalho deste grupo, composto por representantes de organizações comprometidas faz muito tempo com a Comunicação do processo do FSM, busque construir um Site, um Portal, que contribua para integrar as várias iniciativas de Comunicação do processo do FSM. 

François indica a ideia de um "hub", que poderá interligar outros sites, de processos em construção - do FSM no México, de FSMs Temáticos, Regionais ou Nacionais etc - ou de memória ativa como o do FSM Virtual, de acervo de vídeos etc etc.

Acredito, por fim, que o trabalho deste grupo visaria se transformar, com os resultados a serem obtidos, numa proposta efetiva para o CI debater, aperfeiçoar, aprovar e adotar formalmente para o processo do FSM.

É a minha contribuição para a nossa reunião de amanhã 12h do Brasil.

Abraços.

 

RITA 

 Colegas, agreguei dois pontos ao documento, muito genéricos ao documento. Que está muito bom. Mas ainda sinto  falta do aspecto da construção coletiva aberta, da política de acolhida e articulação das coberturas, e da comunicação compartilhada entre as mídias livres, que vem se perdendo - até porque acabamos tendo de responder pela parte operacional/instrumental do FSM. 

Como Tiburcio bem lembrou, alguns conceitos são construções da comunicação do FSM - Sua relação intrínseca com a mobilização (Comunicar para mobilizar para comunicar ...) e sua dependência do engajamento da mídia lvre e seus agentes  (comunicação compartilhada). Mas creio que na direção de um projeto para a estrutura e dinâmica interna da comunicação do FSM, claro que olhando para fora, o documento está muito bom.

 

PIERRE

Encontraran en azul agregaciones al texto de francois

Aquí esta la copia del texto http://openfsm.net/projects/pfsm21/pfsm21-input3.1 

El texto está estructurado en varias partes : 

*Origen/fundamentos* - Lineas pragmáticas ( algunas agregaciones) - Definiciones enfoque – 

*Secciones del sitio web* ( di un nombre SEIP.fsm  sitio espacio de iniciativas procesuales/pragmática para hacer mas concreto la cosa, sin prejuiciar de los próximos pasos ) 

*Contribuciones proyectos* a evaluar: es relevante agregar esta lista ( en un anexo?) para aterrizar con preguntas concretas en las ganas iniciales en el grupo que nos motivan en primer lugar. Es ahi donde, tal vez,  llegaremos a definir primeras colaboraciones operativas

*Términos de referencia* para gerenciar las publicaciones en el espacio web ( es una parte agregada para visualizar como puede un funcionamiento posible  - con una sección 1 de oferta metodológica bastante desarrollada imagino

*Referencias* – completando un poco 

El texto dibuja un área de actividad muy vasta, (yo personalmente tengo una visión más modesta)  y varias formulaciones necesitan y necesitaran de cualificaciones. La palabra metodología esta muy visible lo cual me parece relevante

Aquí está un comentario personal más detallado http://openfsm.net/projects/pfsm21/pfsm21-input3.2 

En la medida que se trata de un espacio de publicación y discusión  y no de una camisa de fuerza colectiva, no hay problema mayor. De ahí la importancia de términos de referencia en la manera de “administrar la publicación de contribuciones en el espacio”.