• mexico22 input3.8Q pt

Comparing

Current Version

by facilitfsm, modified August 31, 2022
to

Version 8

by facilitfsm, modified August 30, 2022

Key

  • inserted
  • deleted

ORIG- EN - ES - FR - PT

TRANSCRIÇÃO DA REUNIÃO DO GRUPO DE CONSENSO 22 DE AGOSTO ( sintesis mexico22 input3.8O)

(automatico desde a versao espanol)

OBJETO PRINCIPAL DA REUNIÃO: DEBATER DE UMA ASSEMBLEIA

@1 Francine ……… Da assembléia nunca o nome do fórum e nunca, claro, o nome do Conselho Internacional

Então me parece que ainda temos que discutir esse ponto da assembléia.

Porque concluímos que vamos fazer uma assembléia, mas isso é tudo. Como fazê-lo? tudo isso não foi decidido.

HÁ UM PROBLEMA DE CONSENSO QUE NÃO É UNÂNIME

@2 Sheila Eu entendo o que a Francine disse que ao invés de ficar nesse confronto no conselho internacional, essa proposta foi criada e eu achei muito boa.Parabéns Francine pela saída.Isso da Assembleia.

Mas acho que, de qualquer forma, as decisões do Conselho Internacional, sem considerar a Assembleia, precisam rever esse conceito de unanimidade.Então, enfim, eu acho que a orientação desse grupo é que a ideia e eles nos apresentem diferentes formas, diferentes possibilidades de chegar a um consenso que não seja unanimidade, e uma coisa importante se houve essa disposição, é a disponibilidade de participação que já tem.é exibido, se você estiver procurando por uma data possível.

Acho que de certa forma é uma coisa bem-vinda resolver o conselho internacional e ainda ter que tomar uma decisão.Nessas perspectivas, independentemente de fazer ou não uma declaração em nome da própria diretoria, mas qualquer que seja a decisão tomada é interessante que ela não seja mais unânime.Eu faria essa reunião com o grupo de especialistas de lá paralelamente a essa organização da Assembleia.

Como a Assembleia vai funcionar e acredito que seja uma decisão da própria Assembleia.mais como será constituído eu acho que se a gente precisa pensar juntos.é isso


@3 Rose Ok, ok. Acho que Francine, talvez estejamos claros sobre o que é consenso. E fizemos isso em momentos diferentes. Acho que talvez se considerarmos que é importante fazer uma sessão própria para isso, talvez a vejamos

Mas talvez o que obviamente toca, é assim que Sheila diz: Como você estaria? O que vamos recomendar, como é constituída a assembléia? alguns elementos de critérios. Não sei se vai lá.

@4 Sheila Desculpe dizer de novo.Fico pensando se é nesse grupo de consenso que a gente tem que tratar da constituição da assembleia, não sei se não seria um grupo mais amplo, sabe?

MONTAGEM INTERNA OU MONTAGEM EXTERNA?

@5 Norma Eu também acho que talvez isso. Mas parece-me que o que eles disseram continua sendo as coisas que ficaram no ar que precisam ser definidas, porque é verdade que há um certo consenso generalizado de que o Conselho Internacional está de um lado e uma assembléia de movimentos sociais está no outro.

Mas o que ficou no ar foi, e há quem diga se a assembleia de movimentos sociais era apenas uma assembleia de movimentos sociais externos ao FSM, ou se era uma assembleia de movimentos sociais no FSM. E se for no FSM, quer dizer que quando ele for fazer um pronunciamento em seu nome ele vai dizer “esse pronunciamento não é de uma assembléia de movimentos sociais,

é uma declaração da “assembléia do movimento social do FSM”

Acho que isso é algo que não ficou claro e que talvez devêssemos discutir, caso haja pessoas que não concordem.


Rosa: sim, esse é o ponto e é isso

A CI CONTINUA A DECIDIR POR CONSENSO E A ASSEMBLEIA TEM QUE TRABALHAR

@6 Ian Olá a todos Eu digo todos porque tem alguns homens que estão muito bem representados isso é muito bom. Se eu acho que você tem certeza que a gente tem que discutir porque tem uma proposta do Chico e da Francine ao mesmo tempo, então eu acho essa pode ser uma solução que poderíamos ir desenvolvendo detalhando que você tem que construir o.

Sheila diz que é uma assembleia ela mesma que decide sobre seus membros, mas há regras que temos que construir juntos, talvez antes de saber o que estamos fazendo, porque pode haver condições para a criação dessa assembleia.

Então eu acho que há toda uma discussão a fazer.

Mas não sei se tem que ser feito aqui naquele grupo de consenso Como foi dito Não está claro para mim.

Para mim é importante manter o consenso, pois como disse Francine, uma das únicas coisas que não conseguimos resolver em consenso foi essa: se o IC tem que tomar posições? Mas para as outras coisas sempre conseguimos encontrar consenso em muitas coisas.

Então, acho que devemos nos concentrar, talvez esse grupo tenha que formar um novo grupo de propostas do que essa assembléia pode ser e bem e essas coisas.

E como diz Sheila, a decisão obviamente tem que ser mais ampla, e como Norma disse, porque ainda há consenso em tudo, há coisas para discutir. Mas ei, acho que estamos progredindo e estou bem, nada mais, obrigado.

FAZER ANOTAÇÕES

@7 Rosa antes de continuar eu gostaria, se alguém quisesse propor fazer as anotações de hoje, fazer a síntese?

e não sei se alguém quer fazer, pode ser duas pessoas, não somos muitos!

@8 Sheila prefiro não fazer, porque da última vez eu saí para fazer a reunião e depois me cobraram.Faça um relatório de tudo que estava no chat e tudo mais.e não estou em condições de fazer esta pesquisa além da reunião.

Norma você poderia apoiar?


@9 Norma Acho que hoje não posso porque tenho que sair um pouco mais cedo, posso passar minhas notas mas não vou fazer tudo.


@10 Ian Rose posso fazer em um documento online vou compartilhar o link e o que você quer acrescentar algo que seja um trabalho coletivo.

UMA ASSEMBLEIA DE MOVIMENTOS DO FSM

@11 Rosa Obrigado, sim, recomendo que não sejam textos longos. apenas com os acordos que não há debate interno aqui.

Bom, meu comentário é que obviamente teríamos que propor, cabe a essa comissão propor propostas que facilitem a tomada de decisões quando estamos no conselho internacional e que não nos eternizemos no conselho internacional. Por outro lado, temos clareza sobre algumas condições que devem ser tomadas, o conselho internacional que talvez devesse ser colocado em um documento,

e o que temos que trabalhar é primeiro decidir propor o CI e propô-lo ao consenso de que a assembleia de movimentos do fórum social mundial, ou seja, é uma assembleia de movimentos do fórum social mundial, que reúne, com suas próprias regras, tem uma agenda própria, baseada nos problemas com os quais está lidando, resolvendo trabalhando, e então decide aquele rumo.

A forma como as assembléias são realizadas é outro passo, é outro momento que envolverá a comissão de metodologia da assembléia que a preparou. Mas acho que valeria a pena seguir em frente agora, eu acho. Não sei se e quem você já baixou.

A PERSPECTIVA DE UM NOVO TIPO DE ASSEMBLEIA PODE RESOLVER O PROBLEMA DE REDEFINIR O CONSENSO NO CI COM QUE ESTE GRUPO INICIOU

@11 Pierre Se quiser comentar. Vimos na reunião de 2 de agosto que se focarmos apenas na antiga, digamos agenda desse grupo, há um confronto de visões que formalmente existem visões muito diferentes.

tem gente que diz que se você sempre decide por consenso, e consenso é discussão até chegar a um acordo, cuja formulação é aceitável para todos, não quer dizer que tudo está de acordo, qual é a forma histórica que o CI tem usado desde seu início.

Essa primeira forma pode ser melhorada Ah, mas a ideia é essa.

Tem outro que diz consenso que vai definir o que é bom, com o voto, com o que for

Conhecemos essa discussão.

O único elemento novo é a pergunta que permite mudar um pouco a abordagem e ver uma saída: ou seja: por um lado, há uma ideia de montagem, que ainda não está definida

Houve propostas do Chico, propostas da Francine, coloquei um entendimento do que entendi do Chico e a reflexão continua.

Mas há um interesse comum em elaborar e discutir em torno de uma ideia de assembleia, seja dentro, seja fora, seja lá o que for, há muitas coisas para discutir.


Mas talvez seja interessante discutir a influência que uma discussão produtiva teria na assembléia, na forma como está o problema do consenso.

Fiz a transcrição da reunião de 13 de agosto e vi que há pessoas como Francine e Rita que disseram que se houve uma saída com a assembleia que lhes pareceu boa, é evidente que o problema, as demandas que eles fazem sobre o IC podem ir à assembleia, e o que eles aceitariam de acordo com o que eu entendo da discussão e o que eles disseram

Eu nomeei as pessoas, porque nem todas disseram isso.

Há outros que ficaram, digamos "há um conflito de interesses" outros que dizem que há dois que ficam pouco assim, mantendo uma pressão implícita sobre isso

Existe uma saída possível: é manter o CI como consenso atual e a assembleia. Nesse caso, o problema do consenso passa a ser melhorar o consenso como tem sido, e não é fazer um discurso sobre se consenso deve ser interpretado como voto majoritário, por exemplo.

Então eu concordo com Francine que essa discussão da assembléia dá um contexto para a discussão sobre consenso.

Se ignorarmos isso, podemos continuar dizendo “vamos pedir facilitadores externos para nos ajudar a lutar pelo consenso redefinido ou não.

Mas a realidade não é assim, a realidade é que tudo vai depender da dinâmica que se cria em torno de uma discussão sobre a assembleia, como eu a entendo.

Talvez haja pessoas que vejam assim, outras que digam “não importa qual seja a assembleia, continuamos a pedir que o CI se posicione”.

Tenho visto que há evoluções em relação à ideia da montagem

Então eu não sei como levar isso em conta nesse grupo? : o É necessário criar outro novo grupo, que é um grupo de montagem?

Eu vejo isso como um ponto chave: vê-se que existe a possibilidade de sair, e que volta à questão do consenso quando há mais clareza sobre a assembleia.

Caso contrário, bem, podemos jogar a agenda de 2 de agosto “não podemos chegar a um acordo, vamos pedir facilitadores externos”, mas sabemos que ainda não vamos conseguir chegar a um acordo? Não vejo qual seria a saída com os facilitadores externos, e não vamos levar em conta outros elementos, não vejo sentido, digamos, de manter a agenda inicial do grupo.

Talvez fosse prudente esperar um pouco e concentrar-se, ou neste grupo em outro lugar, na discussão sobre a assembléia, porque isso traz algo novo, traz coisas novas, move as linhas.



@12 Rosa Obrigado Pierre não vejo mãos levantadas, a verdade é que sua explicação me fez sentir um pouco estranho porque me faz perder-me. Acho que você anda muito por aí, não migra Claro que o que você quer dizer é a verdade. A coisa é muito bagunçada.


@13 Francine Vou tentar resumir o que Pierre disse. É mais ou menos o que dissemos no início desta reunião: não temos um problema de consenso. Sempre tivemos uma solução com consenso, exceto pelo ponto das declarações,

e não há solução para esse problema, por isso o Chico propôs, e hoje eu fiz essa proposta inicial do Chico uma proposta mais elaborada, uma proposta de usar a fórmula da assembleia do fórum social mundial, paralela ao conselho internacional, e como entidade permanente, e seria esta assembléia que poderia fazer declarações, demonstrações de solidariedade, em nome desta assembléia, não em nome do Conselho, não em nome do fórum social.

Pierre está certo, esse tempo é a questão-chave que temos que discutir

Como fazer essa montagem? É claro que essa assembléia precisa de uma certa autonomia. Mas tem que colaborar permanente e estreitamente com o conselho internacional.

Mas essa é a questão que temos que resolver, e nada mais. Porque nunca tivemos problemas com consenso, também como confirmado por Ian.

DISCUTIMOS A ASSEMBLEIA NESTE GRUPO

@14 Rosa Da mesma forma Francine.

Então eu digo que não temos que criar nenhuma comissão.

Essa comissão que vai ser a contribuição e depois a contribuição que é feita aqui tem que ser levada ao conselho internacional, para ser aprovada, dizer sim, com algumas emendas, o que for necessário.

Então, aproveitando o fato de eu ter o uso da palavra, eu diria que obviamente o conselho internacional tem suas regras, que talvez tenham que ser revisadas, afinadas para que sejam definidas em um documento e seja claro para todos nós, que está claro quem integra? Isso decide? quando você decide? E por que ? E quem o apoia?

E para a montagem de movimentos o mesmo; quem o integra? Supõe-se que seja uma assembléia dos movimentos que fazem parte do fórum social mundial, e como movimentos eles têm uma agenda, sejam prioridades problemáticas a serem atendidas, e eles têm que se pronunciar como uma assembléia de movimentos, e agora por pela mesma razão, eles têm autonomia para fazê-lo e decidir suas próprias regras.

a questão é dizer "quais movimentos fazem parte da assembleia do movimento" aí Teríamos que ter uma convocação como conselho internacional para convidar os movimentos sociais, e até nós que fazemos parte do movimento, para integrá-lo, ou convidar outros atores.

temos que pensar quem são esses que vão vir, e então isso implica preparar, em algum momento, como é feita a montagem no âmbito do fórum, as condições necessárias enfim, quem é que vai escreva a carta ou o que vamos terminar como uma declaração.

Em suma, uma série de coisas que uma assembléia carrega. Como são tomadas as decisões? Acho que esse é o passo que temos que dar.

MOSTRANDO O ESQUEMA FRANCINE

@15 Sheila Fiquei preocupada com a fala da Norma, em relação à questão na assembléia e fora do fórum.Gostaria de compartilhar o desenho que a Francine fez na proposta dela, posso compartilhar a tela, o desenho me pareceu muito, muito claro.Não consigo compartilhar a tela.Agora sim.

Este foi o projeto proposto por Francine, que entendi que foi aprovado.Não vi ninguém na última reunião, teve gente que ficou calada e ninguém que disse que era contra.

O Fórum Social Mundial não é mais apenas o conselho como instância de seu processo, mas o conselho e a Assembleia.Eu evitaria chamá-la de Assembléia dos Movimentos ou dizer que a Assembléia do Fórum Social Mundial é o Conselho do Fórum Social Mundial, para que essa confusão não se espalhe.

Então o conselho teria sua estrutura funcionando como já tem, e a Assembleia a mesma.

Portanto, são instâncias paralelas do Fórum Social Mundial.

Eu não chamaria de Assembléia de Movimentos, para não ter esse problema.

E aí tem outra coisa que eu acho importante colocar e assim por diante.Acho que seria um jeito: quem do Conselho Internacional quisesse fazer parte da Assembleia, agora poderia se juntar a esse grupo, e esse grupo segue com a estruturação e convite para outras organizações e tudo mais.

Não é a diretoria como um todo que define como vai funcionar essa montagem, porque isso não vai resolver nada.E tem um apelo que eu faço, de tudo como uma oração, nós temos um problema de tirar a condição no conselho, para isso temos que acreditar na assembléia

Agora, se todos aqueles que acreditam que o conselho não deve tomar uma decisão forem à Assembleia dizer que esta assembleia não pode decidir, então será infantil.

O conselho permanece como está.A Assembleia foi criada para ser diferente, chamo todos à maturidade, para que a Assembleia possa realmente ser aquela coisa nova, que muitos querem ser.

que a Assembléia possa existir de uma forma diferente de um conselho internacional respondendo por que o que decide.

ASSEMBLEIA DE LUTAS DO FSM ORGANIZANDO O - O PROBLEMA DO COSENSE CONTINUA

@16 Rita Cheguei um pouco atrasada e estou viajando fora de São Paulo, ele está se preparando para participar desse encontro tão importante.

Eu queria ouvir Francine Rose dizer que o conselho não tem questões de consenso.

mas eu gostaria de fazer uma pequena objeção aí, porque ele não pode resolver as declarações, ok, estamos, acho que a Assembleia terá autonomia para decisões, declarações, etc.

Mas a diretoria também tem dificuldade em definir suas próprias decisões, e seus encaminhamentos, isso vai além do relatório, das coisas que são definidas e que em outra reunião alguém fala que não foi assim, que não lembra.,

Então eu acho que às vezes a gente vai ter que definir se algo é aprovado ou não, né?

Acho que na última reunião sobre a assembleia em si, todos concordaram, mas a Marcela disse, ah, não sei se todos concordaram.

É algo sobre o qual devemos ser muito claros;a forma como o conselho toma suas decisões não é sobre declarações, e acho que às vezes as decisões não são necessariamente consensuais.

Então, o problema do Consenso, na minha opinião, fica para o CI também, então não quero discutir isso agora, porque acho que demos um passo importante, em relação à possibilidade de uma assembleia, que está jogando este papel.

Eu só queria colocar o nome, acho que deveria ser "assembleias de lutas do Fórum Social Mundial", que não é uma assembleia para nenhuma decisão mais relacionada às lutas, se eu acho que não é apenas uma instância que vai lá, veja o conselho internacional que está recebendo para tomar uma decisão e então a assembléia faz a declaração.

Tem que ter toda a legitimidade de um processo permanente, que mobiliza, assim como a CI, deve tomar essas decisões e reuniões representativas transparentes mesmo que os membros participem, pode ser uma reunião transmitida.

Acredito que a organização desta assembleia não vai ser uma coisa simples, não é uma dádiva para quem procura esta alternativa, porque vai ter de enfrentar as questões de mobilização, capacidade de convocação, articulação com aqueles que partiram., com os que não chegaram, para fazer parte do processo do fórum, historicamente inviabilizado por limitações.

Então algumas regras que são as regras internas de funcionamento, mas a divisão de funções como essa, poderiam ser definidas conjuntamente.

E aí eu concordo com a Sheila no futuro fazer uma assembleia para sair do processo de obstrução a todo momento, é uma assembleia que tem que tentar novas formas de influenciar as lutas sociais comuns do mundo, na política, né?

Então isso significava que a Assembleia teria, como seria algo paralelo ao CI, também teria obrigações de fazer reuniões com representação, convocá-las, organizá-las no fórum presencial, que fossem online, que eles têm um processo de discussão, e conseguem chegar a esses protestos, né?

Porque não podemos correr o risco de criar um instrumento que se torne uma segunda forma de recolha de assinaturas.

Vamos fazer quem concorda assim?Não !São processos vivos, que existem, que vão dar muito trabalho, entendeu?

Eu acho que deveria ter essa disponibilidade de mobilizar o diálogo, de ampliar a abrangência do fórum, de ter um impacto real em provocar discussões fundamentais no fórum, e isso significava obrigado.

UMA ASSEMBLEIA A SER CRIADA PELOS MOVIMENTOS E NÃO PELO CI QUE GOVERNA O PROBLEMA DO CONSENSO


@17 Kamal Obrigado Rosie Sinto que estamos tornando a vida um pouco complicada para nós mesmos.Parece-me que a discussão avançou muito na questão do consenso, com base em um princípio que foi repetido por todos, nem do consenso nacional….

Piere não há tradução para o inglês

Então recomeço rápido: complicamos nossa existência, avançamos no debate.

Estávamos em um ponto de divergência muito importante, em uma questão específica: o CI vai tomar posições políticas ou não?

Acho que essa pergunta se tornou quase obsoleta: todo mundo hoje diz

que nem o CI nem a assembléia provável, possível e desejável podem falar em nome do Fórum Social Mundial.Este é um avanço fundamental e importante que devemos especificar em ata.

O segundo elemento que encontramos é que os processos de tomada de decisão no Conselho Internacional não são claros.Trata-se de trazer esclarecimentos, precisões, mas não em termos de declarações políticas, pois foram evacuadas, foram postas de lado.

mas sobre como decidir sobre uma série de coisas que se enquadram no papel da CI de facilitar o Fórum Social e facilitar o contato entre os movimentos sociais em escala global.

