• Memory&Documentation WG

Re: Re: Project/strategy - some questions

from Sergio Miletto on Jul 02, 2009 12:34 AM
Car@s,
Segue a proposta um pouco mais desenvolvida para avaliação e aguardo
sugestões:

Queridos e queridas amigas do GT de Documentação e Memória

Alguns/as de nós estão amadurecendo com o Museu da Pessoa (organização
que conta a história de processos e instituições através da história
de vida de pessoas ) uma proposta voltada a celebrarmos os 10 anos de
FSM iniciando uma campanha de captação de histórias pessoais que
constituirão o acervo do FSM e também do Museu. Nosso foco inicial
serão pessoas anônimas, ou pouco conhecidas, que expressem a
diversidade do FSM, nada impedindo que a metodologia seja utilizada tb
para registro das histórias de personalidades, depois de iniciada a
campanha.

Esta campanha pode ser permanente e basicamente é feita de:
depoimentos espontâneos inseridos em um banco de dados, em qualquer
formato digital
entrevistas utilizando metodologia própria do Museu, porém adaptada
para o processo FSM

Esses testemunhos podem render livros, exposições, conteúdos para os
sites e coberturas dos projetos compartilhados de texto, foto, audio e
vídeo, além da possibilidade de multiplicação do uso da metodologia
por outras entidades interessadas em contribuir com o projeto de
memória.

Para este momento, nossa proposta ao GT, ao Grupo de Comunicação, à
Comissão de Recursos e ao Conselho Internacional é desencadear essa
campanha prevendo:

Pesquisa e produção de 10 a 20 entrevistas rumo à Porto Alegre,
buscando refletir um pouco da diversidade temática, cultural e
geográfica do processo FSM (segundo semestre de 2009)
Produção de tutorial e módulo expositivo a ser apresentado em Porto
Alegre (segundo semestre de 2009)
Adaptação de um ou mais sites já existentes no FSM para participação
interativa de depoentes e publicação de materiais editados (segundo
semestre de 2009)
Lançamento da campanha em Porto Alegre com exibição de trechos das
entrevistas (janeiro de 2010, uma manhã)
Atividade de formação de captadores de história para atuar no próprio
evento (janeiro de 2011, uma tarde)
disponibilização de parte do material para uso pelos demais GTs de
comunicação do FSM (janeiro de 2011, todos os dias do evento Porto
Alegre)

Recursos demandados até Porto Alegre

1 pessoa para coordenar pesquisa de possíveis entrevistados/as no
universo do FSM (seis meses)
1 pessoa para produção/orientação das entrevistas (seis meses)
1 pessoa para edição dos conteúdos de texto (4 meses)
1 pessoa para edição dos conteúdos de vídeo (4 meses)
tradução dos conteúdos e legendas
organização de tutorial em 4 linguas
recursos audio-visuais empregados para captação, edição

Continuidade, em 2010

Animação da campanha por internet (equipe de trabalho, 2 pessoas)
Disponibilização de módulo orientador para entidades interessadas em
promover ou financiar a captação de depoimentos relacionada a
diferentes temas ou regiões
Captação ou formação de captadores de história nos eventos do
calendário FSM 2010-2011
Possibilidade de exposição e/ou livro dos 10 anos do FSM em 2011

Recursos demandados no calendário FSM, começando por Porto Alegre

Cabine + ilha de captação/edição de vídeos nos eventos
Transporte e estadia de equipe de exposição e formação de captadores
em Porto Alegre (10 pessoas/ 4 idiomas )
Transporte e estadia de equipe de exposição e formação de captadores
por evento (3 pessoas/3 idiomas)
transporte e estadia de equipe de exposição e formação de captadores
em Senegal (10 pessoas, 4 idiomas)

Entidades proponentes:
Cives, Instituto Paulo Freire, Ciranda, Museu da Pessoa

Participantes do GT de Memória da Comissão de Comunicação

Sergio Miletto
Rita Freire
Thais Chita

Sergio Miletto
smiletto@...
55 11 4145 1874

Em 01/07/2009, às 16:55, Ciranda escreveu:

> Hi Hilde, excelent questions for all the Working Groups (all of them
> could
> contribute with memory and documentation efforts)
>
> I think you could include Oral History Records, as one of the topics
> bellow,.
> And  Sergio could introduce the initial proposal presented today in
> our weekly
> chat

> Olá Hilde, são questões excelentes para todos os Grupos de Trabalho
> (todos
> poderiam contribuir com os esforços de memória e documentaçao)
> [...]

Return to date view: threaded or flat