• transicionci iniciativas e agora rumbo a reunion GT metodologia 8 fevereiro

Wiki modificadas recientemente February 7, 2018 por facilitfsm


Bom dia  Gente do GT iniciativa e Agora 

comentando insumos de damien y sheila rumo prossima reuniao do GT metodologia dia 8 a las 10 de salvador e comentando texto 
en amarillo  y rojo algunos  subrayos en el texto 
en azul  algunos comentarios  estimulados por la lectura del texto y conversaciones con integrantes del GCC 

Pierre

 

From: Facilitador FSM 
Date: 2018-02-06 14:25 GMT+01:00
Subject: Reunião de Metodologia dia 8 das 10h às 12h

Caras e caros do GT de Metodologia,

Estamos propondo a realização de uma reunião do GT Metodologia, incluindo uma conexão skype para quem está fora de Salvador, na próxima 5ª, dia 8/02, das 10h às 12h (hora de Salvador) na Vida Brasil.

A proposta de pauta inclui:

- Informes

- Aprofundamento da coerência entre os diversos momentos do FSM 2018

- A meta dum calendario de Futuros FSM2018 

- Ágora dos Futuros 

- a funccao do Quiosco  de contribuica a agora a ao calendario 

- Processo das relatorias

- O que ocorrer

Seguem algumas INFORMAÇÕES SOBRE A METODOLOGIA DO FSM 2018 em construção, que podem ajudar para o debate na nossa reunião.

1-      ARTICULAÇÃO ENTRE CONVERGÊNCIAS, CALENDÁRIO, ASSEMBLEIA E ÁGORA

Temos avançado na proposta de elaboração de calendário, e na concepção articulada da Ágora dos Futuros, das convergências e da Assembleia dos Movimentos. Foi realizada  uma reunião Skype do grupo da Assembleia dos Movimentos (reunião Skype) e diálogos com a secretaria do CI –Hamouda esteve em Salvador no final de janeiro.  

Para as atividades de convergência, queremos sugerir para as organizações a frente das atividades de convergências que vão produzir relatórios desses momentos, que possam orientar a sistematização das atividades em 3 grandes campos/grandes perguntas:

-        RESISTIR: Contra o que?

-    CRIAR E TRANSFORMAR:  Quais as ações propostas? (para potencializar resistências)

-        CALENDÁRIO: Quando? (Ações distribuídas no tempo). 

Os relatos das atividades deverão conter propostas de incidência pós FSM 2018, respondendo às perguntas: RESISTIR: Contra o que? / CRIAR E TRANSFORMAR:  Quais as ações propostas? (para potencializar resistências) / CALENDÁRIO: Quando? (Ações distribuídas no tempo).  


@1 quien da cuenta de las acciones en esto relatos  ? es explicito (assinan entidades) o es implicito?  / en la metodologia de iniciativas hay clara responsabilidade da iniciativa por parte do grupo impulsor - cada grupo usa la metodologia si le parece bien y si quiere hacerlo

calendário de ações futurasconstruído a partir dos relatórios, poderia ser apresentado prioritariamente na assembleia dos povos, territórios e movimentos em resistência. Nessa assembleia, devem estar incluídas as vozes das convergências (ou parte delas).as ativiades de convergencia sao autonoma e podem occorerm onde quiser na programacao excepto 16 de manha  podem o nao contruibuir para o proceso da asambleia de povos)

Calendarios  o Calendario ?.... 

@2 Se entiende que esse "calendario de accoes futuras"  seria "del procesos da asambleia dos povos"      Ahora leyendo la orientacion del texto  de damien y sheila se entiende  que podria varios calendarios specificos, ninguno pretendiendo se El calendario saliendo del FSM, entre otros

-un calendario de la assamblea de pueblos , con el grupo de la asamblea   Este"calendario de accoes futuras"  puede ser presentado en el agora por el grupo facilitador de esta asamblei en su espacio ( ver parte 4) al lado de otras "construcciones"  ( para tomar una palabra propuesta para el agora)

- un calendario  del quiosco  con el GT iniciativas e agora. Los facilitadores del quiosco puedem acoger iniciativas e pueden montar um calendario de datas etapas  de iniciativas no fsm 2018 . 