3º elemento: na minha opinião, dada esta magnífica proposta que nos fez a nossa amiga Francine, parece-me que face a todas as questões que foram colocadas, seria oportuno isolar esta questão, sabendo que tem ligação com o Fórum Social Mundial e com o Conselho Internacional.

Trata-se de partir do princípio com o qual todos concordamos: uma assembleia não pode ser decidida por um Conselho internacional.

O Conselho Internacional propõe como saída, como possível solução para superar a estagnação das declarações políticas, promover a constituição de uma assembleia.

Basicamente são os movimentos sociais que devem criar essa assembleia, não depende de nós.

Agora, nós somos membros, provavelmente, desta assembléia, como membros do Conselho Internacional, alguns vão aderir, outros não.

Estamos prontos para assumir posições políticas em assembléia, uma vez que tudo esteja organizado, tanto seus estatutos, seu funcionamento, sua composição, sua antiga secretaria.

E possivelmente dar ao Conselho Internacional, a esta assembleia, um status um tanto especial dentro do Fórum Social Mundial, arranjar o espaço, arranjar os momentos de declaração, arranjar algumas reuniões específicas com esta assembléia e o Conselho Internacional.

Mas, na minha opinião, este é um debate que deve acontecer fora do processo de consenso, no qual praticamente concordamos e no qual fomos mais longe.Muito obrigado.

UMA ASSEMBLEIA NO MESMO NÍVEL DO PROCESSO MUNDIAL DO FSM LOCALIZADA NO PROCESSO GLOBAL DO FSM

@18 Chico Acho que as coisas estão indo devagar, vão esclarecer onde estão as divergências e convergências.

Vou tentar falar agora mais perto do microfone porque eu estava falando que aos poucos as coisas vão ficando mais claras, em relação às coisas que ainda não concordamos, então eu diria que essa reunião já está tomando sobre a dimensão de uma reunião que chegou a um consenso, já estamos falando da criação ou não desta Assembleia,

A segunda coisa que eu queria dizer: acho que a proposta de Francine reduz o potencial e as possibilidades de uma montagem porque a coloca no mesmo nível que eu aconselho.

E nesse sentido cria outro problema do que uma espécie de contradição possível entre o conselho e a Assembleia porque não são formados pelas mesmas pessoas, pelas mesmas organizações e podem criar uma divergência difícil de ultrapassar.

Minha visão, essa proposta que dei à Francine no início da nossa conversa.Minha visão é que a Assembleia esteja no mesmo nível do próprio Fórum Social Mundial, ou seja, algo que existe ao mesmo tempo que o Fórum Social Mundial.

E nesse sentido, eu diria que o conceito de “processo do Fórum Social Mundial” deve ser ampliado.

Até agora não se reduz ao CI, mas a tudo que nasceu dos fóruns sociais mundiais do próprio CI: por exemplo, os fóruns locais, os fóruns regionais, os fóruns nacionais, os fóruns temáticos.

E chamamos isso de processo, se ampliarmos a concepção do processo e incluirmos a assembléia no que nasceu do fórum, teríamos também, além de tudo, a assembléia que está em um nível superior a todas as outras porque engloba é maior do que o mais amplo foi que foi um tema do Regional, Nacional, ou seja, outro tipo de instância que foi criada.

E poderíamos nos referir a ela, nem mesmo como Assembleia dos Movimentos Sociais, porque isso é relembrar experiências anteriores que não foram muito positivas, nem de….Seria outra coisa, mas que existe paralelamente ao próprio fórum.

Teria uma relação especial com as outras coisas que existem no fórum;ele teria uma relação especial com todos os fóruns desde as Copas do Mundo até os locais e até pensei que essas assembléias só poderiam existir em nível Mundial;mas também pode existir a nível nacional e até a nível regional ou local.

É um tipo de processo que nasce de outra natureza, mais voltado para a realização de ações articuladas nos fóruns, os fóruns continuam caminhando para a ação, mas as assembleias criam possibilidades de ação, tornaram-se todas juntas, articuladas, incluindo principalmente ações planetárias..No caso da assembléia mundial.

E nesse sentido eu não chamaria de Assembleia de movimentos sociais, ou fórum de lutas, eu chamaria de Assembleia Social Mundial.

Em outras palavras, algo que existe para criar uma Instância para a realização de propostas de ação planetária,

Ou seja, para concluir eu diria que esse assunto ainda não está maduro, e até foi dito que foi aceito na reunião, sim foi aceito como princípio de discussão, para abrir o novo Horizonte foi aceito por todos de nós.

Mas já houve quem levantou, como nesta mesma reunião, a necessidade de aprofundar esta proposta, que seria esta assembleia.

Trago aqui uma elaboração mais detalhada da minha proposta na qual Francine se baseou para fazer o que fez,

E dizer que eu preferiria, acho que é preferível que tenha outro caráter, que seja incluído não no Fórum Social Mundial, mas no processo do Fórum Social Mundial, para até mesmo abrir o 'espaço do nacional, assembleias regionais, e até locais, ou seja, não estamos mais ligados à ação, melhor forma de articular tudo, do que o nosso grande objetivo com o fórum, o grande objetivo do fórum é que não podemos continuar com um na sua luta, ignorando os outros, e às vezes até competindo entre si, às vezes no desktop, mas nos setores que apareciam no mesmo desktop, havia organizações diferentes trabalhando.

O fórum foi criado para que as convergências sejam reconhecidas e descobertas e articuladas para ações.

Agora faltava algo que permitisse que essas ações fossem realizadas provisoriamente.

Por exemplo, em algum momento da vida do fórum, muitas vezes as propostas de ações saíam das reuniões do Conselho, ou passavam no conselho, não saíam, mas propunham ações planetárias.

Caso típico da mobilização contra a guerra em 2003, essa proposta nasceu das organizações que participam do fórum, mas não havia espaço para indivíduos.

Então eles vieram, os proponentes dessas propostas pediram ao CI para articulá-las, ou seja, para promovê-las e disseram que naquele momento 2 de discussão na primeira em Florença, na segunda em Porto Alegre, o CI concluiu que não era o papel deles porque não queria substituir as organizações.As ações das organizações são delas, se querem ser articuladas globalmente, articuladas, faltava um espaço de articulação e é isso que esta assembleia vem preencher.

Na verdade, acho que o tema que estou falando não é para discussão agora, obviamente haverá divergências, mas cabe a nós aprofundar.

então minha ideia é apenas dizer “vamos devagar com o andor”.Aqui o Brasil tem uma expressão muito interessante quando há uma procissão religiosa, o santo geralmente é construído de barro sobre a liteira, coisa que se carrega, as pessoas diziam “Vai devagar com a liteira, o santo é feito de barro”.se cair, quebra.

Aqui também temos que ir devagar com o andor, pois estamos em um momento delicado na vida do fórum, e quem sabe, será um momento muito criativo, mas para isso temos que ter paciência, temos que ter serenidade, temos que ter sabedoria, para poder fazer as coisas.

Acho que não podemos apresentar rapidamente este tema para este grupo, temos que pensar em como sair dele.Obrigado.

SÃO DUAS PROPOSTAS MUITO DIFERENTES

@19 Francine Obrigado Chico Parece-me que sua proposta, Chico, é algo muito, muito diferente. São duas propostas totalmente diferentes, do que poderia ser uma assembléia.

A proposta que fiz, e que já discutimos várias vezes, tem um único objetivo: sair do dilema em que nos encontramos.

A tua proposta, Chico, vai muito mais longe, é muito mais ambiciosa e, de facto, o que descreves já podemos fazer. Não precisamos de uma nova proposta, já podemos fazê-lo. Não muda nada na situação em que já estamos.

Enquanto a proposta que estamos discutindo, de uma assembleia do fórum, e paralela ao conselho, seja justa e principalmente para sair do dilema em que estamos: ou seja, poder falar em nome da assembleia, e o que vamos dizer, acho que já dissemos várias vezes: demonstrações de solidariedade. Esse é o objetivo principal.

Agora, se pudermos discutir isso e concordar com isso, podemos finalmente avançar com o fórum.

Porque agora estamos discutindo há anos, há anos, questões para as quais não há solução, e espero muito, Chico, espero muito, que essa nova proposta, essa possibilidade de sair do impasse em que estamos, não vai ser bloqueado, porque é uma solução, Chico, é uma solução para avançar com o fórum, para que o fórum possa ser relançado, ficar mais dinâmico. E isso seria possível, e nada mais, nada mais.

Mas, por favor, se começarmos a discutir uma proposta que não traz nada de novo, porque já podemos fazer o que você descreve, por favor, espero muito que possamos avançar com essa assembléia paralela ao conselho.

UMA ASSEMBLEIA NO MESMO NÍVEL QUE O CI NO FSM É ANALOGIA COM A ESTRUTURA DO CEAAL

@20 Rosa A lista sou eu e ian Gostaria de comentar que o que o Chico aponta me parece já estar acontecendo no mundo.

Há movimentos que se convocam a fazer assembleia, e podem ser realizados sem nós, mas acho que o importante é como as entidades que fazem parte do Conselho podem tomar decisões, no sentido de realizar ações de solidariedade , como aponta Francine, a respeito de situações que nos preocupam, como os movimentos.

E aí me parece que, como várias propostas, eu pensei: nós temos o fórum social mundial, eu veria como um segundo nível a assembleia dos movimentos, que fazem esse fórum social mundial, e depois vem o conselho, que de uma forma de certa forma eu poderia pensar muito nisso com a estrutura do CEAAL também, mas não necessariamente tem que ser assim, mas poderia ditar algumas questões para o conselho

Mas me parece bom que eles estejam no mesmo nível. Ou seja, o conselho e ele tem um peso, uma série de instâncias com posições determinadas, e a assembleia do movimento, como disse Rita, a assembleia da luta do fórum social mundial, que também tem sua agenda, e que tem a prática de lançar ações de solidariedade, ou promover campanhas, ou fazer uma série de coisas.

Então, de acordo com o que Francine diz. Não se trata de criar um externo de movimentos, porque talvez até já exista ali, há a assembleia de povos, mas tem uma dinâmica própria. teria que ver a assembléia mundial dos povos, assembléias que já existem

Mas acho importante ter essa assembléia das lutas do fórum social mundial, ou dos movimentos do fórum social mundial. esse foi meu reflexo


UMA ASSEMBLEIA QUE TEM UMA RELAÇÃO ESPECIAL COM O FSM

@21 Ian sim A verdade é que tenho que estudar bem as duas propostas, pois não vejo muita diferença entre uma e outra, exceto que no Chico's, ele tem certeza absoluta de que não haverá confusão do fato de que a assembléia falou em nome do fórum social mundial.

Seria um pouco mais claro, mas a verdade é que tenho que ler bem as propostas.

O que eu não concordo é que se diz que "já podem fazer" Bem, qualquer um pode criar uma assembleia, e de fato, como você disse, Rosy, muitos fizeram.

Mas a ideia não é criar uma assembleia como as outras, é criar uma assembleia que tenha uma relação especial com o fórum social mundial.

O que significa relacionamento especial? Para mim, essa relação especial, como a Rita disse um pouco em determinado momento, teria que ser mais uma relação de colaboração, de articulação, de redes em torno de redes.

Por exemplo, quando você tem um fórum social mundial que essa assembleia tem um lugar especial, uma comunicação especial, que essa assembleia pode usar todos os meios de comunicação do fórum social mundial, ou pelo menos alguns deles, que ela pode criar articulações, use a lista de discussão I, todos esses tipos de coisas que você não pode fazer agora. nenhuma assembléia pode criar todas as articulações e tudo o que fizemos porque não tem legitimidade por enquanto não tem essa relação especial.

Então para mim eu não concordo com o fato de que já pode ser feito, que qualquer um pode fazer, eu acho que a relação especial é uma questão de trabalhar junto, de articulações, e isso, como já dissemos várias vezes, confiança é necessário, e muitas outras coisas.

DIÁLOGO ENTRE CI E O COMITÊ DESTA ASSEMBLEIA

@22 Chico : resolvi falar, mas não queria ter um diálogo com a Francine, uma discussão com a Francine, queria entrar no grupo, e por isso a entrada do Ian foi muito boa, antes de falar, ele levantou algumas desses problemas

e vejo que Francine reduz demais a potencialidade de uma montagem;

O que não é como o que existe, não existe mais algo do tipo mundial, que está vinculado a todo o processo do FSM, não existe. Estamos criando algo novo,

E acho que deixá-lo ao nível do Conselho, em vez de resolver problemas, vai criar problemas futuros, e é isso que temos de evitar.

Nesse sentido, não há que ter medo de que esta assembléia cresça, deve crescer

E devo até ter dito isso, deve ter níveis diferentes, que se complementam, mas é uma dinâmica diferente.

Agora, dentro dessa assembléia, há um órgão tipo conselho internacional, que existe para o fórum social mundial, e há um órgão que ajuda. O diálogo deve ser entre esse órgão e o órgão do fórum social mundial

Mas a assembléia tem sua existência no mundo como algo totalmente novo, quase uma assembléia das Nações Unidas que é de povos, é uma forma de chegar a algo do tipo assembléia dos povos

A Assembleia das Nações Unidas é uma Assembleia de governos. Esta seria uma assembléia dos povos. Portanto, não é necessário reduzi-lo. você tem que ter na minha opinião, e nisso eu discordo um pouco da Francine, não devemos ter medo de ousar, temos que ousar, temos que avançar e propor.

Considero esta Assembleia Social Mundial como algo que realmente vai ficar a assembleia dos povos, que faz coisas, que intervém, que faz declarações, que faz propostas, que reúne quem? Todos os que estão no fórum social mundial e que desejam participar dele.

Mas não quero continuar travando um debate só com a Francine, digo que essa questão precisa ser mais explorada.

ESTAMOS PROCURANDO UMA SOLUÇÃO PARA A NOSSA DIVERGÊNCIA SOBRE CARGOS NO IC

@23 Francine Uma frase. Claro mais aprofundado :, é o que dissemos no final da última reunião, mas estamos procurando uma solução para o nosso problema, Chico, não estamos inventando outras coisas.

Estamos procurando uma solução para o nosso problema, nada mais, nada mais!

Se alguns querem bloquear isso, ok, então que assim seja. Mas precisando de uma solução para o nosso problema. obrigada


@24 Boy Sim Francina fala, eu tenho que falar. Quem fala por último? O que eu faço?Agora estamos procurando um tipo melhor de solução para nossos problemas. Essa é a questão. A solução que proponho não é nova: é um salto em frente. Saímos do problema, não permanecendo no problema, mas saindo dele e criando um salto adiante que cria outras possibilidades.

VISÃO DA ASSEMBLEIA DO NOSSO MOVIMENTO SOCIAL

@25 Bartiria Boa tarde aqui no Brasil, boa noite em outros lugares

Bom, eu gostaria de falar um pouco sobre a questão dessa estrutura que a Francine apresentou.

A estrutura, o esquema com estrutura de como seria a gente decidir aqui.Uma estrutura FSM, estrutura IC, estrutura de montagem.E um esquema de diálogo está sendo feito.

Então eu acho que não é uma montagem paralela, é uma estrutura que está dentro desse organograma apresentado, que a Francine apresentou, porque se for paralela também vai ter alguns problemas;Esta é uma estrutura de organização.

Tem até uma estrutura que tem um fórum, nós temos o IC, a Assembleia que está dentro do fórum para um dia de espaço de fórum, e isso pelo que eu entendo nesse diálogo, em toda essa passagem que foi apresentada que a gente tem discutir Esta assembleia é para resolver um problema que o CI tem, quem toma as decisões, e qual Assembleia começa a tomar as decisões, será deliberativa, naquele fórum, no dia em que for realizada.

Esta Assembleia do FSM reúne todos os movimentos, depois das assembleias que podem dar continuidade à Assembleia dos movimentos que tem, existem vários convergentes como a assembleia que converge com esta assembleia do fórum, assumida pelo fórum, e assumida como deliberativo, que as declarações sejam realmente decisões deste fórum, desta assembleia, que as agendas de luta também, sejam decisões e operacionalizadas.

Porque estou falando aqui da minha experiência dos movimentos sociais dentro do fórum, que eles acompanham há muitos anos, desde o primeiro fórum, que um dos problemas que temos com os movimentos sociais é que o fórum é um fórum em si, o fórum, que a Assembleia dos movimentos sociais, por não ser assumida pelo CI, pelo próprio fórum, não tem valor.Isso é algo que nossa agenda faz o que não faz, acontece ou não acontece.

Então, com esta decisão, você assume que isso é deliberação.

E essas deliberações serão...

O CI também terá que acompanhar essas deliberações, junto com a secretaria, para que isso aconteça, para que seja divulgado, para que todos sejam informados, e todas as organizações de luta possam convergir e direcionar para os fóruns regionais, fóruns que acontecem, que estão em vários países do mundo, onde já existe todo um movimento,

que eu acho que vai ter diálogo, vai melhorar, o que o Chico fala que a gente já conversou sobre isso com quem já tem, as decisões que vão ser tomadas, e que nenhuma dessas regionais fóruns vai questionar, sem declaração, a agenda de alguma luta, porque o Fórum Social Mundial, em sua assembleia, deliberou sobre esses pontos, essas declarações, essas agendas.

Esse é o nosso entendimento, que sempre foi assim, principalmente nos vários movimentos dos quais mais convergimos, pode ser que existam outros movimentos que não tenham esse entendimento, e nunca o questionaram.

Mas nós, que somos do CONAM, da FECOC, da Aliança Internacional dos Habitantes, nossos companheiros sindicalistas, com quem também conversamos, e com muitos outros, sempre foi isso: é um fórum em si?O que você decide neste fórum?O que converge neste fórum?Tira essa agenda, mas quem toca nessa agenda, como vai ser?

Eu também acho que a assembleia vai ter um acompanhamento, para que isso também aconteça junto com a CI, que essas pautas sejam aprovadas, que essas declarações sejam divulgadas, e que sejam respeitadas a partir da data da assembleia.

E um pouco o que eu queria colocar aqui, porque essa é uma ansiedade que a gente tem, e será um grande avanço para nós dos movimentos sociais populares, se isso acontecer.

E você não precisa criar mais nada dentro dessa montagem.O CI tem que acompanhar esse movimento de que falamos nas deliberações da assembleia.Esta é a minha opinião e a discussão que temos tido

DEFININDO O PROCESSO DESTA MONTAGEM


@26 Rosa eu entendo o ponto do Chico, que ele diz que temos que ser mais ousados, claro, mas também não temos que reconhecer nossas limitações, e ir passo a passo, como o próprio Chico diz, e claro que temos começar com coisa própria, com nossa própria casa.

Foi dito que o conselho internacional não pode emitir declarações em nome do fórum, nem mesmo em nome do próprio CI.

A última declaração que assinamos foi “as entidades membros do Conselho Internacional….denunciam tal coisa” e vimos que uma alternativa à emissão de declarações de solidariedade é constituir uma “assembléia de lutas e movimentos do fórum social mundial”

Isso não significa que vamos substituir o movimento social popular ou os movimentos sociais, mas é uma entidade que representa os movimentos sociais que fazem parte do fórum, ou que querem estar no fórum, e para isso temos fazer tudo isso: definir as regras, a estrutura, como as decisões são tomadas, e é um processo, não tem que ser decidido agora também, a gente tem que definir lá com o CI como um todo

Então acho que é isso que queremos.

Como bem diz Francine: esse é o ponto de debate que temos no conselho, é uma saída que cabe a todos nós, ser a proposta a proposta: uma assembléia de movimentos, o conselho, com sua própria dinâmica e sua própria regras, com seus membros particulares, talvez alguns membros do conselho ou entidades possam estar na assembléia por suas políticas e outros, mas nem todos eles têm que estar na assembléia.

