• proposta inicial

last modified August 9, 2009 by facilitfsm

para organisadores de FS GPOA 10 anos

 

Aqui abaixo tem, incorporados em azul no texto de apresentaçao do foro que ja circulou, algums insumos e suggerencias preliminarias, feitos desde o ponto de vista da iniciativa Sfex, da expansao do Foro GPOA10 e do Seminario

A inciativa Sfex (social forum expanded) e um espacio de intercambio de experiencia facilitado pela commisao communicaçao do CI do FSM para promover a idea de expansao dos eventos foros, a qual parece prometedora para a expanso do processo FSM

Esses insumos vem antes da reuniao anunciada do 15 de agosto, para que, mediante uma diffusao feita por vcs aos organizadores do FS GPOA e do seminario, se possa avaliar de maneira mais concreta essa perspectiva de “expansao” desde o inicio de proceso de construcçao e movilizaçao do FS GPOA10, tomando em conta que a “expansao” e uma opcao que enriquece e amplia o proceso de movilisacao, a costo de um esforço logistico modesto (*veja a final do documento)

Comentarios dessas sugerencias sao bemvindos. Eles podem ser tambem colocados na lista de discussao do grupo Sfex, permitindo assim intercambios com personas involvidas em outros eventos de 2010 que se interesam nesse tema de expansao de evento

Abraços

Pierre

(participante em iniciativa sfex)

Elementos principais de sugerencia :

·      A forma “seminario” pode ser difusa ampliamente, embora sem interaccao

·       A forma “seminario” pode ser expandida numa certa medida, com uma interaccao limitada para nao esgotar a dinamica dialogica presencial do seminario. A ideia proposta aqui e que os periodos do seminarios podem ser “replicados” em qualquer lugar do mundo , e participantes expandidos podem fazer contribuicoes e perguntas dentro dum protocolo definido pelo comité organizador do seminario

·      O Fórum Social autoorganisado Dez Anos Grande Porto Alegre e um foro de escala “estadual” que pode ser “expandido” sem problemas, como cualquer outro foro evento, , e no marco de FS GPOA expandida e possivel acolher “atividades expandidas” e “momentos de connexao com participantes em Porto Alegre” . Se entende que o enfoque desse foro e generalista com o tema 10 anos bastante presente.

·      E possivel assim que colectivos que queram se identificar com esse foro/seminario e trabalhar temas do”dez anos”combinem varios modos de participaçao :

-participaçao presencial de delegados/convidados ao seminario, participaçao expandida ao seminario baixo forma de “periodo expandido” , ambas co-organizados com o comité do seminario, que decida os protocolos para isso

-“actividade expandida” local, e “momento de connexoe interactivo com personas presentes em POA” ambos auto organisados, e cadastrados no foro GPOA 10 anos

·      A programmaçao do seminario deixa tardes livres . Isso permite que “os convidados” do seminario possam participar em atividades auto rganizadas de FS GPAO 10 anos , e animar momentos de connexoes auto organizados com collectivos distantes, em especial colectivos com os quais esses convidados/delegados tem relaçoes organicas


 

Fórum Social Dez Anos expandido– Grande Porto Alegre

O Fórum Social Mundial completará, em janeiro de 2010, dez anos de existência.

Ao longo deste período, esta iniciativa de aglutinação, mobilização e articulação da sociedade civil global, mudou a paisagem política do mundo. O FSM nasceu na contraposição ao Fórum Econômico Mundial, realizado a cada ano em Davos, na Suiça, que se organiza na mesma data. Ele teve um papel central em quebrar o “pensamento único”, dialogar com o então nascente movimento altermundialista e oferecer um espaço único de troca de experiências, construção de campanhas e debate de alternativas.

O mundo se alterou muito desde o 1º FSM, em janeiro de 2001. Guerras de dominação foram travadas, em especial no Oriente Médio, gerando movimentos de libertação; o balanço de forças entre as potências hegemônicas foi profundamente alterado; a economia capitalista, então conhecendo uma breve recessão, recuperou-se e se expandiu fortemente, para mergulhar novamente em uma crise agora muito mais intensa e profunda, a mais grave desde 1929; as desigualdades sociais e internacionais se ampliaram; o cenário latino-americano foi transformado com a eleição de governos identificados, em maior ou menor grau, com movimentos populares; as crises energética e alimentar eclodiram, afetando bilhões de pessoas; a crise ambiental se agravou enormemente, em especial pelo aquecimento global, a ponto de se reconhecer que ela ameaça a continuidade da civilização tal como a conhecemos. Vivemos, pois, em um momento histórico muito distinto daquele que viu nascer o Fórum; estamos em um período que alguns tem caracterizado como de crise de civilização.