Las dos metodologias son abiertas,  puede haber grupos que  colocan "propostas de incidencia" en el  proceso dessa asambleia  y colocan la misma cosa bajo forma" iniciativas" en el quiosco

@3  se puede buscar  accordar como montar un solo calendario de futuros FSM 2018 con el principio que cada action deve esta assumida por por lo menos 3 organizaciones identificadas y estar coherente con la carta de prinicpios  ( o diagrama 4 abaixo esta pagina feito neste sentido)
http://openfsm.net/projects/gcc-iniciativas/gccifsm2018-perguntas-frequentes/#ES13  

http://openfsm.net/projects/gcc-iniciativas/gccifsm2018-perguntas-frequentes/#ES10 

 
  

Ágora dos Futuros deveria ser de outra natureza, e reunir, sem hierarquia, os diversos movimentos para expressarem as suas construções. /@5 iniciativas e um termo definido na metodologia de inicaitiva com contenudo formalizado y lista de entiades envolvidas 

Enquanto a Assembleia dos movimentos terá uma centralidade, a Ágora seria pluricentral, em um grande espaço aberto, a princípio a Praça das Artes da UFBA (bem central no campus da UFBA). Foi pensado colocar grandes painéis nos edifícios, ou varal, onde as pessoas vão poder expressar nos dias do FSM essa  construçao, com desenhos, declarações, etc. No dia 17, as pessoas vão poder circular no espaço da Praça e olhar os painéis, participar de rodas de diálogos, assistir performances, etc. A princípio, não haveria uma centralidade do evento da Ágora. 

@6 Es bueno ver la apropiacion de la nocion de agora  espacio horizontal  de intercomunicacion al final del foro , necesita preparar la logistica y tener criterios para la ocupacion del espacio en el agora, y acoger nuevas construcciones/ iniciativas. 

El gt metodologia podria continuar a intercambiar sobre este tema  y tocar las consideraciones en la parte 4  

2-      OBSERVAÇÕES SOBRE AS SISTEMATIZAÇÕES VISUAIS PROPOSTAS

Ficamos de opinar sobre as propostas de sistematização visual elaboradas por Ricardo de um lado, e por Pierre do outro. Foram Recolhidas opiniões de diversas pessoas, em conversas e em reuniões, incluindo na reunião do GF em 19/01.

De forma geral, as pessoas acharam interessante a proposta do Ricardo para expressar a metodologia do FSM 2018. Coloco abaixo observações para ajudar no aprimoramento do desenho:

-        A forma pode ser questionada e poderia ser mudada. Não é uma mandala ressaltam algumas pessoas (foi apresentada algumas vezes com essa denominação). Uma espiral eventualmente poderia ser pensada para o processo dos momentos/atividades do FSM2018. Os círculos mais externos representam o mundo.

-        O ponto de partida deveria mencionar a dinâmica de mobilização, assembleias, GTs, comitês, que foram criados no processo de construção. Não começar apenas com as inscrições. O processo de convergência já começa na construção. Também a divulgação internacional com a participação em eventos mundiais em outros países.

-        A diversidade de movimentos não poderia aparecer nesta mobilização?

-        Falta mencionar Assembleia das Mulheres, outras assembleias e expressar Atividades de convergência.

-        Ato Rumo ao FAMA? Outros atos...?

-        Não usar palavra iniciativas nem inscrição de iniciativas.

-        Os diversos círculos devem ser revistos. O 1º (mais próximo do centro) coloca juntas palavras que são muito diferentes. Isso torna o significado confuso. Talvez mais palavras tiradas dos eixos, mas sem o + entre elas, criando um universo de causas e/ou princípios em volta.

-        Citar o imperialismo não é suficiente. Talvez falar da luta anti-racista, anti-sexismo, anti-colonial... e talvez da promoção dos direitos humanos e dos direitos ambientais.

-        Uma ideia que poderia ajudar na acessibilidade do desenho (mas em uma 2ª etapa, e uma 2ª versão do desenho) seria pensar em ilustrações simples (quase pictogramas) para expressar cada etapa/momento/grande atividade: assembleia das mulheres, inscrições, mobilizações, etc. É uma técnica que está sendo usada e promovida para pessoas com deficiência intelectual (que também serve para pessoas analfabetas) para traduzir assuntos de forma mais acessível.