Mesmo nesta assembléia pode haver movimentos que não fazem parte do Conselho.Então a gente tem que caminhar para isso, eu acho que nós também tivemos que preparar um diálogo com o conselho internacional, sobre isso, porque aqui não temos que decidir, temos que propor como funcionaria, e acho que estamos avançando a respeito disso.

Bem, também para dizer que não temos muito tempo, porque eu pedi aos intérpretes uma hora e meia e temos 4 minutos para este processo, e Francine nos deixou, ela disse que tinha que sair.

UMA MONTAGEM PARALELA AO CI VAI CRIAR UMA CONFUSÃO MELHOR QUE A EXTERNA AO MUNDO FSM

@27 Ole Obrigado, você pode me ouvir?Vou falar em inglês, e acho essa montagem paralela um pouco confusa, e é difícil para mim entender como vamos realmente descobrir alguma coisa, porque desde que seja em paralelo com o IC, e como uma assembléia do fórum social mundial, acho que mesmo que a gente possa escrever em um organograma "ok, essa declaração dessa iniciativa dessa assembleia não é do fórum social do trabalho, mas da assembleia do fórum social que faz parte do fórum social", acho que pode ser muito confuso para o público e para quem está de fora que recebe essa declaração, e entende a diferença.

Então eu acho que o que realmente faz sentido é que a assembléia esteja, como disse Chico, no auge da palavra fórum social, e não o CI, e que ela seja um órgão verdadeiramente autônomo do processo geral da sociedade social mundial. fórum.

E também que poderia receber um apoio muito forte e poderia ter um bom espaço no Fórum Social Mundial, e o CI poderia ajudar a mobilizar para isso, apoiá-lo e fazer o que pudermos para fortalecê-lo, mas a menos que seja um órgão independente de o processo do fórum social do word, não vejo como isso resolve nada e acho que só adicionaria mais confusão.Obrigado.

TEMOS TRÊS MESES FOCO NOS COMITÊS E SEUS RELACIONAMENTOS FOCO NOS PROCESSOS INSTITUCIONAIS

@28 Pierre Bueno gostaria de lembrar que temos três meses até a Tunísia. Se a Tunísia for no final de novembro, se for confirmado que teremos Tunes no final de novembro, temos três meses para... então estamos não com uma faca na garganta, temos tempo para pensar e comparar, explorar etc., para poder discutir com calma, acho que é um elemento inestimável e importante.

E vejo que concordamos que para facilitar as decisões do espaço-processo FSM, o consenso, como buscar formulações de decisões, eu diria escritas, que são aceitáveis por todos em um determinado perímetro, no CI neste caso, eu acho que há um consenso.

O problema é quando tem gente que quer que o CI faça outra coisa.Mas é importante lembrar que temos essa base de que, para tomar decisões de facilitação que geralmente não precisam de urgência, o consenso funciona.

Então, neste caso, a questão da discussão sobre o que significa consenso é esvaziada.

O importante é ver como as pessoas que colocaram sua energia no IC fazendo declarações, onde podem colocar essa energia.Isso, eu entendo, é um problema que precisa ser resolvido.

O CI facilita um processo espacial do FSM e não quer substituir os participantes desse processo de intercomunicação, que são as organizações que participam do fórum.

Agora estamos falando de outra coisa.Quando Chico e Francine falam em “fóruns” e “assembleias”, deve-se notar que, em ambos os casos, existem comitês de facilitação ou o que for;ou condução ou executivo, tanto faz.

Uma assembléia geral tem um comitê executivo, um preparador, um facilitador, o que for, mas tem um, e um processo de fórum social tem um comitê facilitador.

Eu acho que também é importante na nossa discussão descer ao nível desses comitês, porque é aí que você pode dizer coisas precisas, quando você quer instituir alguma coisa.

Então eu acho que você tem que pensar no processo instituinte do que você quer imaginar.

Então eu proponho que as pessoas, qual é a proposta que eles têm, mas que as pessoas pensem no processo instituinte, e tentem dar uma realidade, explorem para poder comparar.

Porque as coisas concretas vão aparecer por escrito ali, perguntas que talvez na conversação verbal não apareçam tão claramente.

E outra coisa para finalizar: Chico coloca a discussão em um grande campo chamado de “processo FSM em geral”.

Agora, se falarmos apenas dos fóruns sociais, a situação eu acho que seria, no âmbito do trabalho do CI, que é responsável apenas pelo processo mundial de eventos históricos em Porto Alegre, com seus 15 eventos. já toda uma reflexão, quando o conselho acolhe os comitês facilitadores do fórum social, que querem contribuir para facilitar o processo global do Fórum, ao mesmo tempo em que reafirmam que esses processos são autônomos.

Então há um reflexo de quais são as relações entre os comitês facilitadores de tal processo, e o CI, o que é um pouco do processo Mundial?

Da mesma forma, é instituída uma assembléia, seja interna ao FS ou externa ao processo FSM mundial, mas não externa ao processo FSM global. coisas que estão neste processo global.

É preciso dar tempo, pensar nos processos instituintes, explorar caminhos e pensar as relações entre os processos, seja um fórum social, seja uma assembleia social mundial que estão ali.

Convido-os a trabalhar até mesmo em propostas escritas, para fundamentar a concretude dessas ideias instituintes, e não falar de “fórum” e “assembleias” porque são processos produzidos.

A realidade é que se não há CI, não há FSM, ou se não há comitê de tal assembleia, não há assembleia, temos que pensar em focar nos comitês.


UMA QUESTÃO DE SIMBOLISMO A VOZ DO FÓRUM

@29 Norma Acho que estamos efetivamente tentando encontrar uma maneira de contornar isso, digamos, para sair do problema de muitos anos atrás.

O que eu acho que não está totalmente claro, e não quero fazer nesta questão, que algumas das instâncias do fórum social mundial tenham uma voz global em nome de todos, é que eu não entendo, ou não entendo quais é o que queremos, é objeto de simbolismo.

Não é o mesmo que o Fórum de Davos, Os donos do mundo, levantam algo: é imediatamente tomado, reproduzido pela mídia hegemônica, alternativa, etc. O que dizem, o que as organizações locais de empresários ou donos do poder local, que conhecemos muito, que se reproduzem localmente, regionalmente/

O simbólico é que o Fórum Social de Davos apareceu como "a voz" dos donos do mundo e, paralelamente, o Fórum Social Mundial aparece como "a voz" da diversidade dos excluídos da sociedade mundial pelos donos do Davos Fórum. .

Portanto, há uma questão simbólica que não estamos aqui levando para o centro.Em outras palavras, todos dizemos de maneiras diferentes, mas um está tentando dizer "é melhor que algumas organizações digam isso" e outro dizemos "é melhor que todos digamos isso"

Porque há um tema que aparece muito no que Pierre fala: ele diz que "o CI não pode substituir as organizações"

y Não estamos falando de substituir, estamos falando em nome de todas as organizações que o integram

Em outras palavras, a aliança mundial de habitantes não substitui todos os seus membros, muito menos suas assembleias, suas decisões, deliberações etc.

E quando eles tomam decisões, eles falam em nome de todos e dizem isso por eles, então aquele de quem estamos realmente falando.

E estamos pensando nisso, porque alguns de nós querem, não é verdade, que o fórum social possa falar simbolicamente, em nome de todos os povos e das lutas do mundo, e outros não, porque consideram que isso não não corresponde.

Mas essa é a coisa.chama-se assembleia, chama-se redes, chama-se aliança, chama-se como quer que se chame, o problema é o que estamos discutindo agora, para que o fórum não se desfaça, essa é a questão;é de alguma forma, parar alguma instância do fórum social mundial, que inclui todos os fóruns regionais temáticos, etc., porque em algum momento foi dito que essa assembléia mundial inclui todos os fóruns nos fóruns temáticos e regionais que fazem parte o fórum social mundial

Então, pensar nessa nova assembléia mundial, acima de tudo que existe, é claro que é muito ousado, e como Rosi diz tem muitas limitações.

Mas é outra coisa, não é disso que estamos falando.O que estamos falando é como podemos, dentro do fórum social mundial, encontrar um caminho para o poder, não apenas fazer declarações, parece-me mais do que declarações de solidariedade, é importante fazer propostas, ou apoiar propostas de ação global , porque o mundo está em um momento em que vamos entrar em colapso global.

Não é para fazer uma declaração apoiando a luta de fulano de tal, mas sim como todos para parar esse desastre.

Então, eu só quero dizer que temos em mente que estamos discutindo o simbólico.

Não estamos discutindo se, organizado ou metodologicamente, é melhor fazer daqui ou dali.

Estamos falando se queremos ou não que o fórum social mundial fale em nome de todos os excluídos, seja ele chamado fórum social, CI, assembleia ou qualquer outro nome.Mas é disso que estamos falando.


@30 Rosa Ian Vamos encerrar com sua palavra e ver como nos saímos.


UM FÓRUM QUE NÃO FALA É UM SÍMBOLO FORTE DE UM RELACIONAMENTO ESPECIAL MAS O CI NÃO É SECRETÁRIO DA ASSEMBLEIA

@31 Ian - Bem, vou tentar ser breve, queria resumir, mas estou muito interessado no que Norma acabou de dizer, porque estamos em um debate filosófico real.

Norma diz que o simbolismo é importante.Concordo totalmente com isso, mas para mim não há nada mais simbólico do que ter um fórum que funcione de forma radicalmente diferente de Davos.

Davos fala o nome dos grandes, o fórum não fala: os povos de baixo falam, não há uma maneira de falar, existem milhares de maneiras de falar, existem milhares de maneiras de pensar.

Não só existe o sistema mundial, como nos diz Davos, quem o impõe, o fala e o faz.Isso é o que é interessante no fórum para mim, então filosoficamente, simbolicamente, é ainda mais interessante: um fórum sobre o qual ele não fala em sua carta.

Muito poderoso para mim, simbolicamente, falando com ele, simbólico se formos naquele ambiente.

mas você pode falar sobre isso por horas, parece-me.

Na verdade, estou falando com você também Norma: não são as declarações que contam, são as ações globais.

Mas isso não nos impediu de fazer tremendas manifestações contra a guerra no Iraque.o CI não falou.Eu não preciso falar e foi ainda mais forte.

Isso me parece que poderia ser um tema interessante para falar, talvez dentro das discussões que Rosy propôs, que talvez haja muitas coisas interessantes.

Também entendi bem o que Bartiria estava propondo.Já concordo plenamente que, em qualquer caso, deve haver uma relação especial com a assembléia.Ainda não sei qual, tenho que discutir com Attac e com meus colegas.

Mas há algo com o qual não concordo.Em relação à divulgação, sim, tudo o que a assembleia faz tem que ser divulgado, mas o CI não tem que fazer a secretaria dessa assembleia.Ele tem que fazer tudo para que as decisões da Assembleia sejam aplicadas.

A assembleia vai ter que ter secretaria própria, sim é preciso, mas não pode ser o CI que faz isso, o CI pode, dentro das comissões de comunicação e tudo isso, divulgar

Bem, nada mais.Eu não vou falar mais, por que falar

e agora só para concluir, para ver se as anotações que eu fiz.Não hesite em acessar o link que coloquei aqui no chat, para poder modificar qualquer coisa.

Mas vamos dizer rapidamente o que eu acho que pode ser dito.

Que há a conclusão de que:

Por enquanto, o consenso deve seguir o método de decisão do CI.

Todos concordamos que a assembléia tem uma relação especial com o fórum social mundial e o CI.Que todos nós concordamos.

A única coisa é que há duas propostas diferentes, sobre o lugar exato que esta assembleia deve ter no processo do fórum social mundial.

Acho que ainda temos que conversar sobre isso, mas essas são as três chaves para esta reunião. Se eu estiver errado, não hesite em modificar ou adicionar. Obrigado.


DEBATE SOBRE MODALIDADES

@32 Rosa sim, acho que concordamos que tem que haver uma assembleia de movimentos, e que temos que debater como se constitui, como se forma, como se concretiza.

Temos tempo para concretizar esse amadurecimento.

Também temos emergências, porque há coisas que acontecem no mundo que exigem uma palavra, e podemos avançar no processo.

E valeria a pena compartilhar isso, seja com documentos escritos, seja com avanços de acordo com o conselho internacional, para avançar na reflexão.

E seria só para ver se nos vemos numa próxima vez, ou esperar até quando?


AGUARDANDO PROPOSTAS ESCRITAS ANTES DE UMA PRÓXIMA REUNIÃO

@33 Ian.Parece-me que, para avançar mais, devemos fazer propostas por escrito, certo?

@34 Rosa Podemos nos dar um tempo para enviar uma proposta por correio ou no chat e depois veremos.

Aguarda-se a decisão dos colegas da Tunísia, quanto à data proposta que deram para 1 de setembro.Move muita coisa que temos que estar em bons processos.

@35 Guy em 27 de agosto, há alguma reunião do CI planejada?

@36 Rosa sim, foi planejado, mas não: foi adiado, porque era um diálogo que íamos ter com o companheiro da Itália, mas dissemos que não.

@37 Sheila O Paco diz que não pode participar por problemas de saúde da família e diz que participará do próximo encontro.

@38 Rosa Seguimos no diálogo.E obrigado aos colegas intérpretes que nos ajudaram.Um abraço tchau tchau.TRANSCRIÇÃO DA REUNIÃO DO GRUPO DE CONSENSO 22 DE AGOSTO

OBJETO PRINCIPAL DA REUNIÃO: DEBATER DE UMA ASSEMBLEIA

@1 Francine ……… Da assembléia nunca o nome do fórum e nunca, claro, o nome do Conselho Internacional

Então me parece que ainda temos que discutir esse ponto da assembléia.

Porque concluímos que vamos fazer uma assembléia, mas isso é tudo. Como fazê-lo? tudo isso não foi decidido.

HÁ UM PROBLEMA DE CONSENSO QUE NÃO É UNÂNIME

@2 Sheila Eu entendo o que a Francine disse que ao invés de ficar nesse confronto no conselho internacional, essa proposta foi criada e eu achei muito boa.Parabéns Francine pela saída.Isso da Assembleia.

Mas acho que, de qualquer forma, as decisões do Conselho Internacional, sem considerar a Assembleia, precisam rever esse conceito de unanimidade.Então, enfim, eu acho que a orientação desse grupo é que a ideia e eles nos apresentem diferentes formas, diferentes possibilidades de chegar a um consenso que não seja unanimidade, e uma coisa importante se houve essa disposição, é a disponibilidade de participação que já tem.é exibido, se você estiver procurando por uma data possível.

Acho que de certa forma é uma coisa bem-vinda resolver o conselho internacional e ainda ter que tomar uma decisão.Nessas perspectivas, independentemente de fazer ou não uma declaração em nome da própria diretoria, mas qualquer que seja a decisão tomada é interessante que ela não seja mais unânime.Eu faria essa reunião com o grupo de especialistas de lá paralelamente a essa organização da Assembleia.

Como a Assembleia vai funcionar e acredito que seja uma decisão da própria Assembleia.mais como será constituído eu acho que se a gente precisa pensar juntos.é isso


@3 Rose Ok, ok. Acho que Francine, talvez estejamos claros sobre o que é consenso. E fizemos isso em momentos diferentes. Acho que talvez se considerarmos que é importante fazer uma sessão própria para isso, talvez a vejamos

Mas talvez o que obviamente toca, é assim que Sheila diz: Como você estaria? O que vamos recomendar, como é constituída a assembléia? alguns elementos de critérios. Não sei se vai lá.

@4 Sheila Desculpe dizer de novo.Fico pensando se é nesse grupo de consenso que a gente tem que tratar da constituição da assembleia, não sei se não seria um grupo mais amplo, sabe?

MONTAGEM INTERNA OU MONTAGEM EXTERNA?

@5 Norma Eu também acho que talvez isso. Mas parece-me que o que eles disseram continua sendo as coisas que ficaram no ar que precisam ser definidas, porque é verdade que há um certo consenso generalizado de que o Conselho Internacional está de um lado e uma assembléia de movimentos sociais está no outro.

Mas o que ficou no ar foi, e há quem diga se a assembleia de movimentos sociais era apenas uma assembleia de movimentos sociais externos ao FSM, ou se era uma assembleia de movimentos sociais no FSM. E se for no FSM, quer dizer que quando ele for fazer um pronunciamento em seu nome ele vai dizer “esse pronunciamento não é de uma assembléia de movimentos sociais,

é uma declaração da “assembléia do movimento social do FSM”

Acho que isso é algo que não ficou claro e que talvez devêssemos discutir, caso haja pessoas que não concordem.


Rosa: sim, esse é o ponto e é isso

A CI CONTINUA A DECIDIR POR CONSENSO E A ASSEMBLEIA TEM QUE TRABALHAR

@6 Ian Olá a todos Eu digo todos porque tem alguns homens que estão muito bem representados isso é muito bom. Se eu acho que você tem certeza que a gente tem que discutir porque tem uma proposta do Chico e da Francine ao mesmo tempo, então eu acho essa pode ser uma solução que poderíamos ir desenvolvendo detalhando que você tem que construir o.

Sheila diz que é uma assembleia ela mesma que decide sobre seus membros, mas há regras que temos que construir juntos, talvez antes de saber o que estamos fazendo, porque pode haver condições para a criação dessa assembleia.

Então eu acho que há toda uma discussão a fazer.

Mas não sei se tem que ser feito aqui naquele grupo de consenso Como foi dito Não está claro para mim.

Para mim é importante manter o consenso, pois como disse Francine, uma das únicas coisas que não conseguimos resolver em consenso foi essa: se o IC tem que tomar posições? Mas para as outras coisas sempre conseguimos encontrar consenso em muitas coisas.

Então, acho que devemos nos concentrar, talvez esse grupo tenha que formar um novo grupo de propostas do que essa assembléia pode ser e bem e essas coisas.

E como diz Sheila, a decisão obviamente tem que ser mais ampla, e como Norma disse, porque ainda há consenso em tudo, há coisas para discutir. Mas ei, acho que estamos progredindo e estou bem, nada mais, obrigado.

FAZER ANOTAÇÕES

@7 Rosa antes de continuar eu gostaria, se alguém quisesse propor fazer as anotações de hoje, fazer a síntese?

e não sei se alguém quer fazer, pode ser duas pessoas, não somos muitos!

@8 Sheila prefiro não fazer, porque da última vez eu saí para fazer a reunião e depois me cobraram.Faça um relatório de tudo que estava no chat e tudo mais.e não estou em condições de fazer esta pesquisa além da reunião.

Norma você poderia apoiar?


@9 Norma Acho que hoje não posso porque tenho que sair um pouco mais cedo, posso passar minhas notas mas não vou fazer tudo.


@10 Ian Rose posso fazer em um documento online vou compartilhar o link e o que você quer acrescentar algo que seja um trabalho coletivo.

UMA ASSEMBLEIA DE MOVIMENTOS DO FSM

@11 Rosa Obrigado, sim, recomendo que não sejam textos longos. apenas com os acordos que não há debate interno aqui.

Bom, meu comentário é que obviamente teríamos que propor, cabe a essa comissão propor propostas que facilitem a tomada de decisões quando estamos no conselho internacional e que não nos eternizemos no conselho internacional. Por outro lado, temos clareza sobre algumas condições que devem ser tomadas, o conselho internacional que talvez devesse ser colocado em um documento,

e o que temos que trabalhar é primeiro decidir propor o CI e propô-lo ao consenso de que a assembleia de movimentos do fórum social mundial, ou seja, é uma assembleia de movimentos do fórum social mundial, que reúne, com suas próprias regras, tem uma agenda própria, baseada nos problemas com os quais está lidando, resolvendo trabalhando, e então decide aquele rumo.

