• montreal16 participation call from ic pt

last modified July 17, 2016 by facilitfsm

WSF IC - FSM CI EN - ES - FR - PT - X  | Solidarity call


em progresso

 FSM 2016 : Um outro mundo é necessário!

Juntas/os, torna-se possível!

bannerfsm2.JPG   

O atual modelo capitalista lançou o mundo numa crise econômica, ambiental e social sem precedentes. As políticas de austeridade e de ajuste estrutural foram impostas na maioria dos países. Populações estão sujeitas a medidas restritivas, cujas principais vítimas encontram-se dentre os mais vulneráveis. Este sistema econômico é diretamente responsável pelas mudanças climáticas, que ameaçam a integridade dos ecossistemas e a sobrevivência das populações.

Além disso, o contexto de guerras e suas consequências com as multidões de refugiados e migrantes são sintomas de uma crise ainda mais profunda do sistema, que alimentam falsas soluções, de rejeição e ódio, xenofobia e racismo, relações patriarcais e colonialistas, desprezando a dignidade humana e os direitos democráticos e sociais, dentre os quais o direito ao trabalho decente, à saúde, à educação, à moradia...

 

Por que um FSM no Norte?

É neste contexto que será realizado pela primeira vez um Fórum Social Mundial (FSM) em um país do Norte, no Canadá, na cidade de Montreal, de 9 a 14 de agosto. É uma oportunidade para levar a mensagem de que outro mundo é possível, dentro de uma das economias capitalistas mais ricas, e que a solidariedade global dos 99% da população do planeta exige a parada do desenvolvimento descontrolado das desigualdades.

O desafio do FSM 2016 consiste em consolidar as alianças entre movimentos sociais e cidadãos, numa perspectiva de renovação da ação de solidariedade internacional. No Canadá, a região de Québec oferece um território de resistência e de construção de alternativas coletivas. A nova conjuntura política, que levou ao poder o atual governo de Justin Trudeau, é o resultado de um movimento de rejeição por parte da população canadense de uma política econômica ultraliberal, baseada em um extrativismo predatório e um forte conservadorismo.

A luta contra as areias betuminosas e os oleodutos no Canadá, a mobilização dos povos indígenas pelos seus direitos, a força dos movimentos sociais, sindicais e ambientalistas, têm contribuído para essa mudança política. Os movimentos sociais estão conscientes dessas raízes históricas do partido liberal deste novo governo no capitalismo canadense e agora lutam para uma maior abertura política e para que sejam tomadas em conta as lutas sociais.

 

É preciso recuperar a iniciativa e reagir juntas e juntos!

Há quinze anos, os Fóruns Sociais Mundiais mobilizam movimentos sociais, associações, cidadãs e cidadãos para afirmar que um outro mundo não só é possível, mas necessário e urgente. Centenas de milhares de pessoas já definiram e implementaram alternativas concretas para tratar de questões que afetam a vida das populações. Nesse sentido, é importante expandir o impacto político do FSM sobre nossas convergências e nossas lutas.

O objetivo do primeiro FSM no Norte vai para além do intercâmbio das nossas mobilizações e lutas: vamos aproveitar a oportunidade para permitir que os movimentos sociais possam oferecer respostas políticas para mudar o curso da História.

 Participar do FSM, por que é como?

Restrições à participação são importantes em um país como o Canadá. Não podemos comparar o FSM em Montreal com as edições anteriores do FSM. Neste contexto, o desafio do FSM 2016 Montreal é reforçar o conteúdo e o impacto da nossa mensagem política, mas também a unidade dos movimentos sociais do Norte e do Sul.

Para garantir que nossa mensagem seja amplamente difundida, convidamos a todos os movimentos sociais e cidadãos de todas as procedências a voltar-se para Montreal nos dias 9 a 14 de agosto de 2016. A participação também é um gesto de apoio ao FSM que, desta vez, será realizado no Norte, no coração do capitalismo norte-americano.