O FSM foi, ao longo desta década, se modificando, sem perder sua identidade original – a de um espaço de auto-organização das entidades e movimentos da sociedade civil que se colocam o objetivo de lutar por outro mundo, em que as mazelas da globalização neoliberal sejam superadas. O Fórum saiu de Porto Alegre para realizar-se nos diferentes continentes e voltar, em 2009, ao Brasil, realizando-se em Belém, na Amazônia. Passou a se realizar não apenas como evento mundial, mas também através de fóruns continentais, nacionais e locais, transformando-se em um processo de crescente articulação entre as organizações da sociedade civil do mundo. Fóruns temáticos foram igualmente organizados em diversas partes do planeta.

Esta rica trajetória exige agora uma reflexão mais sistemática, capaz não só de avaliar o que fomos capazes de realizar, nossos erros e acertos, mas também projetar possíveis caminhos futuros, na nova conjuntura global que se abre. E nada mais lógico do que retornarmos, para isso, ao local de realização das três primeiras edições do Fórum Social Mundial.

Assim, entidades e movimentos comprometidos com o FSM desde seu nascimento, que hoje constituem o Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo FSM, vão promover um seminário, em janeiro de 2010, em parceria com entidades gaúchas, que permita que esta reflexão estratégica possa ser feita. Esta iniciativa, que estimulou o lançamento do Fórum Social Dez Anos Grande Porto Alegre, nasce em diálogo com a sociedade civil gaucha e com o apoio de diversos governos municipais da capital e da região metropolitana de Porto Alegre.

O Fórum Social Dez Anos Grande Porto Alegre consistirá, então, de duas iniciativas paralelas, um Seminário Fórum Social Mundial Dez Anos, uma reflexão sobre o processo FSM, organizado por algumas entidades e redes promotoras do FSM, e um Fórum Social auto-organizado, que deverá ocorrer na capital e em várias cidades da região metropolitana de Porto Alegre, organizado por um grupo de entidades e movimentos sociais do Rio Grande do Sul.

Para permitir uma maxima participaçao de colectivos que se interesam com o tema de dez anos e nao podem mandar um gran numero de participantes presenciales em Porto Alegre, seja no seminario, o seja no foro social autoorganizado, os comités organizadores dessas dois incitiativas estao explorando maneiras de “expandir”-as, a partir da experiencia de Belem expandida

 O seminário esta voltado para lideranças dos movimentos sociais e das redes, membros do Conselho Internacional, intelectuais identificados com o Fórum e representantes dos comitês organizadores de fóruns.

Os periodos do seminario terao amplia diffusao em internet por forma de transmissao video, audio, e minutas instantaneas. Tambem ofrecerao algumas modalidades de participaçao colectiva a distancia com possibilidade de fazer perguntas ao palestrantes ,e contribuir insumos resultando de “periodos expandidos” trabalhando a partir das minutas dos periodos de porto alegre.

A presença dos convidados para o Seminário na região deverá estimular o conjunto de atividades que serão propostas para a parte auto-organizada do Fórum Social Dez Anos Grande Porto Alegre

Esses “convidados” podem ser considerados “delegados” por parte de suas organisacoes e podem ter mandato de montar “momentos de connexao” auto organizados com seus colectivos “ a casa “

O seminário é uma atividade simultaneamente retrospectiva, comemorativa e prospectiva, uma reflexão não só sobre nossa experiência passada, mas principalmente um debate sobre nosso futuro. Pretende recolher os debates dos comitês organizadores dos Fóruns, que poderão trazer suas reflexões e propostas sobre o processo para serem debatidas conjuntamente, enriquecidas e depois inseridas nas instâncias do FSM, colaborando para a definição dos novos rumos que o processo deverá percorrer.