A forma como as assembléias são realizadas é outro passo, é outro momento que envolverá a comissão de metodologia da assembléia que a preparou. Mas acho que valeria a pena seguir em frente agora, eu acho. Não sei se e quem você já baixou.

A PERSPECTIVA DE UM NOVO TIPO DE ASSEMBLEIA PODE RESOLVER O PROBLEMA DE REDEFINIR O CONSENSO NO CI COM QUE ESTE GRUPO INICIOU

@11 Pierre Se quiser comentar. Vimos na reunião de 2 de agosto que se focarmos apenas na antiga, digamos agenda desse grupo, há um confronto de visões que formalmente existem visões muito diferentes.

tem gente que diz que se você sempre decide por consenso, e consenso é discussão até chegar a um acordo, cuja formulação é aceitável para todos, não quer dizer que tudo está de acordo, qual é a forma histórica que o CI tem usado desde seu início.

Essa primeira forma pode ser melhorada Ah, mas a ideia é essa.

Tem outro que diz consenso que vai definir o que é bom, com o voto, com o que for

Conhecemos essa discussão.

O único elemento novo é a pergunta que permite mudar um pouco a abordagem e ver uma saída: ou seja: por um lado, há uma ideia de montagem, que ainda não está definida

Houve propostas do Chico, propostas da Francine, coloquei um entendimento do que entendi do Chico e a reflexão continua.

Mas há um interesse comum em elaborar e discutir em torno de uma ideia de assembleia, seja dentro, seja fora, seja lá o que for, há muitas coisas para discutir.


Mas talvez seja interessante discutir a influência que uma discussão produtiva teria na assembléia, na forma como está o problema do consenso.

Fiz a transcrição da reunião de 13 de agosto e vi que há pessoas como Francine e Rita que disseram que se houve uma saída com a assembleia que lhes pareceu boa, é evidente que o problema, as demandas que eles fazem sobre o IC podem ir à assembleia, e o que eles aceitariam de acordo com o que eu entendo da discussão e o que eles disseram

Eu nomeei as pessoas, porque nem todas disseram isso.

Há outros que ficaram, digamos "há um conflito de interesses" outros que dizem que há dois que ficam pouco assim, mantendo uma pressão implícita sobre isso

Existe uma saída possível: é manter o CI como consenso atual e a assembleia. Nesse caso, o problema do consenso passa a ser melhorar o consenso como tem sido, e não é fazer um discurso sobre se consenso deve ser interpretado como voto majoritário, por exemplo.

Então eu concordo com Francine que essa discussão da assembléia dá um contexto para a discussão sobre consenso.

Se ignorarmos isso, podemos continuar dizendo “vamos pedir facilitadores externos para nos ajudar a lutar pelo consenso redefinido ou não.

Mas a realidade não é assim, a realidade é que tudo vai depender da dinâmica que se cria em torno de uma discussão sobre a assembleia, como eu a entendo.

Talvez haja pessoas que vejam assim, outras que digam “não importa qual seja a assembleia, continuamos a pedir que o CI se posicione”.

Tenho visto que há evoluções em relação à ideia da montagem

Então eu não sei como levar isso em conta nesse grupo? : o É necessário criar outro novo grupo, que é um grupo de montagem?

Eu vejo isso como um ponto chave: vê-se que existe a possibilidade de sair, e que volta à questão do consenso quando há mais clareza sobre a assembleia.

Caso contrário, bem, podemos jogar a agenda de 2 de agosto “não podemos chegar a um acordo, vamos pedir facilitadores externos”, mas sabemos que ainda não vamos conseguir chegar a um acordo? Não vejo qual seria a saída com os facilitadores externos, e não vamos levar em conta outros elementos, não vejo sentido, digamos, de manter a agenda inicial do grupo.

Talvez fosse prudente esperar um pouco e concentrar-se, ou neste grupo em outro lugar, na discussão sobre a assembléia, porque isso traz algo novo, traz coisas novas, move as linhas.



@12 Rosa Obrigado Pierre não vejo mãos levantadas, a verdade é que sua explicação me fez sentir um pouco estranho porque me faz perder-me. Acho que você anda muito por aí, não migra Claro que o que você quer dizer é a verdade. A coisa é muito bagunçada.


@13 Francine Vou tentar resumir o que Pierre disse. É mais ou menos o que dissemos no início desta reunião: não temos um problema de consenso. Sempre tivemos uma solução com consenso, exceto pelo ponto das declarações,

e não há solução para esse problema, por isso o Chico propôs, e hoje eu fiz essa proposta inicial do Chico uma proposta mais elaborada, uma proposta de usar a fórmula da assembleia do fórum social mundial, paralela ao conselho internacional, e como entidade permanente, e seria esta assembléia que poderia fazer declarações, demonstrações de solidariedade, em nome desta assembléia, não em nome do Conselho, não em nome do fórum social.

Pierre está certo, esse tempo é a questão-chave que temos que discutir

Como fazer essa montagem? É claro que essa assembléia precisa de uma certa autonomia. Mas tem que colaborar permanente e estreitamente com o conselho internacional.

Mas essa é a questão que temos que resolver, e nada mais. Porque nunca tivemos problemas com consenso, também como confirmado por Ian.

DISCUTIMOS A ASSEMBLEIA NESTE GRUPO

@14 Rosa Da mesma forma Francine.

Então eu digo que não temos que criar nenhuma comissão.

Essa comissão que vai ser a contribuição e depois a contribuição que é feita aqui tem que ser levada ao conselho internacional, para ser aprovada, dizer sim, com algumas emendas, o que for necessário.

Então, aproveitando o fato de eu ter o uso da palavra, eu diria que obviamente o conselho internacional tem suas regras, que talvez tenham que ser revisadas, afinadas para que sejam definidas em um documento e seja claro para todos nós, que está claro quem integra? Isso decide? quando você decide? E por que ? E quem o apoia?

E para a montagem de movimentos o mesmo; quem o integra? Supõe-se que seja uma assembléia dos movimentos que fazem parte do fórum social mundial, e como movimentos eles têm uma agenda, sejam prioridades problemáticas a serem atendidas, e eles têm que se pronunciar como uma assembléia de movimentos, e agora por pela mesma razão, eles têm autonomia para fazê-lo e decidir suas próprias regras.

a questão é dizer "quais movimentos fazem parte da assembleia do movimento" aí Teríamos que ter uma convocação como conselho internacional para convidar os movimentos sociais, e até nós que fazemos parte do movimento, para integrá-lo, ou convidar outros atores.

temos que pensar quem são esses que vão vir, e então isso implica preparar, em algum momento, como é feita a montagem no âmbito do fórum, as condições necessárias enfim, quem é que vai escreva a carta ou o que vamos terminar como uma declaração.

Em suma, uma série de coisas que uma assembléia carrega. Como são tomadas as decisões? Acho que esse é o passo que temos que dar.

MOSTRANDO O ESQUEMA FRANCINE

@15 Sheila Fiquei preocupada com a fala da Norma, em relação à questão na assembléia e fora do fórum.Gostaria de compartilhar o desenho que a Francine fez na proposta dela, posso compartilhar a tela, o desenho me pareceu muito, muito claro.Não consigo compartilhar a tela.Agora sim.

Este foi o projeto proposto por Francine, que entendi que foi aprovado.Não vi ninguém na última reunião, teve gente que ficou calada e ninguém que disse que era contra.

O Fórum Social Mundial não é mais apenas o conselho como instância de seu processo, mas o conselho e a Assembleia.Eu evitaria chamá-la de Assembléia dos Movimentos ou dizer que a Assembléia do Fórum Social Mundial é o Conselho do Fórum Social Mundial, para que essa confusão não se espalhe.

Então o conselho teria sua estrutura funcionando como já tem, e a Assembleia a mesma.

Portanto, são instâncias paralelas do Fórum Social Mundial.

Eu não chamaria de Assembléia de Movimentos, para não ter esse problema.

E aí tem outra coisa que eu acho importante colocar e assim por diante.Acho que seria um jeito: quem do Conselho Internacional quisesse fazer parte da Assembleia, agora poderia se juntar a esse grupo, e esse grupo segue com a estruturação e convite para outras organizações e tudo mais.

Não é a diretoria como um todo que define como vai funcionar essa montagem, porque isso não vai resolver nada.E tem um apelo que eu faço, de tudo como uma oração, nós temos um problema de tirar a condição no conselho, para isso temos que acreditar na assembléia

Agora, se todos aqueles que acreditam que o conselho não deve tomar uma decisão forem à Assembleia dizer que esta assembleia não pode decidir, então será infantil.

O conselho permanece como está.A Assembleia foi criada para ser diferente, chamo todos à maturidade, para que a Assembleia possa realmente ser aquela coisa nova, que muitos querem ser.

que a Assembléia possa existir de uma forma diferente de um conselho internacional respondendo por que o que decide.

ASSEMBLEIA DE LUTAS DO FSM ORGANIZANDO O - O PROBLEMA DO COSENSE CONTINUA

@16 Rita Cheguei um pouco atrasada e estou viajando fora de São Paulo, ele está se preparando para participar desse encontro tão importante.

Eu queria ouvir Francine Rose dizer que o conselho não tem questões de consenso.

mas eu gostaria de fazer uma pequena objeção aí, porque ele não pode resolver as declarações, ok, estamos, acho que a Assembleia terá autonomia para decisões, declarações, etc.

Mas a diretoria também tem dificuldade em definir suas próprias decisões, e seus encaminhamentos, isso vai além do relatório, das coisas que são definidas e que em outra reunião alguém fala que não foi assim, que não lembra.,

Então eu acho que às vezes a gente vai ter que definir se algo é aprovado ou não, né?

Acho que na última reunião sobre a assembleia em si, todos concordaram, mas a Marcela disse, ah, não sei se todos concordaram.

É algo sobre o qual devemos ser muito claros;a forma como o conselho toma suas decisões não é sobre declarações, e acho que às vezes as decisões não são necessariamente consensuais.

Então, o problema do Consenso, na minha opinião, fica para o CI também, então não quero discutir isso agora, porque acho que demos um passo importante, em relação à possibilidade de uma assembleia, que está jogando este papel.

Eu só queria colocar o nome, acho que deveria ser "assembleias de lutas do Fórum Social Mundial", que não é uma assembleia para nenhuma decisão mais relacionada às lutas, se eu acho que não é apenas uma instância que vai lá, veja o conselho internacional que está recebendo para tomar uma decisão e então a assembléia faz a declaração.

Tem que ter toda a legitimidade de um processo permanente, que mobiliza, assim como a CI, deve tomar essas decisões e reuniões representativas transparentes mesmo que os membros participem, pode ser uma reunião transmitida.

Acredito que a organização desta assembleia não vai ser uma coisa simples, não é uma dádiva para quem procura esta alternativa, porque vai ter de enfrentar as questões de mobilização, capacidade de convocação, articulação com aqueles que partiram., com os que não chegaram, para fazer parte do processo do fórum, historicamente inviabilizado por limitações.

Então algumas regras que são as regras internas de funcionamento, mas a divisão de funções como essa, poderiam ser definidas conjuntamente.

E aí eu concordo com a Sheila no futuro fazer uma assembleia para sair do processo de obstrução a todo momento, é uma assembleia que tem que tentar novas formas de influenciar as lutas sociais comuns do mundo, na política, né?

Então isso significava que a Assembleia teria, como seria algo paralelo ao CI, também teria obrigações de fazer reuniões com representação, convocá-las, organizá-las no fórum presencial, que fossem online, que eles têm um processo de discussão, e conseguem chegar a esses protestos, né?

Porque não podemos correr o risco de criar um instrumento que se torne uma segunda forma de recolha de assinaturas.

Vamos fazer quem concorda assim?Não !São processos vivos, que existem, que vão dar muito trabalho, entendeu?

Eu acho que deveria ter essa disponibilidade de mobilizar o diálogo, de ampliar a abrangência do fórum, de ter um impacto real em provocar discussões fundamentais no fórum, e isso significava obrigado.

UMA ASSEMBLEIA A SER CRIADA PELOS MOVIMENTOS E NÃO PELO CI QUE GOVERNA O PROBLEMA DO CONSENSO


@17 Kamal Obrigado Rosie Sinto que estamos tornando a vida um pouco complicada para nós mesmos.Parece-me que a discussão avançou muito na questão do consenso, com base em um princípio que foi repetido por todos, nem do consenso nacional….

Piere não há tradução para o inglês

Então recomeço rápido: complicamos nossa existência, avançamos no debate.

Estávamos em um ponto de divergência muito importante, em uma questão específica: o CI vai tomar posições políticas ou não?

Acho que essa pergunta se tornou quase obsoleta: todo mundo hoje diz

que nem o CI nem a assembléia provável, possível e desejável podem falar em nome do Fórum Social Mundial.Este é um avanço fundamental e importante que devemos especificar em ata.

O segundo elemento que encontramos é que os processos de tomada de decisão no Conselho Internacional não são claros.Trata-se de trazer esclarecimentos, precisões, mas não em termos de declarações políticas, pois foram evacuadas, foram postas de lado.

mas sobre como decidir sobre uma série de coisas que se enquadram no papel da CI de facilitar o Fórum Social e facilitar o contato entre os movimentos sociais em escala global.

3º elemento: na minha opinião, dada esta magnífica proposta que nos fez a nossa amiga Francine, parece-me que face a todas as questões que foram colocadas, seria oportuno isolar esta questão, sabendo que tem ligação com o Fórum Social Mundial e com o Conselho Internacional.

Trata-se de partir do princípio com o qual todos concordamos: uma assembleia não pode ser decidida por um Conselho internacional.

O Conselho Internacional propõe como saída, como possível solução para superar a estagnação das declarações políticas, promover a constituição de uma assembleia.

Basicamente são os movimentos sociais que devem criar essa assembleia, não depende de nós.

Agora, nós somos membros, provavelmente, desta assembléia, como membros do Conselho Internacional, alguns vão aderir, outros não.

Estamos prontos para assumir posições políticas em assembléia, uma vez que tudo esteja organizado, tanto seus estatutos, seu funcionamento, sua composição, sua antiga secretaria.

E possivelmente dar ao Conselho Internacional, a esta assembleia, um status um tanto especial dentro do Fórum Social Mundial, arranjar o espaço, arranjar os momentos de declaração, arranjar algumas reuniões específicas com esta assembléia e o Conselho Internacional.

Mas, na minha opinião, este é um debate que deve acontecer fora do processo de consenso, no qual praticamente concordamos e no qual fomos mais longe.Muito obrigado.

UMA ASSEMBLEIA NO MESMO NÍVEL DO PROCESSO MUNDIAL DO FSM LOCALIZADA NO PROCESSO GLOBAL DO FSM

@18 Chico Acho que as coisas estão indo devagar, vão esclarecer onde estão as divergências e convergências.

Vou tentar falar agora mais perto do microfone porque eu estava falando que aos poucos as coisas vão ficando mais claras, em relação às coisas que ainda não concordamos, então eu diria que essa reunião já está tomando sobre a dimensão de uma reunião que chegou a um consenso, já estamos falando da criação ou não desta Assembleia,

A segunda coisa que eu queria dizer: acho que a proposta de Francine reduz o potencial e as possibilidades de uma montagem porque a coloca no mesmo nível que eu aconselho.

E nesse sentido cria outro problema do que uma espécie de contradição possível entre o conselho e a Assembleia porque não são formados pelas mesmas pessoas, pelas mesmas organizações e podem criar uma divergência difícil de ultrapassar.

Minha visão, essa proposta que dei à Francine no início da nossa conversa.Minha visão é que a Assembleia esteja no mesmo nível do próprio Fórum Social Mundial, ou seja, algo que existe ao mesmo tempo que o Fórum Social Mundial.

E nesse sentido, eu diria que o conceito de “processo do Fórum Social Mundial” deve ser ampliado.

Até agora não se reduz ao CI, mas a tudo que nasceu dos fóruns sociais mundiais do próprio CI: por exemplo, os fóruns locais, os fóruns regionais, os fóruns nacionais, os fóruns temáticos.

E chamamos isso de processo, se ampliarmos a concepção do processo e incluirmos a assembléia no que nasceu do fórum, teríamos também, além de tudo, a assembléia que está em um nível superior a todas as outras porque engloba é maior do que o mais amplo foi que foi um tema do Regional, Nacional, ou seja, outro tipo de instância que foi criada.

E poderíamos nos referir a ela, nem mesmo como Assembleia dos Movimentos Sociais, porque isso é relembrar experiências anteriores que não foram muito positivas, nem de….Seria outra coisa, mas que existe paralelamente ao próprio fórum.

Teria uma relação especial com as outras coisas que existem no fórum;ele teria uma relação especial com todos os fóruns desde as Copas do Mundo até os locais e até pensei que essas assembléias só poderiam existir em nível Mundial;mas também pode existir a nível nacional e até a nível regional ou local.

É um tipo de processo que nasce de outra natureza, mais voltado para a realização de ações articuladas nos fóruns, os fóruns continuam caminhando para a ação, mas as assembleias criam possibilidades de ação, tornaram-se todas juntas, articuladas, incluindo principalmente ações planetárias..No caso da assembléia mundial.

E nesse sentido eu não chamaria de Assembleia de movimentos sociais, ou fórum de lutas, eu chamaria de Assembleia Social Mundial.

Em outras palavras, algo que existe para criar uma Instância para a realização de propostas de ação planetária,

Ou seja, para concluir eu diria que esse assunto ainda não está maduro, e até foi dito que foi aceito na reunião, sim foi aceito como princípio de discussão, para abrir o novo Horizonte foi aceito por todos de nós.

Mas já houve quem levantou, como nesta mesma reunião, a necessidade de aprofundar esta proposta, que seria esta assembleia.

Trago aqui uma elaboração mais detalhada da minha proposta na qual Francine se baseou para fazer o que fez,

E dizer que eu preferiria, acho que é preferível que tenha outro caráter, que seja incluído não no Fórum Social Mundial, mas no processo do Fórum Social Mundial, para até mesmo abrir o 'espaço do nacional, assembleias regionais, e até locais, ou seja, não estamos mais ligados à ação, melhor forma de articular tudo, do que o nosso grande objetivo com o fórum, o grande objetivo do fórum é que não podemos continuar com um na sua luta, ignorando os outros, e às vezes até competindo entre si, às vezes no desktop, mas nos setores que apareciam no mesmo desktop, havia organizações diferentes trabalhando.

O fórum foi criado para que as convergências sejam reconhecidas e descobertas e articuladas para ações.

Agora faltava algo que permitisse que essas ações fossem realizadas provisoriamente.

Por exemplo, em algum momento da vida do fórum, muitas vezes as propostas de ações saíam das reuniões do Conselho, ou passavam no conselho, não saíam, mas propunham ações planetárias.

Caso típico da mobilização contra a guerra em 2003, essa proposta nasceu das organizações que participam do fórum, mas não havia espaço para indivíduos.

Então eles vieram, os proponentes dessas propostas pediram ao CI para articulá-las, ou seja, para promovê-las e disseram que naquele momento 2 de discussão na primeira em Florença, na segunda em Porto Alegre, o CI concluiu que não era o papel deles porque não queria substituir as organizações.As ações das organizações são delas, se querem ser articuladas globalmente, articuladas, faltava um espaço de articulação e é isso que esta assembleia vem preencher.

Na verdade, acho que o tema que estou falando não é para discussão agora, obviamente haverá divergências, mas cabe a nós aprofundar.

então minha ideia é apenas dizer “vamos devagar com o andor”.Aqui o Brasil tem uma expressão muito interessante quando há uma procissão religiosa, o santo geralmente é construído de barro sobre a liteira, coisa que se carrega, as pessoas diziam “Vai devagar com a liteira, o santo é feito de barro”.se cair, quebra.

