• descripcion iniciativas e agora informe pt

last modified November 14 by facilitfsm

TransitionCI WGs / GTs |                   EN - ES - FR - PT

 logo-fsm2018-bahia.png logofsm.jpg (descarregar documento)

Relatório do GT "Iniciativas y Ágora" para o CI / CFB

(10 de novembro 2017)

Antonio (Mocicc / FOSPA Péru) - Carminda (CTSM / CI Canadá) - Catia (Caritas / CI / CFB Brasil) - Chico (CBJP / CI Brasil) - Fátima (RMM / CFB Brasil) - Gilberto (CONEN / CFB Brasil) - Gilio (CIDSE / CI Canadá) - Hamouda (FMAS / CI Marueccos) - Mandela (Caritas / CI / CFB Brasil) - Pierre (Caritas / CI - França) - Rachel (RMM / CFB Brasil) - Rita (Ciranda / CI Brasil) - Ricardo (Fronteiras Culturais do Brasil) - Salete (CLACSO / CI Brasil)

Metodologia resumida das iniciativas

Complemente a metodologia do FSM com a noção de iniciativa

Em ocasião do FSM 2018, propomos complementar, na metodologia do FSM, a noção de "atividade" (momento de diálogo no espaço do fórum, organizado por uma ou várias entidades participantes) com a noção de "iniciativa" (descrição de uma conjunto de ações, com propósito específico de resistência, criação, transformação na sociedade/país/território, para outro mundo possível, assumido por várias entidades participantes impulsoras).

As iniciativas podem ser existentes, buscando reforço no FSM 2018, ou ser projetadas, procurando  lançamento no FSM 2018. A visibilidade das iniciativas é um elemento que estimula as entidades participantes a pensar sua participação no processo FSM em termos de ações concretas, no período pós-fórum a médio prazo. A evolução do conteúdo descritivo e da lista de assinantes de cada iniciativa reflete a dinâmica das articulações, alianças e convergências entre as entidades participantes do FSM 2018 que são construídas através de comunicações formais e informais.

As iniciativas anunciadas no FSM 2018 são apresentadas-discutidas nas atividades do FSM 2018 : uma entidade que anuncia uma iniciativa também indica em qual atividade FSM 2018 esta iniciativa será discutida. As declarações de assembléias de convergência FSM 2018, assinadas por listas de entidades, são consideradas como iniciativas, e também podem mencionar apoio a outras iniciativas.

O conjunto das iniciativas mostra as ações que as entidades participantes FSM projetam/anunciam até mais o menos 18 meses após o evento. Isso é visualizado no site FSM 2018 com várias listas - por escala, por território, por tema, etc. - e também com um calendário de etapas - ações.

O anúncio de uma iniciativa no FSM 2018, com um limite de 3 iniciativas por entidade, é uma possibilidade opcional para entidades participantes, como é o anúncio de preparação de atividades. Anunciar uma iniciativa, como entidade impulsora desta, implica: 1 / se considerar "entidade participante no processo do FSM", tal como descrita na carta de princípios do FSM, 2/. Registrar pelo menos uma atividade no FSM 2018 e contribuir assim para o processo de diálogos e articulações do fórum.

São as entidades co-impulsoras de uma iniciativa que atualizam de forma autônoma sua ficha descritiva no site fsm2018, a qual menciona: 1/ Para que (propósito específico); 2 / O que? Quando? Onde? (3 etapas - datas de desenvolvimento/plano de ação, com descentralização, tanto quanto possível); 3/ Quem está impulsando? (lista de entidades responsáveis, definida por co-opção) - Quem promove? (eventual lista de promotores-apoiadores-contribuintes); 4/ Onde no FSM 2018? : Em que atividade(s) a iniciativa será apresentada/discutida, com o acordo das entidades organizadoras desta(s). 5/ Pode ser útil, para iniciativas maiores, dar indicações sobre o Cómos? : Como se pode apoiar promover a iniciativa / participar nela? - Como  se funciona, decide, comunica, nesta iniciativa, etc.?

O anúncio de iniciativa é possível a partir do final de 2017 e as fichas iniciativas no site são visíveis até pelo menos setembro de 2018. Uma iniciativa anunciada é considerada "confirmada", para inclusão no Calendário, quando há na sua ficha descritiva a menção de três ou mais entidades de co-impulsoras que participam no FSM 2018 e o link para pelo menos uma ficha de atividade em FSM 2018, onde esta iniciativa será apresentada e discutida.

