Companheiros/as,
conforme prometido, seguem abaixo as respostas solicitadas.

Contem conosco!
abraços
Sheila


Preguntas a responder:


- Existencia del CI:
El CI debería mantenerse? ¿Es posible que sea sustituido por otro tipo de cuerpo (facilitador/ representativo?)

IPF: Sim, o CI deve continuar existindo, deve realizar um papel político, e deve contar com uma Secretaria Executiva mantida pelas instituições que dele fazem parte. As organizações que assumem a Secretaria Executiva precisam ter clareza das atribuições da mesma: promover e coordenar reuniões periódicas entre os membros do CI, atualizar o site do FSM, contribuir com a Memória do processo etc. A Secretaria executiva precisa ter uma atuação permanente, talvez mantida por uma anuidade paga pelas organizações que fazem parte do CI. Organizações com mais condições podem contribuir com um valor maior e as que tem menos condições financeiras podem fazer contribuições simbólicas. ( a ABONG tem um sistema de contribuição que poderia inspirar o funcionamento do CI). Apoiamos o caráter itinerante da Secretaria Executiva que poderia ficar, por exemplo, 2 anos em um mesmo país/continente, sendo então analisada a possibilidade de recondução.

- Composición del CI:
o En el cuestionario del año pasado, la mayoría de los miembros dijeron que quieren que la IC se expanda, pero ¿cómo?
 Con los "nuevos" movimientos sociales, si quieren venir?
 La membrecía actual puede ser clasificada cómo:  activo / asociados / observadores?

IPF: Precisamos de energia nova no CI, com mais gente jovem e engajada. Mas a inclusão de novos membros está diretamente ligada ao sentido e às ações do CI. Enquanto o CI tiver como função apenas decidir onde será a edição seguinte, não faz sentido convidar mais gente. A entrada de novos membros no CI pode ter como critério o engajamento com as ações do FSM nestes primeiros 15 anos, a participação, o envolvimento. Quem esteve no CI nestes primeiros 15 anos pode ser “membro fundador”, por exemplo e os demais “membros associados”.


- Funcionamiento del CI:
¿Hay que abandonar la "horizontalidad” hacia una manera más estructural de la toma de decisiones?

IPF: É preciso ter definições claras das atribuições de cada instância, ou não avançaremos. O CI pode definir, a cada edição do FSM, para onde irá a Secretaria Executiva no biênio seguinte. As organizações que assumem a Secretaria executiva o fazem sabendo que terão recursos, vindos das contribuições dos membros do CI, para realizar ações específicas: promover e coordenar reuniões periódicas entre os membros do CI (virtuais, por exemplo) , atualizar o site do FSM, contribuir com a Memória do processo, articular o recebimento das “anuidades”, prestar contas de maneira detalhada e transparente, elaborar projetos que viabilizem a participação do CI em edições do FSM ou em reuniões presenciais (para os que não possuem recursos próprios).

A gestão deve ser “horizontal” mas com atribuição clara de responsabilidades entre o CI, a Secretaria executiva do CI e o CO.


¿Necesitamos una estructura más clara a fin de mejorar la transparencia y la rendición de cuentas?

IPF: sim, sem dúvida. Conforme já argumentado nas respostas anteriores.

¿Necesitamos una nueva versión del "grupo de enlace" para tareas prácticas, evitando los defectos de la anterior?

IPF: A Secretaria Executiva do CI tendo atribuições claras, contando com recursos para uma atuação permanente e conseguindo funcionar de maneira efetiva, não haveria necessidade do Grupo de Enlace.

- Objetivo y estrategia del CI (y aquí, también del FSM):
podemos claramente evidenciar cual sería nuestro objetivo concreto (más allá de ‘superando el capitalismo / neoliberalismo ´ y, para el CI, el ser ´facilitador ' del FSM)?
¿Podemos discutir una estrategia si no estamos claros en nuestros objetivos? Debemos recordar nuestros debates de más de un año sobre el espacio y / o movimiento y / o acción.
¿Puede el IC ser / convertirse en una especie de un cuerpo de “gobernanza” (perdón por la palabra, no encontramos mejor) para el FSM, con responsabilidades claramente atribuidas y rendición de cuentas?