Aqui também temos que ir devagar com o andor, pois estamos em um momento delicado na vida do fórum, e quem sabe, será um momento muito criativo, mas para isso temos que ter paciência, temos que ter serenidade, temos que ter sabedoria, para poder fazer as coisas.

Acho que não podemos apresentar rapidamente este tema para este grupo, temos que pensar em como sair dele.Obrigado.

SÃO DUAS PROPOSTAS MUITO DIFERENTES

@19 Francine Obrigado Chico Parece-me que sua proposta, Chico, é algo muito, muito diferente. São duas propostas totalmente diferentes, do que poderia ser uma assembléia.

A proposta que fiz, e que já discutimos várias vezes, tem um único objetivo: sair do dilema em que nos encontramos.

A tua proposta, Chico, vai muito mais longe, é muito mais ambiciosa e, de facto, o que descreves já podemos fazer. Não precisamos de uma nova proposta, já podemos fazê-lo. Não muda nada na situação em que já estamos.

Enquanto a proposta que estamos discutindo, de uma assembleia do fórum, e paralela ao conselho, seja justa e principalmente para sair do dilema em que estamos: ou seja, poder falar em nome da assembleia, e o que vamos dizer, acho que já dissemos várias vezes: demonstrações de solidariedade. Esse é o objetivo principal.

Agora, se pudermos discutir isso e concordar com isso, podemos finalmente avançar com o fórum.

Porque agora estamos discutindo há anos, há anos, questões para as quais não há solução, e espero muito, Chico, espero muito, que essa nova proposta, essa possibilidade de sair do impasse em que estamos, não vai ser bloqueado, porque é uma solução, Chico, é uma solução para avançar com o fórum, para que o fórum possa ser relançado, ficar mais dinâmico. E isso seria possível, e nada mais, nada mais.

Mas, por favor, se começarmos a discutir uma proposta que não traz nada de novo, porque já podemos fazer o que você descreve, por favor, espero muito que possamos avançar com essa assembléia paralela ao conselho.

UMA ASSEMBLEIA NO MESMO NÍVEL QUE O CI NO FSM É ANALOGIA COM A ESTRUTURA DO CEAAL

@20 Rosa A lista sou eu e ian Gostaria de comentar que o que o Chico aponta me parece já estar acontecendo no mundo.

Há movimentos que se convocam a fazer assembleia, e podem ser realizados sem nós, mas acho que o importante é como as entidades que fazem parte do Conselho podem tomar decisões, no sentido de realizar ações de solidariedade , como aponta Francine, a respeito de situações que nos preocupam, como os movimentos.

E aí me parece que, como várias propostas, eu pensei: nós temos o fórum social mundial, eu veria como um segundo nível a assembleia dos movimentos, que fazem esse fórum social mundial, e depois vem o conselho, que de uma forma de certa forma eu poderia pensar muito nisso com a estrutura do CEAAL também, mas não necessariamente tem que ser assim, mas poderia ditar algumas questões para o conselho

Mas me parece bom que eles estejam no mesmo nível. Ou seja, o conselho e ele tem um peso, uma série de instâncias com posições determinadas, e a assembleia do movimento, como disse Rita, a assembleia da luta do fórum social mundial, que também tem sua agenda, e que tem a prática de lançar ações de solidariedade, ou promover campanhas, ou fazer uma série de coisas.

Então, de acordo com o que Francine diz. Não se trata de criar um externo de movimentos, porque talvez até já exista ali, há a assembleia de povos, mas tem uma dinâmica própria. teria que ver a assembléia mundial dos povos, assembléias que já existem

Mas acho importante ter essa assembléia das lutas do fórum social mundial, ou dos movimentos do fórum social mundial. esse foi meu reflexo


UMA ASSEMBLEIA QUE TEM UMA RELAÇÃO ESPECIAL COM O FSM

@21 Ian sim A verdade é que tenho que estudar bem as duas propostas, pois não vejo muita diferença entre uma e outra, exceto que no Chico's, ele tem certeza absoluta de que não haverá confusão do fato de que a assembléia falou em nome do fórum social mundial.

Seria um pouco mais claro, mas a verdade é que tenho que ler bem as propostas.

O que eu não concordo é que se diz que "já podem fazer" Bem, qualquer um pode criar uma assembleia, e de fato, como você disse, Rosy, muitos fizeram.

Mas a ideia não é criar uma assembleia como as outras, é criar uma assembleia que tenha uma relação especial com o fórum social mundial.

O que significa relacionamento especial? Para mim, essa relação especial, como a Rita disse um pouco em determinado momento, teria que ser mais uma relação de colaboração, de articulação, de redes em torno de redes.

Por exemplo, quando você tem um fórum social mundial que essa assembleia tem um lugar especial, uma comunicação especial, que essa assembleia pode usar todos os meios de comunicação do fórum social mundial, ou pelo menos alguns deles, que ela pode criar articulações, use a lista de discussão I, todos esses tipos de coisas que você não pode fazer agora. nenhuma assembléia pode criar todas as articulações e tudo o que fizemos porque não tem legitimidade por enquanto não tem essa relação especial.

Então para mim eu não concordo com o fato de que já pode ser feito, que qualquer um pode fazer, eu acho que a relação especial é uma questão de trabalhar junto, de articulações, e isso, como já dissemos várias vezes, confiança é necessário, e muitas outras coisas.

DIÁLOGO ENTRE CI E O COMITÊ DESTA ASSEMBLEIA

@22 Chico resolvi falar, mas não queria ter um diálogo com a Francine, uma discussão com a Francine, queria entrar no grupo, e por isso a entrada do Ian foi muito boa, antes de falar, ele levantou algumas desses problemas

e vejo que Francine reduz demais a potencialidade de uma montagem;

O que não é como o que existe, não existe mais algo do tipo mundial, que está vinculado a todo o processo do FSM, não existe. Estamos criando algo novo,

E acho que deixá-lo ao nível do Conselho, em vez de resolver problemas, vai criar problemas futuros, e é isso que temos de evitar.

Nesse sentido, não há que ter medo de que esta assembléia cresça, deve crescer

E devo até ter dito isso, deve ter níveis diferentes, que se complementam, mas é uma dinâmica diferente.

Agora, dentro dessa assembléia, há um órgão tipo conselho internacional, que existe para o fórum social mundial, e há um órgão que ajuda. O diálogo deve ser entre esse órgão e o órgão do fórum social mundial

Mas a assembléia tem sua existência no mundo como algo totalmente novo, quase uma assembléia das Nações Unidas que é de povos, é uma forma de chegar a algo do tipo assembléia dos povos

A Assembleia das Nações Unidas é uma Assembleia de governos. Esta seria uma assembléia dos povos. Portanto, não é necessário reduzi-lo. você tem que ter na minha opinião, e nisso eu discordo um pouco da Francine, não devemos ter medo de ousar, temos que ousar, temos que avançar e propor.

Considero esta Assembleia Social Mundial como algo que realmente vai ficar a assembleia dos povos, que faz coisas, que intervém, que faz declarações, que faz propostas, que reúne quem? Todos os que estão no fórum social mundial e que desejam participar dele.

Mas não quero continuar travando um debate só com a Francine, digo que essa questão precisa ser mais explorada.

ESTAMOS PROCURANDO UMA SOLUÇÃO PARA A NOSSA DIVERGÊNCIA SOBRE CARGOS NO IC

@23 Francine Uma frase. Claro mais aprofundado :, é o que dissemos no final da última reunião, mas estamos procurando uma solução para o nosso problema, Chico, não estamos inventando outras coisas.

Estamos procurando uma solução para o nosso problema, nada mais, nada mais!

Se alguns querem bloquear isso, ok, então que assim seja. Mas precisando de uma solução para o nosso problema. obrigada


@24 Boy Sim Francina fala, eu tenho que falar. Quem fala por último? O que eu faço?Agora estamos procurando um tipo melhor de solução para nossos problemas. Essa é a questão. A solução que proponho não é nova: é um salto em frente. Saímos do problema, não permanecendo no problema, mas saindo dele e criando um salto adiante que cria outras possibilidades.

VISÃO DA ASSEMBLEIA DO NOSSO MOVIMENTO SOCIAL

@25 Bartiria Boa tarde aqui no Brasil, boa noite em outros lugares

Bom, eu gostaria de falar um pouco sobre a questão dessa estrutura que a Francine apresentou.

A estrutura, o esquema com estrutura de como seria a gente decidir aqui.Uma estrutura FSM, estrutura IC, estrutura de montagem.E um esquema de diálogo está sendo feito.

Então eu acho que não é uma montagem paralela, é uma estrutura que está dentro desse organograma apresentado, que a Francine apresentou, porque se for paralela também vai ter alguns problemas;Esta é uma estrutura de organização.

Tem até uma estrutura que tem um fórum, nós temos o IC, a Assembleia que está dentro do fórum para um dia de espaço de fórum, e isso pelo que eu entendo nesse diálogo, em toda essa passagem que foi apresentada que a gente tem discutir Esta assembleia é para resolver um problema que o CI tem, quem toma as decisões, e qual Assembleia começa a tomar as decisões, será deliberativa, naquele fórum, no dia em que for realizada.

Esta Assembleia do FSM reúne todos os movimentos, depois das assembleias que podem dar continuidade à Assembleia dos movimentos que tem, existem vários convergentes como a assembleia que converge com esta assembleia do fórum, assumida pelo fórum, e assumida como deliberativo, que as declarações sejam realmente decisões deste fórum, desta assembleia, que as agendas de luta também, sejam decisões e operacionalizadas.

Porque estou falando aqui da minha experiência dos movimentos sociais dentro do fórum, que eles acompanham há muitos anos, desde o primeiro fórum, que um dos problemas que temos com os movimentos sociais é que o fórum é um fórum em si, o fórum, que a Assembleia dos movimentos sociais, por não ser assumida pelo CI, pelo próprio fórum, não tem valor.Isso é algo que nossa agenda faz o que não faz, acontece ou não acontece.

Então, com esta decisão, você assume que isso é deliberação.

E essas deliberações serão...

O CI também terá que acompanhar essas deliberações, junto com a secretaria, para que isso aconteça, para que seja divulgado, para que todos sejam informados, e todas as organizações de luta possam convergir e direcionar para os fóruns regionais, fóruns que acontecem, que estão em vários países do mundo, onde já existe todo um movimento,

que eu acho que vai ter diálogo, vai melhorar, o que o Chico fala que a gente já conversou sobre isso com quem já tem, as decisões que vão ser tomadas, e que nenhuma dessas regionais fóruns vai questionar, sem declaração, a agenda de alguma luta, porque o Fórum Social Mundial, em sua assembleia, deliberou sobre esses pontos, essas declarações, essas agendas.

Esse é o nosso entendimento, que sempre foi assim, principalmente nos vários movimentos dos quais mais convergimos, pode ser que existam outros movimentos que não tenham esse entendimento, e nunca o questionaram.

Mas nós, que somos do CONAM, da FECOC, da Aliança Internacional dos Habitantes, nossos companheiros sindicalistas, com quem também conversamos, e com muitos outros, sempre foi isso: é um fórum em si?O que você decide neste fórum?O que converge neste fórum?Tira essa agenda, mas quem toca nessa agenda, como vai ser?

Eu também acho que a assembleia vai ter um acompanhamento, para que isso também aconteça junto com a CI, que essas pautas sejam aprovadas, que essas declarações sejam divulgadas, e que sejam respeitadas a partir da data da assembleia.

E um pouco o que eu queria colocar aqui, porque essa é uma ansiedade que a gente tem, e será um grande avanço para nós dos movimentos sociais populares, se isso acontecer.

E você não precisa criar mais nada dentro dessa montagem.O CI tem que acompanhar esse movimento de que falamos nas deliberações da assembleia.Esta é a minha opinião e a discussão que temos tido

DEFININDO O PROCESSO DESTA MONTAGEM


@26 Rosa eu entendo o ponto do Chico, que ele diz que temos que ser mais ousados, claro, mas também não temos que reconhecer nossas limitações, e ir passo a passo, como o próprio Chico diz, e claro que temos começar com coisa própria, com nossa própria casa.

Foi dito que o conselho internacional não pode emitir declarações em nome do fórum, nem mesmo em nome do próprio CI.

A última declaração que assinamos foi “as entidades membros do Conselho Internacional….denunciam tal coisa” e vimos que uma alternativa à emissão de declarações de solidariedade é constituir uma “assembléia de lutas e movimentos do fórum social mundial”

Isso não significa que vamos substituir o movimento social popular ou os movimentos sociais, mas é uma entidade que representa os movimentos sociais que fazem parte do fórum, ou que querem estar no fórum, e para isso temos fazer tudo isso: definir as regras, a estrutura, como as decisões são tomadas, e é um processo, não tem que ser decidido agora também, a gente tem que definir lá com o CI como um todo

Então acho que é isso que queremos.

Como bem diz Francine: esse é o ponto de debate que temos no conselho, é uma saída que cabe a todos nós, ser a proposta a proposta: uma assembléia de movimentos, o conselho, com sua própria dinâmica e sua própria regras, com seus membros particulares, talvez alguns membros do conselho ou entidades possam estar na assembléia por suas políticas e outros, mas nem todos eles têm que estar na assembléia.

Mesmo nesta assembléia pode haver movimentos que não fazem parte do Conselho.Então a gente tem que caminhar para isso, eu acho que nós também tivemos que preparar um diálogo com o conselho internacional, sobre isso, porque aqui não temos que decidir, temos que propor como funcionaria, e acho que estamos avançando a respeito disso.

Bem, também para dizer que não temos muito tempo, porque eu pedi aos intérpretes uma hora e meia e temos 4 minutos para este processo, e Francine nos deixou, ela disse que tinha que sair.

UMA MONTAGEM PARALELA AO CI VAI CRIAR UMA CONFUSÃO MELHOR QUE A EXTERNA AO MUNDO FSM

@27 Ole Obrigado, você pode me ouvir?Vou falar em inglês, e acho essa montagem paralela um pouco confusa, e é difícil para mim entender como vamos realmente descobrir alguma coisa, porque desde que seja em paralelo com o IC, e como uma assembléia do fórum social mundial, acho que mesmo que a gente possa escrever em um organograma "ok, essa declaração dessa iniciativa dessa assembleia não é do fórum social do trabalho, mas da assembleia do fórum social que faz parte do fórum social", acho que pode ser muito confuso para o público e para quem está de fora que recebe essa declaração, e entende a diferença.

Então eu acho que o que realmente faz sentido é que a assembléia esteja, como disse Chico, no auge da palavra fórum social, e não o CI, e que ela seja um órgão verdadeiramente autônomo do processo geral da sociedade social mundial. fórum.

E também que poderia receber um apoio muito forte e poderia ter um bom espaço no Fórum Social Mundial, e o CI poderia ajudar a mobilizar para isso, apoiá-lo e fazer o que pudermos para fortalecê-lo, mas a menos que seja um órgão independente de o processo do fórum social do word, não vejo como isso resolve nada e acho que só adicionaria mais confusão.Obrigado.

TEMOS TRÊS MESES FOCO NOS COMITÊS E SEUS RELACIONAMENTOS FOCO NOS PROCESSOS INSTITUCIONAIS

@28 Pierre Bueno gostaria de lembrar que temos três meses até a Tunísia. Se a Tunísia for no final de novembro, se for confirmado que teremos Tunes no final de novembro, temos três meses para... então estamos não com uma faca na garganta, temos tempo para pensar e comparar, explorar etc., para poder discutir com calma, acho que é um elemento inestimável e importante.

E vejo que concordamos que para facilitar as decisões do espaço-processo FSM, o consenso, como buscar formulações de decisões, eu diria escritas, que são aceitáveis por todos em um determinado perímetro, no CI neste caso, eu acho que há um consenso.

O problema é quando tem gente que quer que o CI faça outra coisa.Mas é importante lembrar que temos essa base de que, para tomar decisões de facilitação que geralmente não precisam de urgência, o consenso funciona.

Então, neste caso, a questão da discussão sobre o que significa consenso é esvaziada.

O importante é ver como as pessoas que colocaram sua energia no IC fazendo declarações, onde podem colocar essa energia.Isso, eu entendo, é um problema que precisa ser resolvido.

O CI facilita um processo espacial do FSM e não quer substituir os participantes desse processo de intercomunicação, que são as organizações que participam do fórum.

Agora estamos falando de outra coisa.Quando Chico e Francine falam em “fóruns” e “assembleias”, deve-se notar que, em ambos os casos, existem comitês de facilitação ou o que for;ou condução ou executivo, tanto faz.

Uma assembléia geral tem um comitê executivo, um preparador, um facilitador, o que for, mas tem um, e um processo de fórum social tem um comitê facilitador.

Eu acho que também é importante na nossa discussão descer ao nível desses comitês, porque é aí que você pode dizer coisas precisas, quando você quer instituir alguma coisa.

Então eu acho que você tem que pensar no processo instituinte do que você quer imaginar.

Então eu proponho que as pessoas, qual é a proposta que eles têm, mas que as pessoas pensem no processo instituinte, e tentem dar uma realidade, explorem para poder comparar.

Porque as coisas concretas vão aparecer por escrito ali, perguntas que talvez na conversação verbal não apareçam tão claramente.

E outra coisa para finalizar: Chico coloca a discussão em um grande campo chamado de “processo FSM em geral”.

Agora, se falarmos apenas dos fóruns sociais, a situação eu acho que seria, no âmbito do trabalho do CI, que é responsável apenas pelo processo mundial de eventos históricos em Porto Alegre, com seus 15 eventos. já toda uma reflexão, quando o conselho acolhe os comitês facilitadores do fórum social, que querem contribuir para facilitar o processo global do Fórum, ao mesmo tempo em que reafirmam que esses processos são autônomos.

Então há um reflexo de quais são as relações entre os comitês facilitadores de tal processo, e o CI, o que é um pouco do processo Mundial?

Da mesma forma, é instituída uma assembléia, seja interna ao FS ou externa ao processo FSM mundial, mas não externa ao processo FSM global. coisas que estão neste processo global.

É preciso dar tempo, pensar nos processos instituintes, explorar caminhos e pensar as relações entre os processos, seja um fórum social, seja uma assembleia social mundial que estão ali.

Convido-os a trabalhar até mesmo em propostas escritas, para fundamentar a concretude dessas ideias instituintes, e não falar de “fórum” e “assembleias” porque são processos produzidos.

A realidade é que se não há CI, não há FSM, ou se não há comitê de tal assembleia, não há assembleia, temos que pensar em focar nos comitês.


UMA QUESTÃO DE SIMBOLISMO A VOZ DO FÓRUM

@29 Norma Acho que estamos efetivamente tentando encontrar uma maneira de contornar isso, digamos, para sair do problema de muitos anos atrás.

O que eu acho que não está totalmente claro, e não quero fazer nesta questão, que algumas das instâncias do fórum social mundial tenham uma voz global em nome de todos, é que eu não entendo, ou não entendo quais é o que queremos, é objeto de simbolismo.

Não é o mesmo que o Fórum de Davos, Os donos do mundo, levantam algo: é imediatamente tomado, reproduzido pela mídia hegemônica, alternativa, etc. O que dizem, o que as organizações locais de empresários ou donos do poder local, que conhecemos muito, que se reproduzem localmente, regionalmente/

O simbólico é que o Fórum Social de Davos apareceu como "a voz" dos donos do mundo e, paralelamente, o Fórum Social Mundial aparece como "a voz" da diversidade dos excluídos da sociedade mundial pelos donos do Davos Fórum. .