As entidades co-promotoras de uma iniciativa também podem propor na sua ficha iniciativa no site FSM 2018 links de difusao e adesão para coletar suporte/interesse em linha para sua iniciativa, no âmbito do processo do FSM 2018. Eles se comprometem a compartilhar com o comitê facilitador FSM 2018, os contatos recebidos de pessoas interessadas, já que também estão interessadas ​​no processo-evento  FSM.

Uma maneira de valorar as iniciativas "em conjunto" é o "Calendário de Iniciativas FSM 2018" visível no site web do FSM2018. Este apresenta, por ordem cronológico, as datas-etapas das várias iniciativas "confirmadas", o número de entidades co-impulsoras destas, e um link para cada ficha de iniciativa.

A Ágora das Iniciativas como o momento final do FSM 2018

(Proposta do grupo de trabalho para CI / CFB)

O momento final do FSM 2018 pode ser muito participativo. As entidades têm a oportunidade de divulgar suas iniciativas confirmadas, que são resultados visíveis de sua participação no fórum, em termos de articulações entre entidades para ações específicas. As pessoas têm a oportunidade de expressar, através de "círculos de testemunho", o que os trouxe a sua participação no fórum. Este momento final é uma transição coletiva entre o período "extra-ordinário" de intercomunicação entre participantes durante o evento do FSM e a multiplicidade de suas ações para vir "para outro mundo possível", em todo o mundo.

Em 17 de março, o "momento final do FSM 2018" se organizado como uma "Ágora de iniciativas": um grande espaço onde, por várias horas, milhares de participantes/habitantes de Salvador podem se mover e 1/ Se encontrar, de acordo com seu interesse, com impulsores de iniciativas, 2/ Compartilhar/conocer testemunhos de participação

Tem, na Ágora, um espaço físico para cada iniciativa confirmada, incluindo as declarações das diversas assembléias de convergência. Neste, entidades impulsoras podem receber-incluir novas entidades e pessoas, se coordenar-organizar como iniciativa antes de terminar o FSM, se comunicar na Internet como iniciativa, com fotos e vídeos de grupo, e se entrevistar com a mídia.

Em um momento, durante uma hora, o "Calendário de iniciativas no FSM 2018" toma forma duma cadeia de grupos de pessoas, de acordo com a sucessão das datas-etapas das iniciativas, com cartazes e ondas de  gritos-lemas, propagando-se ao longo desta cadeia. Os participantes da Ágora e a mídia podem caminar ao longo desse calendário inedito, com uma visão poderosa dos resultados do fórum.

A Agora conclui com a distribuição dos participantes em um grande número de "círculos de perspectivas". Em cada um, membros e voluntários do comitê facilitador FSM 2018 estimulam dezenas de participantes a apresentarem-se em 30 segundos, com sua perspectiva de pós-fórum e depois cumprimentar-se, abraçar-se, dançar ao ritmo da música acústica proposta por uma diversidade de grupos musicais.

Grupo de cuidado do calendario de Initiatives

Pedagogia e facilitação da metodologia de iniciativas

Um Grupo de cuidado do calendário das iniciativas no FSM 2018 é formado para assumir, na medida do possível, a seguinte lista de tarefas: 1/ Cuidar da implementação de iniciativas no site FSM 2018, apresentar a metodologia de iniciativas os participantes, respondendo suas perguntas, apresentando seu uso nas assembléias de convergência, 2/ Estar em contato com as entidades co-impulsoras para a publicação das primeiras iniciativas "estimulantes" e para atualizaçao do Calendário até setembro de 2018, 3/ Cuidar durante o evento de um "Quiosque de iniciativas", anunciador da Ágora, e 4/ Preparar a Ágora a baixo custo como momento final, FSM participativo para milhares de pessoas, com infra-estrutura leve, voluntários FSM 2018, auto-organização de entidades impulsoras, e dar lhe ritmo durante sua realização.

O nosso Grupo de Trabalho começou a identificar entidades dispostas a intégrar este Grupo, facilitando, organizativamente, em relação ao CI / CFB, o processo de iniciativas e a preparação da Ágora.

Anexos: http://openfsm.net/projects/transitionci/transicionci-informativas-e-agora-fsm2018 (em espanhol)

Este link é a lista de documentos de trabalho do grupo: doc 2 dá uma transcrição da discussão CI 16 de outubro, o doc 3 foi apresentado no Seminário de 18 de outubro; doc 7 é este documento