É também uma aposta na vitalidade do processo no próximo período, devendo estimular e impulsionar o Fórum Social Mundial 2010, que se desdobrará em um calendário de várias atividades ao longo do ano, entre elas o Fórum Temático “Crise de civilização”, que será realizado de 26 a 29 de março em Cuzco, no Peru; o Fórum Social dos EUA, que ocorrerá em junho, em Detroit; o Fórum Social Europeu, que ocorrerá em Istambul, em setembro; o Fórum Social Temático sobre Educação, em setembro, na Palestina; e o próprio Fórum Social Mundial 2011, que ocorrerá, como evento centralizado, na África, em janeiro de 2011.

 Porto Alegre Dez Anos será uma oportunidade de estabelecer um nexo de continuidade ao longo deste processo, acumulando propostas e reflexões, estimulando e subsidiando estes eventos como um processo contínuo.

A participacao expandida em FSGPOA10 de colectivos activos na organizaçao de foros eventos do calendario FSM 2010 seria uma possiblidad de concretizar essos nexos. seja ao seminario baixo forma de “periodos expandidos” o seja ao foro autoorganizado com “actividades expandidas” e com “momentos de connexao interactivos”

O Seminário Fórum Social Mundial Dez Anos, que será precedido de outros eventos correlatos na região, terá a seguinte agenda, ocupando seis períodos em cinco dias:

Dia 25, segunda, manhã: “Dez anos de FSM: uma avaliação global”

Dia 25, segunda, tarde: “Aspectos cruciais dos FSMs”. Quatro grupos simultâneos tratando de Metodologia, Expansão, Comunicação e Finança. O horário terá que ser compatibilizado com o da marcha de abertura.

Dia 26, terça, manhã: ”Uma nova etapa história: convergência de crises e crise de civilização”. Quatro grupos simultâneo tratando da Crise Econômica, Crise Alimentar, Hídrica e Energética, Crise da Política e dos Direitos e Crise Ecológica.

Dia 27, quarta, manhã: “Perspectivas estratégicas do FSM”

Dia 28, quinta, manhã: “Mesa de diálogo e controvérsia: a relação entre governos progressistas e sociedade civil

Dia 29, sexta, manhã: “O FSM como processo: fóruns, campanhas, iniciativas e mobilizações”.

Os periodos do seminario terao uma difusao aberta em internet baixo forma audio video, minutas instantaneas (muito importante garantizar essas minutas) .

Essa e uma diffusao nao interactiva, para qualquer cidadao do mundo que se interesa no tema do forum.

Esse material instantaneo permaneceria on line apos o seminario nos sites do FSM

Tambem o seminario teria um processo de registraçao de participaçoes collectivas a distança, seguindo um protocolo definido pelo comité organizador que poderia comportar “contribucoes” e “perguntas” .

Esse protocolo nao comporta “momentos de connexao interactivos” porque, por uma parte, isso teria uma forte constrangimento na dinamica dialogica do seminario presencial, e, por otra parte, so algums desse momentos poderiam ser incluidos na programaçao do seminario e nao se tem criterio para escolher quais collectivos seriam assim privilegiados .

Nota: O foro auto organisado GPOA dez anos sim pode acolher todos esses momento de connexao auto organizado ( veja abaixo)

Os collectivos poderiam ser considerados “participantes expandidos” do seminario na medida que organizam durante os dias do seminario um o varios “periodo expandido de aporte ao seminario” pré anunciados, relacionados com um periodo do seminario em particular, usando como insumo o material das minutas dinamicas desse periodo;. Se comprometem a mandar dentro de um prazo limitado “contribucoes escritas” resultando desse periodo expandido e enfocadas sobre o tema do periodo referenciado.

Os collectivos seriam listados como participantes expandidos ao seminarios e essas contribucoes seriam incluidas na memoria do Seminario

Tambem os “participantes expandidos” poderiam formular colectivamente por chat escrito “perguntas” durante o decorrer de periodos do seminario. Algums dessas perguntas poderao ser respondidas o durante a sessao ( decisao dos facilitadores do periodo)

Os organizadores do seminario poderiam animar um grupo de palestrantes o moderadores do seminario que se comprometeriam, em um prazo compativel com a publicaçao do material do seminario, a examinar todas as perguntas feitas pelos colectivos participantes a distança, para clasificar-as e fazer respostas adecuadas, tomando em conta a materia do seminario, quer dizer indicando parafos das minutas onde elementos de respostas se podem encontrar, e fazendo respostas especificas se fosse relevante. Assim as perguntas dos participantes expandidos seriam occasao de sistematizar e indexar as minutas do seminario

O Comitê Organizador Gaúcho deverá definir o processo de inscrição das atividades e a dinâmica do Fórum Social Dez Anos Grande Porto Alegre.