Portanto, há uma questão simbólica que não estamos aqui levando para o centro.Em outras palavras, todos dizemos de maneiras diferentes, mas um está tentando dizer "é melhor que algumas organizações digam isso" e outro dizemos "é melhor que todos digamos isso"

Porque há um tema que aparece muito no que Pierre fala: ele diz que "o CI não pode substituir as organizações"

y Não estamos falando de substituir, estamos falando em nome de todas as organizações que o integram

Em outras palavras, a aliança mundial de habitantes não substitui todos os seus membros, muito menos suas assembleias, suas decisões, deliberações etc.

E quando eles tomam decisões, eles falam em nome de todos e dizem isso por eles, então aquele de quem estamos realmente falando.

E estamos pensando nisso, porque alguns de nós querem, não é verdade, que o fórum social possa falar simbolicamente, em nome de todos os povos e das lutas do mundo, e outros não, porque consideram que isso não não corresponde.

Mas essa é a coisa.chama-se assembleia, chama-se redes, chama-se aliança, chama-se como quer que se chame, o problema é o que estamos discutindo agora, para que o fórum não se desfaça, essa é a questão;é de alguma forma, parar alguma instância do fórum social mundial, que inclui todos os fóruns regionais temáticos, etc., porque em algum momento foi dito que essa assembléia mundial inclui todos os fóruns nos fóruns temáticos e regionais que fazem parte o fórum social mundial

Então, pensar nessa nova assembléia mundial, acima de tudo que existe, é claro que é muito ousado, e como Rosi diz tem muitas limitações.

Mas é outra coisa, não é disso que estamos falando.O que estamos falando é como podemos, dentro do fórum social mundial, encontrar um caminho para o poder, não apenas fazer declarações, parece-me mais do que declarações de solidariedade, é importante fazer propostas, ou apoiar propostas de ação global , porque o mundo está em um momento em que vamos entrar em colapso global.

Não é para fazer uma declaração apoiando a luta de fulano de tal, mas sim como todos para parar esse desastre.

Então, eu só quero dizer que temos em mente que estamos discutindo o simbólico.

Não estamos discutindo se, organizado ou metodologicamente, é melhor fazer daqui ou dali.

Estamos falando se queremos ou não que o fórum social mundial fale em nome de todos os excluídos, seja ele chamado fórum social, CI, assembleia ou qualquer outro nome.Mas é disso que estamos falando.


@30 Rosa Ian Vamos encerrar com sua palavra e ver como nos saímos.


UM FÓRUM QUE NÃO FALA É UM SÍMBOLO FORTE DE UM RELACIONAMENTO ESPECIAL MAS O CI NÃO É SECRETÁRIO DA ASSEMBLEIA

@31 Ian - Bem, vou tentar ser breve, queria resumir, mas estou muito interessado no que Norma acabou de dizer, porque estamos em um debate filosófico real.

Norma diz que o simbolismo é importante.Concordo totalmente com isso, mas para mim não há nada mais simbólico do que ter um fórum que funcione de forma radicalmente diferente de Davos.

Davos fala o nome dos grandes, o fórum não fala: os povos de baixo falam, não há uma maneira de falar, existem milhares de maneiras de falar, existem milhares de maneiras de pensar.

Não só existe o sistema mundial, como nos diz Davos, quem o impõe, o fala e o faz.Isso é o que é interessante no fórum para mim, então filosoficamente, simbolicamente, é ainda mais interessante: um fórum sobre o qual ele não fala em sua carta.

Muito poderoso para mim, simbolicamente, falando com ele, simbólico se formos naquele ambiente.

mas você pode falar sobre isso por horas, parece-me.

Na verdade, estou falando com você também Norma: não são as declarações que contam, são as ações globais.

Mas isso não nos impediu de fazer tremendas manifestações contra a guerra no Iraque.o CI não falou.Eu não preciso falar e foi ainda mais forte.

Isso me parece que poderia ser um tema interessante para falar, talvez dentro das discussões que Rosy propôs, que talvez haja muitas coisas interessantes.

Também entendi bem o que Bartiria estava propondo.Já concordo plenamente que, em qualquer caso, deve haver uma relação especial com a assembléia.Ainda não sei qual, tenho que discutir com Attac e com meus colegas.

Mas há algo com o qual não concordo.Em relação à divulgação, sim, tudo o que a assembleia faz tem que ser divulgado, mas o CI não tem que fazer a secretaria dessa assembleia.Ele tem que fazer tudo para que as decisões da Assembleia sejam aplicadas.

A assembleia vai ter que ter secretaria própria, sim é preciso, mas não pode ser o CI que faz isso, o CI pode, dentro das comissões de comunicação e tudo isso, divulgar

Bem, nada mais.Eu não vou falar mais, por que falar

e agora só para concluir, para ver se as anotações que eu fiz.Não hesite em acessar o link que coloquei aqui no chat, para poder modificar qualquer coisa.

Mas vamos dizer rapidamente o que eu acho que pode ser dito.

Que há a conclusão de que:

Por enquanto, o consenso deve seguir o método de decisão do CI.

Todos concordamos que a assembléia tem uma relação especial com o fórum social mundial e o CI.Que todos nós concordamos.

A única coisa é que há duas propostas diferentes, sobre o lugar exato que esta assembleia deve ter no processo do fórum social mundial.

Acho que ainda temos que conversar sobre isso, mas essas são as três chaves para esta reunião. Se eu estiver errado, não hesite em modificar ou adicionar. Obrigado.


DEBATE SOBRE MODALIDADES

@32 Rosa sim, acho que concordamos que tem que haver uma assembleia de movimentos, e que temos que debater como se constitui, como se forma, como se concretiza.

Temos tempo para concretizar esse amadurecimento.

Também temos emergências, porque há coisas que acontecem no mundo que exigem uma palavra, e podemos avançar no processo.

E valeria a pena compartilhar isso, seja com documentos escritos, seja com avanços de acordo com o conselho internacional, para avançar na reflexão.

E seria só para ver se nos vemos numa próxima vez, ou esperar até quando?


AGUARDANDO PROPOSTAS ESCRITAS ANTES DE UMA PRÓXIMA REUNIÃO

@33 Ian.Parece-me que, para avançar mais, devemos fazer propostas por escrito, certo?

@34 Rosa Podemos nos dar um tempo para enviar uma proposta por correio ou no chat e depois veremos.

Aguarda-se a decisão dos colegas da Tunísia, quanto à data proposta que deram para 1 de setembro.Move muita coisa que temos que estar em bons processos.

@35 Guy em 27 de agosto, há alguma reunião do CI planejada?

@36 Rosa sim, foi planejado, mas não: foi adiado, porque era um diálogo que íamos ter com o companheiro da Itália, mas dissemos que não.

@37 Sheila O Paco diz que não pode participar por problemas de saúde da família e diz que participará do próximo encontro.

@38 Rosa Seguimos no diálogo.E obrigado aos colegas intérpretes que nos ajudaram.Um abraço tchau tchau.TRANSCRIÇÃO DA REUNIÃO DO GRUPO DE CONSENSO 22 DE AGOSTO

OBJETO PRINCIPAL DA REUNIÃO: DEBATER DE UMA ASSEMBLEIA

@1 Francine ……… Da assembléia nunca o nome do fórum e nunca, claro, o nome do Conselho Internacional

Então me parece que ainda temos que discutir esse ponto da assembléia.

Porque concluímos que vamos fazer uma assembléia, mas isso é tudo. Como fazê-lo? tudo isso não foi decidido.

HÁ UM PROBLEMA DE CONSENSO QUE NÃO É UNÂNIME

@2 Sheila Eu entendo o que a Francine disse que ao invés de ficar nesse confronto no conselho internacional, essa proposta foi criada e eu achei muito boa.Parabéns Francine pela saída.Isso da Assembleia.

Mas acho que, de qualquer forma, as decisões do Conselho Internacional, sem considerar a Assembleia, precisam rever esse conceito de unanimidade.Então, enfim, eu acho que a orientação desse grupo é que a ideia e eles nos apresentem diferentes formas, diferentes possibilidades de chegar a um consenso que não seja unanimidade, e uma coisa importante se houve essa disposição, é a disponibilidade de participação que já tem.é exibido, se você estiver procurando por uma data possível.

Acho que de certa forma é uma coisa bem-vinda resolver o conselho internacional e ainda ter que tomar uma decisão.Nessas perspectivas, independentemente de fazer ou não uma declaração em nome da própria diretoria, mas qualquer que seja a decisão tomada é interessante que ela não seja mais unânime.Eu faria essa reunião com o grupo de especialistas de lá paralelamente a essa organização da Assembleia.

Como a Assembleia vai funcionar e acredito que seja uma decisão da própria Assembleia.mais como será constituído eu acho que se a gente precisa pensar juntos.é isso


@3 Rose Ok, ok. Acho que Francine, talvez estejamos claros sobre o que é consenso. E fizemos isso em momentos diferentes. Acho que talvez se considerarmos que é importante fazer uma sessão própria para isso, talvez a vejamos

Mas talvez o que obviamente toca, é assim que Sheila diz: Como você estaria? O que vamos recomendar, como é constituída a assembléia? alguns elementos de critérios. Não sei se vai lá.

@4 Sheila Desculpe dizer de novo.Fico pensando se é nesse grupo de consenso que a gente tem que tratar da constituição da assembleia, não sei se não seria um grupo mais amplo, sabe?

MONTAGEM INTERNA OU MONTAGEM EXTERNA?

@5 Norma Eu também acho que talvez isso. Mas parece-me que o que eles disseram continua sendo as coisas que ficaram no ar que precisam ser definidas, porque é verdade que há um certo consenso generalizado de que o Conselho Internacional está de um lado e uma assembléia de movimentos sociais está no outro.

Mas o que ficou no ar foi, e há quem diga se a assembleia de movimentos sociais era apenas uma assembleia de movimentos sociais externos ao FSM, ou se era uma assembleia de movimentos sociais no FSM. E se for no FSM, quer dizer que quando ele for fazer um pronunciamento em seu nome ele vai dizer “esse pronunciamento não é de uma assembléia de movimentos sociais,

é uma declaração da “assembléia do movimento social do FSM”

Acho que isso é algo que não ficou claro e que talvez devêssemos discutir, caso haja pessoas que não concordem.


Rosa: sim, esse é o ponto e é isso

A CI CONTINUA A DECIDIR POR CONSENSO E A ASSEMBLEIA TEM QUE TRABALHAR

@6 Ian Olá a todos Eu digo todos porque tem alguns homens que estão muito bem representados isso é muito bom. Se eu acho que você tem certeza que a gente tem que discutir porque tem uma proposta do Chico e da Francine ao mesmo tempo, então eu acho essa pode ser uma solução que poderíamos ir desenvolvendo detalhando que você tem que construir o.

Sheila diz que é uma assembleia ela mesma que decide sobre seus membros, mas há regras que temos que construir juntos, talvez antes de saber o que estamos fazendo, porque pode haver condições para a criação dessa assembleia.

Então eu acho que há toda uma discussão a fazer.

Mas não sei se tem que ser feito aqui naquele grupo de consenso Como foi dito Não está claro para mim.

Para mim é importante manter o consenso, pois como disse Francine, uma das únicas coisas que não conseguimos resolver em consenso foi essa: se o IC tem que tomar posições? Mas para as outras coisas sempre conseguimos encontrar consenso em muitas coisas.

Então, acho que devemos nos concentrar, talvez esse grupo tenha que formar um novo grupo de propostas do que essa assembléia pode ser e bem e essas coisas.

E como diz Sheila, a decisão obviamente tem que ser mais ampla, e como Norma disse, porque ainda há consenso em tudo, há coisas para discutir. Mas ei, acho que estamos progredindo e estou bem, nada mais, obrigado.

FAZER ANOTAÇÕES

@7 Rosa antes de continuar eu gostaria, se alguém quisesse propor fazer as anotações de hoje, fazer a síntese?

e não sei se alguém quer fazer, pode ser duas pessoas, não somos muitos!

@8 Sheila prefiro não fazer, porque da última vez eu saí para fazer a reunião e depois me cobraram.Faça um relatório de tudo que estava no chat e tudo mais.e não estou em condições de fazer esta pesquisa além da reunião.

Norma você poderia apoiar?


@9 Norma Acho que hoje não posso porque tenho que sair um pouco mais cedo, posso passar minhas notas mas não vou fazer tudo.


@10 Ian Rose posso fazer em um documento online vou compartilhar o link e o que você quer acrescentar algo que seja um trabalho coletivo.

UMA ASSEMBLEIA DE MOVIMENTOS DO FSM

@11 Rosa Obrigado, sim, recomendo que não sejam textos longos. apenas com os acordos que não há debate interno aqui.

Bom, meu comentário é que obviamente teríamos que propor, cabe a essa comissão propor propostas que facilitem a tomada de decisões quando estamos no conselho internacional e que não nos eternizemos no conselho internacional. Por outro lado, temos clareza sobre algumas condições que devem ser tomadas, o conselho internacional que talvez devesse ser colocado em um documento,

e o que temos que trabalhar é primeiro decidir propor o CI e propô-lo ao consenso de que a assembleia de movimentos do fórum social mundial, ou seja, é uma assembleia de movimentos do fórum social mundial, que reúne, com suas próprias regras, tem uma agenda própria, baseada nos problemas com os quais está lidando, resolvendo trabalhando, e então decide aquele rumo.

A forma como as assembléias são realizadas é outro passo, é outro momento que envolverá a comissão de metodologia da assembléia que a preparou. Mas acho que valeria a pena seguir em frente agora, eu acho. Não sei se e quem você já baixou.

A PERSPECTIVA DE UM NOVO TIPO DE ASSEMBLEIA PODE RESOLVER O PROBLEMA DE REDEFINIR O CONSENSO NO CI COM QUE ESTE GRUPO INICIOU

@11 Pierre Se quiser comentar. Vimos na reunião de 2 de agosto que se focarmos apenas na antiga, digamos agenda desse grupo, há um confronto de visões que formalmente existem visões muito diferentes.

tem gente que diz que se você sempre decide por consenso, e consenso é discussão até chegar a um acordo, cuja formulação é aceitável para todos, não quer dizer que tudo está de acordo, qual é a forma histórica que o CI tem usado desde seu início.

Essa primeira forma pode ser melhorada Ah, mas a ideia é essa.

Tem outro que diz consenso que vai definir o que é bom, com o voto, com o que for

Conhecemos essa discussão.

O único elemento novo é a pergunta que permite mudar um pouco a abordagem e ver uma saída: ou seja: por um lado, há uma ideia de montagem, que ainda não está definida

Houve propostas do Chico, propostas da Francine, coloquei um entendimento do que entendi do Chico e a reflexão continua.

Mas há um interesse comum em elaborar e discutir em torno de uma ideia de assembleia, seja dentro, seja fora, seja lá o que for, há muitas coisas para discutir.


Mas talvez seja interessante discutir a influência que uma discussão produtiva teria na assembléia, na forma como está o problema do consenso.

Fiz a transcrição da reunião de 13 de agosto e vi que há pessoas como Francine e Rita que disseram que se houve uma saída com a assembleia que lhes pareceu boa, é evidente que o problema, as demandas que eles fazem sobre o IC podem ir à assembleia, e o que eles aceitariam de acordo com o que eu entendo da discussão e o que eles disseram

Eu nomeei as pessoas, porque nem todas disseram isso.

Há outros que ficaram, digamos "há um conflito de interesses" outros que dizem que há dois que ficam pouco assim, mantendo uma pressão implícita sobre isso

Existe uma saída possível: é manter o CI como consenso atual e a assembleia. Nesse caso, o problema do consenso passa a ser melhorar o consenso como tem sido, e não é fazer um discurso sobre se consenso deve ser interpretado como voto majoritário, por exemplo.

Então eu concordo com Francine que essa discussão da assembléia dá um contexto para a discussão sobre consenso.

Se ignorarmos isso, podemos continuar dizendo “vamos pedir facilitadores externos para nos ajudar a lutar pelo consenso redefinido ou não.

Mas a realidade não é assim, a realidade é que tudo vai depender da dinâmica que se cria em torno de uma discussão sobre a assembleia, como eu a entendo.

Talvez haja pessoas que vejam assim, outras que digam “não importa qual seja a assembleia, continuamos a pedir que o CI se posicione”.

Tenho visto que há evoluções em relação à ideia da montagem

Então eu não sei como levar isso em conta nesse grupo? : o É necessário criar outro novo grupo, que é um grupo de montagem?

Eu vejo isso como um ponto chave: vê-se que existe a possibilidade de sair, e que volta à questão do consenso quando há mais clareza sobre a assembleia.

Caso contrário, bem, podemos jogar a agenda de 2 de agosto “não podemos chegar a um acordo, vamos pedir facilitadores externos”, mas sabemos que ainda não vamos conseguir chegar a um acordo? Não vejo qual seria a saída com os facilitadores externos, e não vamos levar em conta outros elementos, não vejo sentido, digamos, de manter a agenda inicial do grupo.

Talvez fosse prudente esperar um pouco e concentrar-se, ou neste grupo em outro lugar, na discussão sobre a assembléia, porque isso traz algo novo, traz coisas novas, move as linhas.



@12 Rosa Obrigado Pierre não vejo mãos levantadas, a verdade é que sua explicação me fez sentir um pouco estranho porque me faz perder-me. Acho que você anda muito por aí, não migra Claro que o que você quer dizer é a verdade. A coisa é muito bagunçada.


@13 Francine Vou tentar resumir o que Pierre disse. É mais ou menos o que dissemos no início desta reunião: não temos um problema de consenso. Sempre tivemos uma solução com consenso, exceto pelo ponto das declarações,

e não há solução para esse problema, por isso o Chico propôs, e hoje eu fiz essa proposta inicial do Chico uma proposta mais elaborada, uma proposta de usar a fórmula da assembleia do fórum social mundial, paralela ao conselho internacional, e como entidade permanente, e seria esta assembléia que poderia fazer declarações, demonstrações de solidariedade, em nome desta assembléia, não em nome do Conselho, não em nome do fórum social.

Pierre está certo, esse tempo é a questão-chave que temos que discutir

Como fazer essa montagem? É claro que essa assembléia precisa de uma certa autonomia. Mas tem que colaborar permanente e estreitamente com o conselho internacional.

Mas essa é a questão que temos que resolver, e nada mais. Porque nunca tivemos problemas com consenso, também como confirmado por Ian.

DISCUTIMOS A ASSEMBLEIA NESTE GRUPO

@14 Rosa Da mesma forma Francine.

Então eu digo que não temos que criar nenhuma comissão.

Essa comissão que vai ser a contribuição e depois a contribuição que é feita aqui tem que ser levada ao conselho internacional, para ser aprovada, dizer sim, com algumas emendas, o que for necessário.

Então, aproveitando o fato de eu ter o uso da palavra, eu diria que obviamente o conselho internacional tem suas regras, que talvez tenham que ser revisadas, afinadas para que sejam definidas em um documento e seja claro para todos nós, que está claro quem integra? Isso decide? quando você decide? E por que ? E quem o apoia?

E para a montagem de movimentos o mesmo; quem o integra? Supõe-se que seja uma assembléia dos movimentos que fazem parte do fórum social mundial, e como movimentos eles têm uma agenda, sejam prioridades problemáticas a serem atendidas, e eles têm que se pronunciar como uma assembléia de movimentos, e agora por pela mesma razão, eles têm autonomia para fazê-lo e decidir suas próprias regras.

a questão é dizer "quais movimentos fazem parte da assembleia do movimento" aí Teríamos que ter uma convocação como conselho internacional para convidar os movimentos sociais, e até nós que fazemos parte do movimento, para integrá-lo, ou convidar outros atores.

temos que pensar quem são esses que vão vir, e então isso implica preparar, em algum momento, como é feita a montagem no âmbito do fórum, as condições necessárias enfim, quem é que vai escreva a carta ou o que vamos terminar como uma declaração.