Sobre as propostas feitas por Pierre de sistematização do processo metodológico (e da sua cronologia), foram avaliadas como confusas, pouco acessíveis, com muito texto e um conteúdo sob diversos aspectos distante do que está sendo discutido e construídoPor exemplo: o uso da palavra Iniciativa permanece, comum sentido bem particular. A ideia de inscrição de iniciativas antes do FSM também (não é o que está sendo pensado).

 @7 El quiosco  es un espaco de intercomunicaco  e visibilizaco de accoes post forum assumidas por grupos determinados
 Su facilitacion esta  propiciada por el "grupo da metodologia de iniciativas" , un grupo de entidades que es ni mas ni menos legitimo que el "grupo de la  asamblea de pueblos".  los dos estan relacionados con el GT metodologia. 
http://openfsm.net/projects/gcc-iniciativas/gccifsm2018-perguntas-frequentes/#ES11

El uso de la palabra iniciativa no se impone ni se prohibe :  se propone a quien quiere utilisar esta metodologia de serviço general a particpantes en el foro El quiosco es un lugar de informacion medologica para los participantes FSM. puede tambien acoger informadores sobre varias asambleas  que se programaran en el foro

@8 Aqui esta una propuesta de imagen 4 ( ver abajo)  que se inspira de ricardo para la simplificacion  quedando coherente con la imagen 3 - esta imagen es un esquema de confluencia de dos processos en un calendario unico 

Desta forma, achamos que os esforços devem se concentrar sobre a proposta do Ricardo, tentando tomar em conta as observações. Outras pessoas podem acrescentar suas considerações.


3 MAS CONSIDERACIONES  sobre DOCuMENTACION 
@9 los grupos  en el sitio web  creados por los participantes permiten editar linkes haciar fotos textos  e asi auto-documentar actividades despues del.foro
Este uso del foro puede ser promovido


4 MAS CONSIDERACIONES SOBRE EL AGORA        

ATRIBUCION DE ESPACIOS EN EL AGORA
 tambien se necesita clarificar antes del 16 como se organiza el espacio " pluricentral" en la plaza de artes - si es primer llegado que ocupa  , o si hay un plan dando espacio a  grupos facilitadores de asambleas y a grupos que tienen una iniciativa  y un espacio de  expresion libre de ultima hora ^para los demas

se entiendo la plaza de artes es lugar abierto ,  tocaria a cada grupo llevar sillas e mesas o una frasada en el suelo con cojines a cuentra propia para  hacer su espacio amigable
  
LLUVIA ?
a ver que pasa si llueve hay espacios cubiertos a proximidad

FUNCCION DEL AGORA 
http://openfsm.net/projects/gcc-iniciativas/gccifsm2018-perguntas-frequentes/#ES12      
 La idea es que el agora sea momento de refuerzo de iniciativas o de resultados de asambleias con nuevas energias  en estos paneles o en paneles auto orgnaizados preparados por los grupos impulsores promueven su iniciativa o acciones post foro durante el agor

sobre los paneles de expression  mencionados en el texto de Damien y Sheila , las construcciones  de ultima hora peuden ser  acompanada enpor el grupo quiosco  a ver si formulan  una iniciativa 

En paralelo de reuniones preparatorias del agora  en GT metodologia  
El equpo del quiosco  puede   incluir una estimulacion y acompanamiento 
en direccion de los grupos impulsores de iniciativas  a la preparacion auto orgnaizada de su presencia en el agora

possibildades logisticas de hacer  reuniones de consolidacion de grupos de  construcciones inicaitivas resultados de asamblea cerca del agora

MOMENTO CALENDARIO VIVO ?  el texto de damien y sheila no toca este tema 
http://openfsm.net/projects/gcc-iniciativas/gccifsm2018-perguntas-frequentes/#ES13


CALENDARIO(s) on line  y sitio web fsm 
Seria mejor tener un calendario de futuros comun en el sitio FSM2018 

 

 

No momento, é isso. Até 5ª!

Abraços

Damien e Sheila

cronometodologia4-fsm2018PT.png