O proceso de inscripcao FS GPOA10 seria “expandido”, aberto a entidades querendo organizar durante os dias 25 a 29 “actividades expandidas “auto organizadas fora do territorio do FS GPOA dez anos -

Essas “actividades expandidas” seriam visible no programa de atividades de FS GPOA 10 e podem comportar “momentos de connexao interactivo” com personas presentes em POA, programmados com anticipaçao

Esses momentos de connexao interactivo com personas presentes em POA seriam incluidos no programma de connexao GPOA gerenciado por um equipe GPOA expandida Os organizadores do FS GPOA10auto organizado se comprometeriam a montar um equipe de apoio tecnico GPOA expandida, e providenciar um numero suficiente de salas equipadas para acolher os momentos de connexao ao vivo programmados

Como ja foi dito , os “delegados/convidados” ao seminario sao “animadores naturais” desses momentos de connexao em POA , contrapartes de “seus” collectivos a casa, com os quais eles tem relaçoes organicas . Eles podem convidar otros participante em POA a interactuar –

Esses momentos de connexao podem ter a forma de charlas informais anunciadas so no “programa de connexoes de FS GPOA10 expandida” , o podem ter um formato “actividades conectadas” preparadas e anunciadas tambem no “programa de FS GPOA10”

Esta comunicação é também um convite

-a que todos que se interessem por este debate já se programem e incorporem o Fórum em sua agenda. seja para mandar algums delegad@s a porto alegre, seja para organizar actividades expandidas autoorganisadas na sua cidade, seja para organizar periodos expandidos de aporte ao seminario

Assim um colectivo realmente interesado na dinamica GPOA 10anos pode combinar participaçao presencial de delegados/convidados ao seminario , participaçao expandida ao seminario , actividad expandida local, e momento de connexoe interactivo com personas presentes em POA

-E igualmente para estabelecermos parcerias com organizações participantes do processo FSM para a organização do Seminário Fórum Social Mundial Dez Anos.

-É, por fim, um convite para que prepararem atividades auto-organizadas no Fórum Social Dez Anos Grande Porto Alegre. seja em porto alegre , o sejam actividades expandidas em qualquer lugar do mundo, com posiblidade de momentos de connexao interactivos com particiapantes em POA

 

Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial

Esforço logistico para expansao do seminario e do foro auto orgnaizado

Seminario

1.    Montar equipo de acolhida de participantes expandidos para manter a lista de participaçao e censar os periodos expandido que tera communicacao com participantes expandido e recolhera insumos  e estimular coordenar os otros tres equipos

2.    Montar equipo de sistematizacao do seminario fara respostas as perguntas feitas pelos partiicpantes expandidos, e agregara insumos deles na memoria do seminario e colocara eles nos site fsm ( openfSM) ( util tambem para a dinamica do seminario presencial)

3.    Montar equipo minutas- chat expandido para tomar e mostrar minutas instantaneas nos 5 espaços do seminario (ver por exmplo tecnologia usada no ultimo comite de USSF) tambem recolher/mostrar perguntas feitas pelos participantes expandidos( util tambem para a dinamica do seminario presencial) e

4.    Montar equipo de difusao audio video dos periodos via audio ( com laptopes desde as salas de periodos - e video ( mais pesado mais possivel) e colocar os materiais no site fsm ( wsftv.net)

Foro auto organisado

5.    Montar equipe de apoio “GPOA expandida” para  estimular a expansao do foro em geral ,e em particular actualizar programa de interconnexoes e velar para as salas de interconnexaoes e acolher nelas os participantes em POA para momentos de connexoes

6.    Incluir actividades expandidas na ferramente de cadastramento e programa em FSGPOA10 (sitio evento)

7.    Installar conjunto de salas equipadas con internet e video projetor ( possivel ter com internet por telefone celular, e pedir laptopes e video projetores emprestados com cabos de segurança)