Em suma, uma série de coisas que uma assembléia carrega. Como são tomadas as decisões? Acho que esse é o passo que temos que dar.

MOSTRANDO O ESQUEMA FRANCINE

@15 Sheila Fiquei preocupada com a fala da Norma, em relação à questão na assembléia e fora do fórum.Gostaria de compartilhar o desenho que a Francine fez na proposta dela, posso compartilhar a tela, o desenho me pareceu muito, muito claro.Não consigo compartilhar a tela.Agora sim.

Este foi o projeto proposto por Francine, que entendi que foi aprovado.Não vi ninguém na última reunião, teve gente que ficou calada e ninguém que disse que era contra.

O Fórum Social Mundial não é mais apenas o conselho como instância de seu processo, mas o conselho e a Assembleia.Eu evitaria chamá-la de Assembléia dos Movimentos ou dizer que a Assembléia do Fórum Social Mundial é o Conselho do Fórum Social Mundial, para que essa confusão não se espalhe.

Então o conselho teria sua estrutura funcionando como já tem, e a Assembleia a mesma.

Portanto, são instâncias paralelas do Fórum Social Mundial.

Eu não chamaria de Assembléia de Movimentos, para não ter esse problema.

E aí tem outra coisa que eu acho importante colocar e assim por diante.Acho que seria um jeito: quem do Conselho Internacional quisesse fazer parte da Assembleia, agora poderia se juntar a esse grupo, e esse grupo segue com a estruturação e convite para outras organizações e tudo mais.

Não é a diretoria como um todo que define como vai funcionar essa montagem, porque isso não vai resolver nada.E tem um apelo que eu faço, de tudo como uma oração, nós temos um problema de tirar a condição no conselho, para isso temos que acreditar na assembléia

Agora, se todos aqueles que acreditam que o conselho não deve tomar uma decisão forem à Assembleia dizer que esta assembleia não pode decidir, então será infantil.

O conselho permanece como está.A Assembleia foi criada para ser diferente, chamo todos à maturidade, para que a Assembleia possa realmente ser aquela coisa nova, que muitos querem ser.

que a Assembléia possa existir de uma forma diferente de um conselho internacional respondendo por que o que decide.

ASSEMBLEIA DE LUTAS DO FSM ORGANIZANDO O - O PROBLEMA DO COSENSE CONTINUA

@16 Rita Cheguei um pouco atrasada e estou viajando fora de São Paulo, ele está se preparando para participar desse encontro tão importante.

Eu queria ouvir Francine Rose dizer que o conselho não tem questões de consenso.

mas eu gostaria de fazer uma pequena objeção aí, porque ele não pode resolver as declarações, ok, estamos, acho que a Assembleia terá autonomia para decisões, declarações, etc.

Mas a diretoria também tem dificuldade em definir suas próprias decisões, e seus encaminhamentos, isso vai além do relatório, das coisas que são definidas e que em outra reunião alguém fala que não foi assim, que não lembra.,

Então eu acho que às vezes a gente vai ter que definir se algo é aprovado ou não, né?

Acho que na última reunião sobre a assembleia em si, todos concordaram, mas a Marcela disse, ah, não sei se todos concordaram.

É algo sobre o qual devemos ser muito claros;a forma como o conselho toma suas decisões não é sobre declarações, e acho que às vezes as decisões não são necessariamente consensuais.

Então, o problema do Consenso, na minha opinião, fica para o CI também, então não quero discutir isso agora, porque acho que demos um passo importante, em relação à possibilidade de uma assembleia, que está jogando este papel.

Eu só queria colocar o nome, acho que deveria ser "assembleias de lutas do Fórum Social Mundial", que não é uma assembleia para nenhuma decisão mais relacionada às lutas, se eu acho que não é apenas uma instância que vai lá, veja o conselho internacional que está recebendo para tomar uma decisão e então a assembléia faz a declaração.

Tem que ter toda a legitimidade de um processo permanente, que mobiliza, assim como a CI, deve tomar essas decisões e reuniões representativas transparentes mesmo que os membros participem, pode ser uma reunião transmitida.

Acredito que a organização desta assembleia não vai ser uma coisa simples, não é uma dádiva para quem procura esta alternativa, porque vai ter de enfrentar as questões de mobilização, capacidade de convocação, articulação com aqueles que partiram., com os que não chegaram, para fazer parte do processo do fórum, historicamente inviabilizado por limitações.

Então algumas regras que são as regras internas de funcionamento, mas a divisão de funções como essa, poderiam ser definidas conjuntamente.

E aí eu concordo com a Sheila no futuro fazer uma assembleia para sair do processo de obstrução a todo momento, é uma assembleia que tem que tentar novas formas de influenciar as lutas sociais comuns do mundo, na política, né?

Então isso significava que a Assembleia teria, como seria algo paralelo ao CI, também teria obrigações de fazer reuniões com representação, convocá-las, organizá-las no fórum presencial, que fossem online, que eles têm um processo de discussão, e conseguem chegar a esses protestos, né?

Porque não podemos correr o risco de criar um instrumento que se torne uma segunda forma de recolha de assinaturas.

Vamos fazer quem concorda assim?Não !São processos vivos, que existem, que vão dar muito trabalho, entendeu?

Eu acho que deveria ter essa disponibilidade de mobilizar o diálogo, de ampliar a abrangência do fórum, de ter um impacto real em provocar discussões fundamentais no fórum, e isso significava obrigado.

UMA ASSEMBLEIA A SER CRIADA PELOS MOVIMENTOS E NÃO PELO CI QUE GOVERNA O PROBLEMA DO CONSENSO


@17 Kamal Obrigado Rosie Sinto que estamos tornando a vida um pouco complicada para nós mesmos.Parece-me que a discussão avançou muito na questão do consenso, com base em um princípio que foi repetido por todos, nem do consenso nacional….

Piere não há tradução para o inglês

Então recomeço rápido: complicamos nossa existência, avançamos no debate.

Estávamos em um ponto de divergência muito importante, em uma questão específica: o CI vai tomar posições políticas ou não?

Acho que essa pergunta se tornou quase obsoleta: todo mundo hoje diz

que nem o CI nem a assembléia provável, possível e desejável podem falar em nome do Fórum Social Mundial.Este é um avanço fundamental e importante que devemos especificar em ata.

O segundo elemento que encontramos é que os processos de tomada de decisão no Conselho Internacional não são claros.Trata-se de trazer esclarecimentos, precisões, mas não em termos de declarações políticas, pois foram evacuadas, foram postas de lado.

mas sobre como decidir sobre uma série de coisas que se enquadram no papel da CI de facilitar o Fórum Social e facilitar o contato entre os movimentos sociais em escala global.

3º elemento: na minha opinião, dada esta magnífica proposta que nos fez a nossa amiga Francine, parece-me que face a todas as questões que foram colocadas, seria oportuno isolar esta questão, sabendo que tem ligação com o Fórum Social Mundial e com o Conselho Internacional.

Trata-se de partir do princípio com o qual todos concordamos: uma assembleia não pode ser decidida por um Conselho internacional.

O Conselho Internacional propõe como saída, como possível solução para superar a estagnação das declarações políticas, promover a constituição de uma assembleia.

Basicamente são os movimentos sociais que devem criar essa assembleia, não depende de nós.

Agora, nós somos membros, provavelmente, desta assembléia, como membros do Conselho Internacional, alguns vão aderir, outros não.

Estamos prontos para assumir posições políticas em assembléia, uma vez que tudo esteja organizado, tanto seus estatutos, seu funcionamento, sua composição, sua antiga secretaria.

E possivelmente dar ao Conselho Internacional, a esta assembleia, um status um tanto especial dentro do Fórum Social Mundial, arranjar o espaço, arranjar os momentos de declaração, arranjar algumas reuniões específicas com esta assembléia e o Conselho Internacional.

Mas, na minha opinião, este é um debate que deve acontecer fora do processo de consenso, no qual praticamente concordamos e no qual fomos mais longe.Muito obrigado.

UMA ASSEMBLEIA NO MESMO NÍVEL DO PROCESSO MUNDIAL DO FSM LOCALIZADA NO PROCESSO GLOBAL DO FSM

@18 Chico Acho que as coisas estão indo devagar, vão esclarecer onde estão as divergências e convergências.

Vou tentar falar agora mais perto do microfone porque eu estava falando que aos poucos as coisas vão ficando mais claras, em relação às coisas que ainda não concordamos, então eu diria que essa reunião já está tomando sobre a dimensão de uma reunião que chegou a um consenso, já estamos falando da criação ou não desta Assembleia,

A segunda coisa que eu queria dizer: acho que a proposta de Francine reduz o potencial e as possibilidades de uma montagem porque a coloca no mesmo nível que eu aconselho.

E nesse sentido cria outro problema do que uma espécie de contradição possível entre o conselho e a Assembleia porque não são formados pelas mesmas pessoas, pelas mesmas organizações e podem criar uma divergência difícil de ultrapassar.

Minha visão, essa proposta que dei à Francine no início da nossa conversa.Minha visão é que a Assembleia esteja no mesmo nível do próprio Fórum Social Mundial, ou seja, algo que existe ao mesmo tempo que o Fórum Social Mundial.

E nesse sentido, eu diria que o conceito de “processo do Fórum Social Mundial” deve ser ampliado.

Até agora não se reduz ao CI, mas a tudo que nasceu dos fóruns sociais mundiais do próprio CI: por exemplo, os fóruns locais, os fóruns regionais, os fóruns nacionais, os fóruns temáticos.

E chamamos isso de processo, se ampliarmos a concepção do processo e incluirmos a assembléia no que nasceu do fórum, teríamos também, além de tudo, a assembléia que está em um nível superior a todas as outras porque engloba é maior do que o mais amplo foi que foi um tema do Regional, Nacional, ou seja, outro tipo de instância que foi criada.

E poderíamos nos referir a ela, nem mesmo como Assembleia dos Movimentos Sociais, porque isso é relembrar experiências anteriores que não foram muito positivas, nem de….Seria outra coisa, mas que existe paralelamente ao próprio fórum.

Teria uma relação especial com as outras coisas que existem no fórum;ele teria uma relação especial com todos os fóruns desde as Copas do Mundo até os locais e até pensei que essas assembléias só poderiam existir em nível Mundial;mas também pode existir a nível nacional e até a nível regional ou local.

É um tipo de processo que nasce de outra natureza, mais voltado para a realização de ações articuladas nos fóruns, os fóruns continuam caminhando para a ação, mas as assembleias criam possibilidades de ação, tornaram-se todas juntas, articuladas, incluindo principalmente ações planetárias..No caso da assembléia mundial.

E nesse sentido eu não chamaria de Assembleia de movimentos sociais, ou fórum de lutas, eu chamaria de Assembleia Social Mundial.

Em outras palavras, algo que existe para criar uma Instância para a realização de propostas de ação planetária,

Ou seja, para concluir eu diria que esse assunto ainda não está maduro, e até foi dito que foi aceito na reunião, sim foi aceito como princípio de discussão, para abrir o novo Horizonte foi aceito por todos de nós.

Mas já houve quem levantou, como nesta mesma reunião, a necessidade de aprofundar esta proposta, que seria esta assembleia.

Trago aqui uma elaboração mais detalhada da minha proposta na qual Francine se baseou para fazer o que fez,

E dizer que eu preferiria, acho que é preferível que tenha outro caráter, que seja incluído não no Fórum Social Mundial, mas no processo do Fórum Social Mundial, para até mesmo abrir o 'espaço do nacional, assembleias regionais, e até locais, ou seja, não estamos mais ligados à ação, melhor forma de articular tudo, do que o nosso grande objetivo com o fórum, o grande objetivo do fórum é que não podemos continuar com um na sua luta, ignorando os outros, e às vezes até competindo entre si, às vezes no desktop, mas nos setores que apareciam no mesmo desktop, havia organizações diferentes trabalhando.

O fórum foi criado para que as convergências sejam reconhecidas e descobertas e articuladas para ações.

Agora faltava algo que permitisse que essas ações fossem realizadas provisoriamente.

Por exemplo, em algum momento da vida do fórum, muitas vezes as propostas de ações saíam das reuniões do Conselho, ou passavam no conselho, não saíam, mas propunham ações planetárias.

Caso típico da mobilização contra a guerra em 2003, essa proposta nasceu das organizações que participam do fórum, mas não havia espaço para indivíduos.

Então eles vieram, os proponentes dessas propostas pediram ao CI para articulá-las, ou seja, para promovê-las e disseram que naquele momento 2 de discussão na primeira em Florença, na segunda em Porto Alegre, o CI concluiu que não era o papel deles porque não queria substituir as organizações.As ações das organizações são delas, se querem ser articuladas globalmente, articuladas, faltava um espaço de articulação e é isso que esta assembleia vem preencher.

Na verdade, acho que o tema que estou falando não é para discussão agora, obviamente haverá divergências, mas cabe a nós aprofundar.

então minha ideia é apenas dizer “vamos devagar com o andor”.Aqui o Brasil tem uma expressão muito interessante quando há uma procissão religiosa, o santo geralmente é construído de barro sobre a liteira, coisa que se carrega, as pessoas diziam “Vai devagar com a liteira, o santo é feito de barro”.se cair, quebra.

Aqui também temos que ir devagar com o andor, pois estamos em um momento delicado na vida do fórum, e quem sabe, será um momento muito criativo, mas para isso temos que ter paciência, temos que ter serenidade, temos que ter sabedoria, para poder fazer as coisas.

Acho que não podemos apresentar rapidamente este tema para este grupo, temos que pensar em como sair dele.Obrigado.

SÃO DUAS PROPOSTAS MUITO DIFERENTES

@19 Francine Obrigado Chico Parece-me que sua proposta, Chico, é algo muito, muito diferente. São duas propostas totalmente diferentes, do que poderia ser uma assembléia.

A proposta que fiz, e que já discutimos várias vezes, tem um único objetivo: sair do dilema em que nos encontramos.

A tua proposta, Chico, vai muito mais longe, é muito mais ambiciosa e, de facto, o que descreves já podemos fazer. Não precisamos de uma nova proposta, já podemos fazê-lo. Não muda nada na situação em que já estamos.

Enquanto a proposta que estamos discutindo, de uma assembleia do fórum, e paralela ao conselho, seja justa e principalmente para sair do dilema em que estamos: ou seja, poder falar em nome da assembleia, e o que vamos dizer, acho que já dissemos várias vezes: demonstrações de solidariedade. Esse é o objetivo principal.

Agora, se pudermos discutir isso e concordar com isso, podemos finalmente avançar com o fórum.

Porque agora estamos discutindo há anos, há anos, questões para as quais não há solução, e espero muito, Chico, espero muito, que essa nova proposta, essa possibilidade de sair do impasse em que estamos, não vai ser bloqueado, porque é uma solução, Chico, é uma solução para avançar com o fórum, para que o fórum possa ser relançado, ficar mais dinâmico. E isso seria possível, e nada mais, nada mais.

Mas, por favor, se começarmos a discutir uma proposta que não traz nada de novo, porque já podemos fazer o que você descreve, por favor, espero muito que possamos avançar com essa assembléia paralela ao conselho.

UMA ASSEMBLEIA NO MESMO NÍVEL QUE O CI NO FSM É ANALOGIA COM A ESTRUTURA DO CEAAL

@20 Rosa A lista sou eu e ian Gostaria de comentar que o que o Chico aponta me parece já estar acontecendo no mundo.

Há movimentos que se convocam a fazer assembleia, e podem ser realizados sem nós, mas acho que o importante é como as entidades que fazem parte do Conselho podem tomar decisões, no sentido de realizar ações de solidariedade , como aponta Francine, a respeito de situações que nos preocupam, como os movimentos.

E aí me parece que, como várias propostas, eu pensei: nós temos o fórum social mundial, eu veria como um segundo nível a assembleia dos movimentos, que fazem esse fórum social mundial, e depois vem o conselho, que de uma forma de certa forma eu poderia pensar muito nisso com a estrutura do CEAAL também, mas não necessariamente tem que ser assim, mas poderia ditar algumas questões para o conselho

Mas me parece bom que eles estejam no mesmo nível. Ou seja, o conselho e ele tem um peso, uma série de instâncias com posições determinadas, e a assembleia do movimento, como disse Rita, a assembleia da luta do fórum social mundial, que também tem sua agenda, e que tem a prática de lançar ações de solidariedade, ou promover campanhas, ou fazer uma série de coisas.

Então, de acordo com o que Francine diz. Não se trata de criar um externo de movimentos, porque talvez até já exista ali, há a assembleia de povos, mas tem uma dinâmica própria. teria que ver a assembléia mundial dos povos, assembléias que já existem

Mas acho importante ter essa assembléia das lutas do fórum social mundial, ou dos movimentos do fórum social mundial. esse foi meu reflexo


UMA ASSEMBLEIA QUE TEM UMA RELAÇÃO ESPECIAL COM O FSM

@21 Ian sim A verdade é que tenho que estudar bem as duas propostas, pois não vejo muita diferença entre uma e outra, exceto que no Chico's, ele tem certeza absoluta de que não haverá confusão do fato de que a assembléia falou em nome do fórum social mundial.

Seria um pouco mais claro, mas a verdade é que tenho que ler bem as propostas.

O que eu não concordo é que se diz que "já podem fazer" Bem, qualquer um pode criar uma assembleia, e de fato, como você disse, Rosy, muitos fizeram.

Mas a ideia não é criar uma assembleia como as outras, é criar uma assembleia que tenha uma relação especial com o fórum social mundial.

O que significa relacionamento especial? Para mim, essa relação especial, como a Rita disse um pouco em determinado momento, teria que ser mais uma relação de colaboração, de articulação, de redes em torno de redes.

Por exemplo, quando você tem um fórum social mundial que essa assembleia tem um lugar especial, uma comunicação especial, que essa assembleia pode usar todos os meios de comunicação do fórum social mundial, ou pelo menos alguns deles, que ela pode criar articulações, use a lista de discussão I, todos esses tipos de coisas que você não pode fazer agora. nenhuma assembléia pode criar todas as articulações e tudo o que fizemos porque não tem legitimidade por enquanto não tem essa relação especial.

Então para mim eu não concordo com o fato de que já pode ser feito, que qualquer um pode fazer, eu acho que a relação especial é uma questão de trabalhar junto, de articulações, e isso, como já dissemos várias vezes, confiança é necessário, e muitas outras coisas.

DIÁLOGO ENTRE CI E O COMITÊ DESTA ASSEMBLEIA

@22 Chico resolvi falar, mas não queria ter um diálogo com a Francine, uma discussão com a Francine, queria entrar no grupo, e por isso a entrada do Ian foi muito boa, antes de falar, ele levantou algumas desses problemas

e vejo que Francine reduz demais a potencialidade de uma montagem;

O que não é como o que existe, não existe mais algo do tipo mundial, que está vinculado a todo o processo do FSM, não existe. Estamos criando algo novo,

E acho que deixá-lo ao nível do Conselho, em vez de resolver problemas, vai criar problemas futuros, e é isso que temos de evitar.

Nesse sentido, não há que ter medo de que esta assembléia cresça, deve crescer

E devo até ter dito isso, deve ter níveis diferentes, que se complementam, mas é uma dinâmica diferente.

Agora, dentro dessa assembléia, há um órgão tipo conselho internacional, que existe para o fórum social mundial, e há um órgão que ajuda. O diálogo deve ser entre esse órgão e o órgão do fórum social mundial

Mas a assembléia tem sua existência no mundo como algo totalmente novo, quase uma assembléia das Nações Unidas que é de povos, é uma forma de chegar a algo do tipo assembléia dos povos

A Assembleia das Nações Unidas é uma Assembleia de governos. Esta seria uma assembléia dos povos. Portanto, não é necessário reduzi-lo. você tem que ter na minha opinião, e nisso eu discordo um pouco da Francine, não devemos ter medo de ousar, temos que ousar, temos que avançar e propor.