Participemos juntos y por todas partes en y desde cada uno de nuestros países a la dinámica del FSM 2016

Desde Ahora te invitamos a:

·         Preparar actividades de reuniones de cualquier tipo en cada uno de sus países. Esto puede ser nuevas actividades o actividades ya previstas ;

·         Anunciar las actividades en el sitio web del foro y difundirlas en su alrededor ;

·         Acoger a la gente  que viene en contacto con ustedes desde otros países con motivo de su actividad;

·         Animar durante sus actividades los intercambios locales e incluir en la medida de lo posible los participantes remotos;

·         Participación a distancia en las actividades propuestas por otros en otros países en temas sobre los cuales ustedes también actúan.

Asi van a contribuir a la dinámica de extensión de nuestro proceso foro 2016,

Estas interacciones remotas son también una manera de crear contactos desde ahora y favorecer los vínculos entre las delegaciones de sus movimientos presentes en Montreal. También pueden crear comités en su área para promover esta participación en todas sus formas y articular sus actividades

Durante el Foro de Montrealte invitamos a:

·         Organizar desde su  país actividades de teleconferencia con las personas  que conoces y que están allí;

·         Participar distancia de muchas actividades ampliadas en línea con streaming vídeo (*) y sala de chat (*).

Después de Montreal, le invitamos a organizar reuniones y eventos con l@s que han estado allí, montar actividades y fiestas

·         Para seguir difundiendo el foro: testimonios, proyección de películas, cine, video en línea

·         Para continuar apoyando las ideas y consolidar las "iniciativas" anunciadas en el foro y en su página web por tus movimientos, en particular en el Agora de iniciativas el 13 de agosto.

 

Vamos contribuir para o desenvolvimento de um fundo de solidariedade

Solicitamos apoios para realização do FSM 2016, promovendo a participação no evento e contribuindo para um fundo de solidariedade gerenciado no âmbito internacional. Entre as limitações impostas pela realidade na América do Norte, o financiamento público será muito reduzido. O Coletivo 2016 não pode constituir e redistribuir os recursos recolhidos. Por isso, foi decidido criar um mecanismo de fundo internacional de solidariedade, com participação do Coletivo local do FSM 2016. 

Como participar? (texto agregado pelo grupo de apoio a dinamica de extensao fsm 2016)

 

extension-5-cercles.jpg

GENERAL >Dinamica Extensao FSM 2016 

ETAPAS PARA PARTICIPACAO PLENA  DESDE TODAS PARTES 

1 / Se cadastrar como participante no processo FSM 2016 no website  www.fsm2016.org, vai ou não para Montreal: no site na seção "participar", seleccionar “inscribirse” : há uma possibilidade registro imediato no site, fazendo uma doação on-line, e há um cadastramento sem pago no site com dois ou três dias de atraso https://fsm2016.org/es/demande-dinscription/

Uma vez no site, você pode registrar uma organisaçao, enviar mensagens pessoais para outros participantes, enviar mensagens para organizações que deseja "seguir", annunciar atividades dentro ou fora de Montreal, (menu “atividades”) anunciar iniciativas de ação pública para outro mundo.

(Você também pode encontrar indicações para vistos e apoio financeiro (precisa de tempo para concretar)

2 / Torne-se um Alternauta que está disposto/a a se envolver na dinâmica de extensão FSM 2016: no site na seção "se envolver", selecione " voluntário/alternauta", selecione o "formulário de implicação" e preenchê-lo: sua conta do Skype será útil : você está convidado a verificar-a todos os dias ou dois dias depois de preencher o formulário, você será abordado pela equipe de apoio extensão e colocado no círculo de acolhida do seu país. Você receberá convites para ir às salas de batepapo associadas à atividades  fora de Montreal A lista atual de salas de chat associadas às atividades fora de Montreal está aqui: http://openfsm.net/projects/extensionfsm2016/extension16-vues-sur-la-dynamique-dextension-fsm2016