IPF: Precisamos nos desafiar a cumprir o que está posto no Item 7 da Carta de Princípios do FSM: .... “O Fórum Social Mundial se compromete a difundir amplamente essas decisões, pelos meios ao seu alcance, sem direcionamentos, hierarquizações, censuras e restrições, mas como deliberações das entidades ou conjuntos de entidades que as tenham assumido”. Precisamos pensar em como incidir politicamente, em nossos países/continentes durante os 2 anos que separam uma edição e outra. E o CI é quem deve articular/viabilizar isso. O que fazer com o “Manifesto dos Movimentos Sociais” produzido em Túnis (2015), por exemplo? De que forma as organizações que compõem o CI podem apoiar a difusão de documentos como esse aproveitando inclusive para envolver mais organizações com o processo do FSM? Podemos colocar esse desafio para ser discutido na próxima reunião do CI.

Enquanto a Secretaria Executiva do CI tem função mais operacional, o CI precisa cumprir com sua função mais política.

- ¿Cómo re-politizar el IC?
¿Debemos abandonar la característica no directiva del CI?
¿Podemos organizar más y más profundos debates políticos sobre la situación mundial (según lo exigido por mayoría de los miembros en el cuestionario del año pasado)
Debería modificarse la Carta de Principios?


IPF: Não achamos que deva ser modificada a Carta de Princípios. Os “debates políticos sobre a situação mundial” , citados na pergunta, poderiam se dar pautados pelos documentos produzidos na edição anterior do FSM, o que já cumpriria também com o proposto no item 7 da Carta de Princípios. Grupos de organizações do CI – coletivos de um mesmo país ou região, por exemplo – poderiam assumir debates em seus territórios. Vários desses debates, com metodologias e resultados socializados, poderiam ampliar o potencial de incidência política e despertar o interesse de mais organizações em se somarem ao processo do CI e do FSM.


- Debería re-instalarse el Fondo de solidaridad, con el fin de garantizar la presencia de los movimientos que de otro modo no pueden asistir?
-   Los miembros-as del CI deberían pagar una cuota?

IPF: Nesta questão destacamos 2 pontos. Um é a importância de tentarmos utilizar melhor as tecnologias existentes para viabilizar a participação a distância. Recursos econômicos não podem definir quem participa ou não das reuniões do CI. Precisamos procurar alternativas para a realização de audioconferências, buscando meios para torná-las produtivas. Com relação ao Fundo de Solidariedade, entendemos que as cotas pagas pelas organizações que integram o CI devem manter a Secretaria Executiva e esta, por sua vez, deve se incumbir da realização de projetos e articulações em busca de apoio financeiro para viabilizar a participação de representantes do CI nos encontros presenciais. Tendo uma Secretaria Executiva forte e atuante, articulada e articuladora, talvez o Fundo de Solidariedade não seja necessário.


On 08-06-2015 09:37, Sheila wrote:
Querid@s, Gina, Francine e Giuseepe,
até o final do dia enviaremos as respostas aguardadas.
O questionário está sendo respondido com a participação de um grupo de pessoas historicamente envolvido com o FSM, o que exige um pouco mais de tempo.

Encaminharemos hoje, sem falta.

um abraço
Sheila
On 05-06-2015 10:27, gina vargas wrote:
english bellow

Al Grupo de discusion sobre el CI

En el CI de Tunez se formé este grupo de trabajo para introducir el debate sobre el futuro del CI/FSM. Lo enviamos a este grupo de trabajo  hace 10 dias y no hemos recibido ninguna respuesta, sugerencia u opinion de parte de ustedes.
Cumplir con esta tarea es urgente y para ello hay que enviarla lo antes posible a las listas del CI. Confiamos que durante este fin de semana poodamos tener alguna reaccion de ustedes. Si no es asi, la enviaremos el lunes, hacia el final de la tarde, a las listas del CI.

Francine, Gina.Giuseepe,  

english: 

In the IC in Tunisia  this working group was formed to introduce the debate on the future of CI / FSM.

 We sent this document to this working group 10 days ago and have not received any answer, suggestion or opinion from any of you.
Fulfilling this task is urgent and this document has to be sent as soon as possible to CI lists. We trust that we can  have some reaction from you during this weekend. If not so, we will send it on Monday, toward the end of the afternoon to the CI lists.

Francine. Gina. Giuseppe,