Considero esta Assembleia Social Mundial como algo que realmente vai ficar a assembleia dos povos, que faz coisas, que intervém, que faz declarações, que faz propostas, que reúne quem? Todos os que estão no fórum social mundial e que desejam participar dele.

Mas não quero continuar travando um debate só com a Francine, digo que essa questão precisa ser mais explorada.

ESTAMOS PROCURANDO UMA SOLUÇÃO PARA A NOSSA DIVERGÊNCIA SOBRE CARGOS NO IC

@23 Francine Uma frase. Claro mais aprofundado :, é o que dissemos no final da última reunião, mas estamos procurando uma solução para o nosso problema, Chico, não estamos inventando outras coisas.

Estamos procurando uma solução para o nosso problema, nada mais, nada mais!

Se alguns querem bloquear isso, ok, então que assim seja. Mas precisando de uma solução para o nosso problema. obrigada


@24 Boy Sim Francina fala, eu tenho que falar. Quem fala por último? O que eu faço?Agora estamos procurando um tipo melhor de solução para nossos problemas. Essa é a questão. A solução que proponho não é nova: é um salto em frente. Saímos do problema, não permanecendo no problema, mas saindo dele e criando um salto adiante que cria outras possibilidades.

VISÃO DA ASSEMBLEIA DO NOSSO MOVIMENTO SOCIAL

@25 Bartiria Boa tarde aqui no Brasil, boa noite em outros lugares

Bom, eu gostaria de falar um pouco sobre a questão dessa estrutura que a Francine apresentou.

A estrutura, o esquema com estrutura de como seria a gente decidir aqui.Uma estrutura FSM, estrutura IC, estrutura de montagem.E um esquema de diálogo está sendo feito.

Então eu acho que não é uma montagem paralela, é uma estrutura que está dentro desse organograma apresentado, que a Francine apresentou, porque se for paralela também vai ter alguns problemas;Esta é uma estrutura de organização.

Tem até uma estrutura que tem um fórum, nós temos o IC, a Assembleia que está dentro do fórum para um dia de espaço de fórum, e isso pelo que eu entendo nesse diálogo, em toda essa passagem que foi apresentada que a gente tem discutir Esta assembleia é para resolver um problema que o CI tem, quem toma as decisões, e qual Assembleia começa a tomar as decisões, será deliberativa, naquele fórum, no dia em que for realizada.

Esta Assembleia do FSM reúne todos os movimentos, depois das assembleias que podem dar continuidade à Assembleia dos movimentos que tem, existem vários convergentes como a assembleia que converge com esta assembleia do fórum, assumida pelo fórum, e assumida como deliberativo, que as declarações sejam realmente decisões deste fórum, desta assembleia, que as agendas de luta também, sejam decisões e operacionalizadas.

Porque estou falando aqui da minha experiência dos movimentos sociais dentro do fórum, que eles acompanham há muitos anos, desde o primeiro fórum, que um dos problemas que temos com os movimentos sociais é que o fórum é um fórum em si, o fórum, que a Assembleia dos movimentos sociais, por não ser assumida pelo CI, pelo próprio fórum, não tem valor.Isso é algo que nossa agenda faz o que não faz, acontece ou não acontece.

Então, com esta decisão, você assume que isso é deliberação.

E essas deliberações serão...

O CI também terá que acompanhar essas deliberações, junto com a secretaria, para que isso aconteça, para que seja divulgado, para que todos sejam informados, e todas as organizações de luta possam convergir e direcionar para os fóruns regionais, fóruns que acontecem, que estão em vários países do mundo, onde já existe todo um movimento,

que eu acho que vai ter diálogo, vai melhorar, o que o Chico fala que a gente já conversou sobre isso com quem já tem, as decisões que vão ser tomadas, e que nenhuma dessas regionais fóruns vai questionar, sem declaração, a agenda de alguma luta, porque o Fórum Social Mundial, em sua assembleia, deliberou sobre esses pontos, essas declarações, essas agendas.

Esse é o nosso entendimento, que sempre foi assim, principalmente nos vários movimentos dos quais mais convergimos, pode ser que existam outros movimentos que não tenham esse entendimento, e nunca o questionaram.

Mas nós, que somos do CONAM, da FECOC, da Aliança Internacional dos Habitantes, nossos companheiros sindicalistas, com quem também conversamos, e com muitos outros, sempre foi isso: é um fórum em si?O que você decide neste fórum?O que converge neste fórum?Tira essa agenda, mas quem toca nessa agenda, como vai ser?

Eu também acho que a assembleia vai ter um acompanhamento, para que isso também aconteça junto com a CI, que essas pautas sejam aprovadas, que essas declarações sejam divulgadas, e que sejam respeitadas a partir da data da assembleia.

E um pouco o que eu queria colocar aqui, porque essa é uma ansiedade que a gente tem, e será um grande avanço para nós dos movimentos sociais populares, se isso acontecer.

E você não precisa criar mais nada dentro dessa montagem.O CI tem que acompanhar esse movimento de que falamos nas deliberações da assembleia.Esta é a minha opinião e a discussão que temos tido

DEFININDO O PROCESSO DESTA MONTAGEM


@26 Rosa eu entendo o ponto do Chico, que ele diz que temos que ser mais ousados, claro, mas também não temos que reconhecer nossas limitações, e ir passo a passo, como o próprio Chico diz, e claro que temos começar com coisa própria, com nossa própria casa.

Foi dito que o conselho internacional não pode emitir declarações em nome do fórum, nem mesmo em nome do próprio CI.

A última declaração que assinamos foi “as entidades membros do Conselho Internacional….denunciam tal coisa” e vimos que uma alternativa à emissão de declarações de solidariedade é constituir uma “assembléia de lutas e movimentos do fórum social mundial”

Isso não significa que vamos substituir o movimento social popular ou os movimentos sociais, mas é uma entidade que representa os movimentos sociais que fazem parte do fórum, ou que querem estar no fórum, e para isso temos fazer tudo isso: definir as regras, a estrutura, como as decisões são tomadas, e é um processo, não tem que ser decidido agora também, a gente tem que definir lá com o CI como um todo

Então acho que é isso que queremos.

Como bem diz Francine: esse é o ponto de debate que temos no conselho, é uma saída que cabe a todos nós, ser a proposta a proposta: uma assembléia de movimentos, o conselho, com sua própria dinâmica e sua própria regras, com seus membros particulares, talvez alguns membros do conselho ou entidades possam estar na assembléia por suas políticas e outros, mas nem todos eles têm que estar na assembléia.

Mesmo nesta assembléia pode haver movimentos que não fazem parte do Conselho.Então a gente tem que caminhar para isso, eu acho que nós também tivemos que preparar um diálogo com o conselho internacional, sobre isso, porque aqui não temos que decidir, temos que propor como funcionaria, e acho que estamos avançando a respeito disso.

Bem, também para dizer que não temos muito tempo, porque eu pedi aos intérpretes uma hora e meia e temos 4 minutos para este processo, e Francine nos deixou, ela disse que tinha que sair.

UMA MONTAGEM PARALELA AO CI VAI CRIAR UMA CONFUSÃO MELHOR QUE A EXTERNA AO MUNDO FSM

@27 Ole Obrigado, você pode me ouvir?Vou falar em inglês, e acho essa montagem paralela um pouco confusa, e é difícil para mim entender como vamos realmente descobrir alguma coisa, porque desde que seja em paralelo com o IC, e como uma assembléia do fórum social mundial, acho que mesmo que a gente possa escrever em um organograma "ok, essa declaração dessa iniciativa dessa assembleia não é do fórum social do trabalho, mas da assembleia do fórum social que faz parte do fórum social", acho que pode ser muito confuso para o público e para quem está de fora que recebe essa declaração, e entende a diferença.

Então eu acho que o que realmente faz sentido é que a assembléia esteja, como disse Chico, no auge da palavra fórum social, e não o CI, e que ela seja um órgão verdadeiramente autônomo do processo geral da sociedade social mundial. fórum.

E também que poderia receber um apoio muito forte e poderia ter um bom espaço no Fórum Social Mundial, e o CI poderia ajudar a mobilizar para isso, apoiá-lo e fazer o que pudermos para fortalecê-lo, mas a menos que seja um órgão independente de o processo do fórum social do word, não vejo como isso resolve nada e acho que só adicionaria mais confusão.Obrigado.

TEMOS TRÊS MESES FOCO NOS COMITÊS E SEUS RELACIONAMENTOS FOCO NOS PROCESSOS INSTITUCIONAIS

@28 Pierre Bueno gostaria de lembrar que temos três meses até a Tunísia. Se a Tunísia for no final de novembro, se for confirmado que teremos Tunes no final de novembro, temos três meses para... então estamos não com uma faca na garganta, temos tempo para pensar e comparar, explorar etc., para poder discutir com calma, acho que é um elemento inestimável e importante.

E vejo que concordamos que para facilitar as decisões do espaço-processo FSM, o consenso, como buscar formulações de decisões, eu diria escritas, que são aceitáveis por todos em um determinado perímetro, no CI neste caso, eu acho que há um consenso.

O problema é quando tem gente que quer que o CI faça outra coisa.Mas é importante lembrar que temos essa base de que, para tomar decisões de facilitação que geralmente não precisam de urgência, o consenso funciona.

Então, neste caso, a questão da discussão sobre o que significa consenso é esvaziada.

O importante é ver como as pessoas que colocaram sua energia no IC fazendo declarações, onde podem colocar essa energia.Isso, eu entendo, é um problema que precisa ser resolvido.

O CI facilita um processo espacial do FSM e não quer substituir os participantes desse processo de intercomunicação, que são as organizações que participam do fórum.

Agora estamos falando de outra coisa.Quando Chico e Francine falam em “fóruns” e “assembleias”, deve-se notar que, em ambos os casos, existem comitês de facilitação ou o que for;ou condução ou executivo, tanto faz.

Uma assembléia geral tem um comitê executivo, um preparador, um facilitador, o que for, mas tem um, e um processo de fórum social tem um comitê facilitador.

Eu acho que também é importante na nossa discussão descer ao nível desses comitês, porque é aí que você pode dizer coisas precisas, quando você quer instituir alguma coisa.

Então eu acho que você tem que pensar no processo instituinte do que você quer imaginar.

Então eu proponho que as pessoas, qual é a proposta que eles têm, mas que as pessoas pensem no processo instituinte, e tentem dar uma realidade, explorem para poder comparar.

Porque as coisas concretas vão aparecer por escrito ali, perguntas que talvez na conversação verbal não apareçam tão claramente.

E outra coisa para finalizar: Chico coloca a discussão em um grande campo chamado de “processo FSM em geral”.

Agora, se falarmos apenas dos fóruns sociais, a situação eu acho que seria, no âmbito do trabalho do CI, que é responsável apenas pelo processo mundial de eventos históricos em Porto Alegre, com seus 15 eventos. já toda uma reflexão, quando o conselho acolhe os comitês facilitadores do fórum social, que querem contribuir para facilitar o processo global do Fórum, ao mesmo tempo em que reafirmam que esses processos são autônomos.

Então há um reflexo de quais são as relações entre os comitês facilitadores de tal processo, e o CI, o que é um pouco do processo Mundial?

Da mesma forma, é instituída uma assembléia, seja interna ao FS ou externa ao processo FSM mundial, mas não externa ao processo FSM global. coisas que estão neste processo global.

É preciso dar tempo, pensar nos processos instituintes, explorar caminhos e pensar as relações entre os processos, seja um fórum social, seja uma assembleia social mundial que estão ali.

Convido-os a trabalhar até mesmo em propostas escritas, para fundamentar a concretude dessas ideias instituintes, e não falar de “fórum” e “assembleias” porque são processos produzidos.

A realidade é que se não há CI, não há FSM, ou se não há comitê de tal assembleia, não há assembleia, temos que pensar em focar nos comitês.


UMA QUESTÃO DE SIMBOLISMO A VOZ DO FÓRUM

@29 Norma Acho que estamos efetivamente tentando encontrar uma maneira de contornar isso, digamos, para sair do problema de muitos anos atrás.

O que eu acho que não está totalmente claro, e não quero fazer nesta questão, que algumas das instâncias do fórum social mundial tenham uma voz global em nome de todos, é que eu não entendo, ou não entendo quais é o que queremos, é objeto de simbolismo.

Não é o mesmo que o Fórum de Davos, Os donos do mundo, levantam algo: é imediatamente tomado, reproduzido pela mídia hegemônica, alternativa, etc. O que dizem, o que as organizações locais de empresários ou donos do poder local, que conhecemos muito, que se reproduzem localmente, regionalmente/

O simbólico é que o Fórum Social de Davos apareceu como "a voz" dos donos do mundo e, paralelamente, o Fórum Social Mundial aparece como "a voz" da diversidade dos excluídos da sociedade mundial pelos donos do Davos Fórum. .

Portanto, há uma questão simbólica que não estamos aqui levando para o centro.Em outras palavras, todos dizemos de maneiras diferentes, mas um está tentando dizer "é melhor que algumas organizações digam isso" e outro dizemos "é melhor que todos digamos isso"

Porque há um tema que aparece muito no que Pierre fala: ele diz que "o CI não pode substituir as organizações"

y Não estamos falando de substituir, estamos falando em nome de todas as organizações que o integram

Em outras palavras, a aliança mundial de habitantes não substitui todos os seus membros, muito menos suas assembleias, suas decisões, deliberações etc.

E quando eles tomam decisões, eles falam em nome de todos e dizem isso por eles, então aquele de quem estamos realmente falando.

E estamos pensando nisso, porque alguns de nós querem, não é verdade, que o fórum social possa falar simbolicamente, em nome de todos os povos e das lutas do mundo, e outros não, porque consideram que isso não não corresponde.

Mas essa é a coisa.chama-se assembleia, chama-se redes, chama-se aliança, chama-se como quer que se chame, o problema é o que estamos discutindo agora, para que o fórum não se desfaça, essa é a questão;é de alguma forma, parar alguma instância do fórum social mundial, que inclui todos os fóruns regionais temáticos, etc., porque em algum momento foi dito que essa assembléia mundial inclui todos os fóruns nos fóruns temáticos e regionais que fazem parte o fórum social mundial

Então, pensar nessa nova assembléia mundial, acima de tudo que existe, é claro que é muito ousado, e como Rosi diz tem muitas limitações.

Mas é outra coisa, não é disso que estamos falando.O que estamos falando é como podemos, dentro do fórum social mundial, encontrar um caminho para o poder, não apenas fazer declarações, parece-me mais do que declarações de solidariedade, é importante fazer propostas, ou apoiar propostas de ação global , porque o mundo está em um momento em que vamos entrar em colapso global.

Não é para fazer uma declaração apoiando a luta de fulano de tal, mas sim como todos para parar esse desastre.

Então, eu só quero dizer que temos em mente que estamos discutindo o simbólico.

Não estamos discutindo se, organizado ou metodologicamente, é melhor fazer daqui ou dali.

Estamos falando se queremos ou não que o fórum social mundial fale em nome de todos os excluídos, seja ele chamado fórum social, CI, assembleia ou qualquer outro nome.Mas é disso que estamos falando.


@30 Rosa Ian Vamos encerrar com sua palavra e ver como nos saímos.


UM FÓRUM QUE NÃO FALA É UM SÍMBOLO FORTE DE UM RELACIONAMENTO ESPECIAL MAS O CI NÃO É SECRETÁRIO DA ASSEMBLEIA

@31 Ian - Bem, vou tentar ser breve, queria resumir, mas estou muito interessado no que Norma acabou de dizer, porque estamos em um debate filosófico real.

Norma diz que o simbolismo é importante.Concordo totalmente com isso, mas para mim não há nada mais simbólico do que ter um fórum que funcione de forma radicalmente diferente de Davos.

Davos fala o nome dos grandes, o fórum não fala: os povos de baixo falam, não há uma maneira de falar, existem milhares de maneiras de falar, existem milhares de maneiras de pensar.

Não só existe o sistema mundial, como nos diz Davos, quem o impõe, o fala e o faz.Isso é o que é interessante no fórum para mim, então filosoficamente, simbolicamente, é ainda mais interessante: um fórum sobre o qual ele não fala em sua carta.

Muito poderoso para mim, simbolicamente, falando com ele, simbólico se formos naquele ambiente.

mas você pode falar sobre isso por horas, parece-me.

Na verdade, estou falando com você também Norma: não são as declarações que contam, são as ações globais.

Mas isso não nos impediu de fazer tremendas manifestações contra a guerra no Iraque.o CI não falou.Eu não preciso falar e foi ainda mais forte.

Isso me parece que poderia ser um tema interessante para falar, talvez dentro das discussões que Rosy propôs, que talvez haja muitas coisas interessantes.

Também entendi bem o que Bartiria estava propondo.Já concordo plenamente que, em qualquer caso, deve haver uma relação especial com a assembléia.Ainda não sei qual, tenho que discutir com Attac e com meus colegas.

Mas há algo com o qual não concordo.Em relação à divulgação, sim, tudo o que a assembleia faz tem que ser divulgado, mas o CI não tem que fazer a secretaria dessa assembleia.Ele tem que fazer tudo para que as decisões da Assembleia sejam aplicadas.

A assembleia vai ter que ter secretaria própria, sim é preciso, mas não pode ser o CI que faz isso, o CI pode, dentro das comissões de comunicação e tudo isso, divulgar

Bem, nada mais.Eu não vou falar mais, por que falar

e agora só para concluir, para ver se as anotações que eu fiz.Não hesite em acessar o link que coloquei aqui no chat, para poder modificar qualquer coisa.

Mas vamos dizer rapidamente o que eu acho que pode ser dito.

Que há a conclusão de que:

Por enquanto, o consenso deve seguir o método de decisão do CI.

Todos concordamos que a assembléia tem uma relação especial com o fórum social mundial e o CI.Que todos nós concordamos.

A única coisa é que há duas propostas diferentes, sobre o lugar exato que esta assembleia deve ter no processo do fórum social mundial.

Acho que ainda temos que conversar sobre isso, mas essas são as três chaves para esta reunião. Se eu estiver errado, não hesite em modificar ou adicionar. Obrigado.


DEBATE SOBRE MODALIDADES

@32 Rosa sim, acho que concordamos que tem que haver uma assembleia de movimentos, e que temos que debater como se constitui, como se forma, como se concretiza.

Temos tempo para concretizar esse amadurecimento.

Também temos emergências, porque há coisas que acontecem no mundo que exigem uma palavra, e podemos avançar no processo.

E valeria a pena compartilhar isso, seja com documentos escritos, seja com avanços de acordo com o conselho internacional, para avançar na reflexão.

E seria só para ver se nos vemos numa próxima vez, ou esperar até quando?


AGUARDANDO PROPOSTAS ESCRITAS ANTES DE UMA PRÓXIMA REUNIÃO

@33 Ian.Parece-me que, para avançar mais, devemos fazer propostas por escrito, certo?

@34 Rosa Podemos nos dar um tempo para enviar uma proposta por correio ou no chat e depois veremos.

Aguarda-se a decisão dos colegas da Tunísia, quanto à data proposta que deram para 1 de setembro.Move muita coisa que temos que estar em bons processos.

@35 Guy em 27 de agosto, há alguma reunião do CI planejada?

@36 Rosa sim, foi planejado, mas não: foi adiado, porque era um diálogo que íamos ter com o companheiro da Itália, mas dissemos que não.

@37 Sheila O Paco diz que não pode participar por problemas de saúde da família e diz que participará do próximo encontro.

@38 Rosa Seguimos no diálogo.E obrigado aos colegas intérpretes que nos ajudaram.Um abraço tchau tchau.